Ora-pro-nóbis é uma planta medicinal que age para eliminar as toxinas do organismo humano. Porém, será que cachorro pode comer ora-pro-nóbis? Tudo que faz bem para as pessoas desperta a curiosidade de saber se também proporciona vantagens aos pets.
Veja mais sobre os benefícios, o valor proteico, o motivo dessa planta se tornar tão popular e se você pode dar ora-pro-nóbis para cachorro.
Existem diversas plantas usadas para a saúde, mas será que cachorro pode comer ora-pro-nobis? Qualquer tipo de erva medicinal deve vir da orientação do médico-veterinário antes de ser inserida na alimentação do cachorro.
Muitas plantas são tóxicas ao animal, por isso é necessário ter cuidado. Entretanto, o cachorro pode comer ora-pro-nóbis, já que ela não é tóxica para ele. Você sabe para que serve ora-pro-nóbis e como ela age no organismo?
A ora-pro-nóbis está categorizada como uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional). Geralmente, ela nasce no mato, mas é cada vez mais inserida na alimentação das pessoas, usada em saladas, refogados, sucos, chás e farinhas.
A planta ora-pro-nóbis tem um teor proteico muito grande, por isso, é usada na alimentação vegana para substituir a carne. Essa Panc também é rica em fibras, ajudando o intestino a funcionar, além de controlar os níveis de colesterol no sangue.
A ora-pro-nóbis é rica em vitaminas do complexo B, ajudando no fortalecimento da imunidade. Ela também possui cálcio, ferro e fósforo, minerais importantes e fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Embora não exista nenhuma contraindicação da ora-pro-nóbis para cachorro, não há estudos que comprovem que ela oferece os mesmos benefícios medicinais quando usada pelos humanos.
Por isso, a ração ainda é o alimento mais indicado para os cachorros, em qualquer fase da vida. No mais, só insira a ora-pro-nóbis na rotina alimentar se o médico-veterinário achar necessário e indicar os cuidados.
O cachorro pode comer ora-pro-nóbis e outras plantas não tóxicas, muito usadas pelos tutores que preferem uma alimentação natural, composta por frutas, legumes e verduras.
Um exemplo de planta liberada é a grama. Ela melhora a digestão e inclui fibra no organismo do cão. Alguns pet shops já vendem a graminha pronta, mas você pode cultivar em casa. Basta plantar trigo, milheto e alpiste.
Para incluir alguma Planta Alimentícia Não Convencional na alimentação do seu amigo de quatro patas, consulte o médico-veterinário. Assim, todos os nutrientes necessários são garantidos de forma segura.
A ração tem vantagens nesse sentido, pois é um alimento completo e processado. Ou seja, cada grão possui as vitaminas, os minerais e as proteínas que o cachorro precisa diariamente.
Assim como existem algumas plantas que o cachorro pode comer, outras são completamente tóxicas para ele. Se você tem um animal de estimação, não cultive as seguintes espécies em casa:
Caso o cachorro se alimente de alguma dessas plantas, deve ser levado à emergência médica-veterinária imediatamente. Dependendo da quantidade, é possível haver intoxicação e problemas decorrentes.
Gostou de saber que cachorro pode comer ora-pro-nóbis e outras plantas? Lembre-se que o principal alimento seguro para o cão é a ração, que pode ser encontrada aqui, na Petz!
Muitos tutores adoram pegar no pé (literalmente) de seus cães para sentir seu cheiro. Essa…
Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o…
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…