Durante a brincadeira ou até por conta da curiosidade, o cachorro pode comer papelão sem querer. O que fazer nessa situação? Caso esteja preocupado que o animal sofra com dores ou outros problemas de saúde, procure manter a calma.
Os cães, principalmente filhotes, podem ser muito ativos e travessos, roendo tudo que encontram pela frente, incluindo diversos tipos de papel. Para tranquilizar seu coração, saiba que, normalmente, o papelão não é um produto tóxico, quando ingerido em pequenas quantidades.
A grande parte dos cães não sofre com maiores problemas depois de comer um pouco de papelão, mas, infelizmente, existem exceções. Em alguns casos, o cachorro pode comer papelão em maior quantidade e sofrer com obstruções. Outra possibilidade é o cão ter alergia às substâncias presentes no papelão.
Outro ponto que também precisa ser levado em conta é que roer papelão frequentemente pode causar complicações de saúde. Nesse caso, é importante buscar ajuda de um veterinário! Lembre-se: cachorro não pode comer papelão, apesar de não ser tóxico! Em grandes quantidades, pode ser prejudicial.
Se você está se perguntando “meu cachorro comeu papelão, o que fazer?”, a primeira coisa a fazer é observar o pet com muita atenção pelas próximas horas. O comportamento do animal dará os principais sinais dos próximos passos que devem ser adotados pelo tutor.
A depender da quantidade, o cachorro pode comer papelão e engasgar ou ficar com o material entalado na garganta. Isso pode causar tosse, falta de ar e até sufocamento. Portanto, você precisa agir rápido e levar o cão a uma emergência veterinária imediatamente.
Mesmo que, no primeiro momento, você não identifique sinais que o papelão está obstruindo as vias respiratórias do pet, ainda é preciso ficar alerta, pois o perigo pode não ter passado.
Nas próximas horas ou nos próximos dias, podem surgir outros sintomas que indicam problemas para a saúde do seu cão, a exemplo de:
Isso indica que a quantidade de papelão que o cachorro comeu foi grande e requer intervenção veterinária. Então, caso note algum desses sintomas, você deve buscar atendimento médico mais rápido possível para garantir a saúde e a qualidade de vida do seu cão.
Para determinar a opção de tratamento mais indicada e ensinar o tutor a como cuidar de um cachorro que comeu papelão, o veterinário pode solicitar exames de imagens, como raio-x e ultrassom, além de outros.
Alguns tipos de medicamentos podem fazer com que o organismo do animal elimine o papelão por conta própria. Contudo, em alguns casos, é necessária intervenção cirúrgica para resolver o problema.
Portanto, fica a dica: observe atentamente o comportamento do animal depois que ele comer papelão. Caso note algum hábito diferente, procure um veterinário de confiança com rapidez.
Nem sempre é possível acompanhar a rotina do pet o dia inteiro. Nesses momentos, o cachorro pode comer papelão e outros objetos sem o tutor notar. Você já percebeu que esse péssimo hábito pode causar sérios danos à saúde do seu cãozinho, não é mesmo?
O mais indicado é seguir aquele velho ditado: prevenir é melhor que remediar. O peludo pode acabar comendo o que não faz parte da alimentação do cachorro, o que é muito perigoso para a saúde dele!
Se você já percebeu que seu cachorro comeu papel, e isso virou um hábito constante, o ideal é cortar qualquer acesso que ele possa ter a esse material. Confira algumas dicas que separamos para evitar que seu cão coma papelão, bem como outros objetos perigosos:
Então, sabendo que cachorro pode comer papelão sem você perceber, fique atento aos sinais que ele possa apresentar. Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Petz para saber como cuidar do seu amigão de quatro patas e prevenir problemas para sua saúde.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…