Típica guloseima brasileira, o pão de queijo é um alimento que nos enche de orgulho — e água na boca! Crocante, macio e repleto de sabor, ele é o acompanhamento ideal para um café da tarde. Mas será que os pets também podem aproveitar essa delícia? Afinal, cachorro pode comer pão de queijo?
Mesmo que alguns alimentos sejam muito comuns no dia a dia dos tutores, devemos lembrar que certos ingredientes podem causar intoxicação nos peludos. Sendo assim, preparamos este texto para que você saiba se pão de quejo faz mal para cachorros ou não!
Quem tem um cãozinho em casa sabe que é difícil resistir à cara de pidão deles. Mas, em muitos casos, precisamos ser fortes, já que diversos alimentos são prejudiciais para os bichinhos. Então será que cachorro pode comer pão de queijo?
A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que o pão de queijo não é indicado para os cães. Apesar de não conter nenhum ingrediente tóxico, seus valores nutricionais podem causar desconfortos e problemas de saúde, principalmente se esse alimento for ingerido com frequência.
Assim, se você queria saber se cachorro pode comer pão de queijo, a resposta é não! Afinal de contas, o ideal é evitar que o bichinho passe por qualquer tipo de transtorno alimentar, não é mesmo?
Como vimos, o pão de queijo não é indicado por veterinários como um petisco para pets. Sua composição contém diversos ingredientes que são atóxicos, porém, prejudiciais para os peludos. Abaixo, entenda os principais motivos pelos quais você não pode dar pão de queijo para cachorros:
Com tantos riscos, fica claro o motivo para evitar dar esse tipo de pão para cachorro, não é mesmo? Mas não é por isso que seu bichinho de estimação precisa ficar sem nenhum agrado. Existem vários tipos de petiscos próprios para os animais. Muitos deles, inclusive, podem ser encontrados na Petz!
Agora você já sabe se cachorro pode comer pão de queijo ou não. Assim, temos certeza de que não vai mais oferecer esse tipo de alimento para o pet. Entretanto, acidentes podem acontecer e o bichinho pode acabar ingerindo o petisco sem que você perceba. Então como proceder nesses casos?
Se seu pet ingeriu o alimento por engano, não há motivos para pânico. Afinal de contas, os ingredientes presentes no petisco são prejudiciais, apenas, se forem consumidos em grande quantidade ou com muita frequência.
De qualquer forma, a Dra. Ana Paula reforça que é importante ficar de olho no peludo. Se você notar alguma alteração de comportamento, vômitos ou diarreia, busque um veterinário o mais rápido possível. O especialista saberá como auxiliar seu amigo de forma segura.
Você já sabe se cachorro pode comer pão de queijo. Mas e quanto a outros petiscos? O que é seguro oferecer ao pet? A Dra. Ana Paula explica que alguns vegetais são opções saudáveis. Para isso, basta remover a casca e as sementes, higienizar bem e não adicionar nenhum tempero. Os mais comuns são:
Entretanto, vale ressaltar que as melhores opções de petisco para pets são aquelas elaboradas por especialistas, como biscoitos e sticks. Além de nutritivas e seguras, elas são muito saborosas.
Agora que você aprendeu se cachorro pode comer pão de queijo ou não, é hora de garantir algumas guloseimas deliciosas e apropriadas para seu bichinho. Se gostou deste texto, não deixe de conferir outros conteúdos do blog Petz. Temos muitas dicas para os cuidados com o seu “amicão” por aqui!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…