Imagine a seguinte cena: é café da manhã, você está comendo um delicioso pão com manteiga quando, de repente, aparece seu filho de quatro patas com aqueles olhinhos pidões. E agora, será que cachorro pode comer pão ou é um alimento perigoso?
A afirmação “pão faz mal para cachorro” não está inteiramente correta, já que o alimento não é imediatamente prejudicial à saúde dele. Ou seja, desde que o pão não seja preparado com algum ingrediente tóxico, como alho, cebola, chocolate, uva-passa, entre outros, um cão dificilmente apresentará reações negativas após a ingestão do alimento.
Isso vale também para quando o pet acaba comendo um pedaço de pão por “acidente”, como quando deixamos o alimento cair no chão. Desde que em quantidade moderada, o pão não fará mal ao cachorro. Sempre que possível, no entanto, evite dar pão e outros alimentos do tipo a seu amigo.
O hábito de oferecer nossa comida, como miolo de pão para cachorro, contribui para que ele se torne cada vez mais pidão. Mesmo levando a questão numa boa no dia a dia, ela pode ser bastante incômoda em dias de visita, por exemplo. Sem contar o risco maior de alguém acabar oferecendo algum alimento realmente proibido, como uvas ou uma linguiça apimentada.
Além disso, não faz mal dar pão para cachorro, mas a oferta de alimentos para além da ração comercial ou da dieta caseira com prescrição veterinária é prejudicial para a saúde canina a longo prazo, aumentando a chance de o pet desenvolver problemas como obesidade, diabetes, problemas renais, hepáticos, entre outros.
Sim, cachorro pode comer pão francês sem problemas. Os riscos envolvidos no consumo de pão aumentam consideravelmente quando falamos de pães recheados, temperados ou industrializados. Isso porque alguns ingredientes que podem ser usados no preparo desse tipo de alimento são tóxicos para cães, como:
Pães industrializados, como pães de forma, também não fazem parte de uma alimentação saudável canina, uma vez que costumam estar recheados de conservantes, aromatizantes, espessantes, corantes, entre outros ingredientes que podem aumentar o risco de alergias e, a longo prazo, fazer mal para o organismo do seu cãozinho.
Por isso, se você está se perguntando se cachorro pode comer pão de forma, o recomendado é evitar esse tipo de pão em especial.
Após entender se cachorro pode comer pão integral ou outros tipos, você pôde saber mais sobre como alimentar seu peludo. Há quem não goste e torça o nariz, mas muita gente não resiste esperar até que o pão ou bolo estejam assados e vai logo degustando aquele restinho de massa que fica na tigela.
Se você faz parte desse grupo e já pensou em incluir o filho de quatro patas na empreitada saiba que a massa crua pode trazer prejuízos ao bem-estar dele. Isso porque o fermento utilizado na massa continua a fermentar no estômago do cachorro, o que tende a provocar distensão abdominal, com dor e desconforto no local.
Além disso, o processo de fermentação libera etanol, uma substância tóxica para os cães. Entre os sinais de intoxicação alcoólica estão: fraqueza, alterações motoras, convulsões e tremores. Ao observar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário imediatamente!
E para manter seu melhor amigo sempre bem alimentado conte com a Petz. Aqui você encontra todos os tipos de ração nos melhores preços e garante uma boa nutrição para seu cãozinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…