Cachorros

Cachorro pode comer molho de tomate? Entenda aqui!

O tomate é um alimento muito versátil e presente em diversos pratos da nossa culinária diária. Por isso, não é incomum que nossos cães fiquem de olho em uma comidinha humana que tenha o molho do fruto como ingrediente. Porém, será que cachorro pode comer molho de tomate?

Uma das maneiras mais práticas de garantir uma dieta equilibrada ao cão é apostar em uma ração de qualidade. Para isso, deve-se levar em conta fatores como idade, porte, raça e necessidade do pet. Contudo, por diferentes motivos, cada vez mais tutores têm optado pela alimentação caseira, o que acaba gerando muitas dúvidas.

Antes de entender se cachorro pode comer molho de tomate, é importante destacar que a transição para a alimentação caseira deve ser feita apenas com a orientação de um profissional especializado, como um zootecnista ou um médico-veterinário especialista em nutrição. 

O cuidado é fundamental para assegurar uma alimentação balanceada, diminuindo o risco de o pet apresentar problemas de saúde associados à falta ou ao excesso de certos nutrientes. Então, o molho de tomate para cachorro, pode?

Afinal, pode dar molho de tomate para cachorro?

Salvo se explicitamente recomendado por um especialista, evite utilizar molho de tomate no preparo de refeições para seu amigo. O cachorro pode comer tomate maduro, mas, ainda assim, esse não é um alimento recomendado para os peludos.

Embora o tomate para cachorro não seja um alimento tóxico quando maduro, o fruto contém uma pequena concentração de tomatina, uma substância que pode acabar irritando o estômago do cachorro se ingerida em grande quantidade.

Ainda que o tomate é bom para cachorro, desde que consumido maduro e com moderação, o molho pode fazer mal dependendo dos demais ingredientes utilizados no preparo.

Nesse sentido, não permita que o cachorro consuma molhos ultraprocessados. O excesso de açúcar presente em boa parte dos produtos contribui para o ganho de peso e problemas graves de saúde, como a diabetes.

Já em relação aos molhos preparados em casa, fique atento à quantidade de óleo e tome cuidado para não utilizar ingredientes tóxicos para os cães, como alho e cebola.

Pizza, macarronada e outros alimentos com molho de tomate

Ao buscar na internet se cachorro pode comer molho de tomate, é possível que sua intenção tenha sido descobrir se faz mal dar um pedacinho da sua pizza para o pet de vez em quando. Nesses casos, saiba que é arriscado dar esse tipo de alimento para cachorro. 

Além de muito gordurosos, pratos como pizza são frequentemente preparados com ingredientes prejudiciais para os cachorros, como alho, cebola e derivados do leite. Portanto, esses alimentos estão na lista de o que cachorro não pode comer.

Portanto, após a ingestão acidental desse tipo de alimento, o pet pode apresentar reações como vômitos, diarreias, gases, apatia, entre outros. Ao persistirem os sintomas, procure atendimento veterinário para seu amigo com urgência. 

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Tauste, no interior de São Paulo, outro motivo para evitar dar comida humana como petisco para o pet é impedir que o cachorro adquira o hábito de implorar por alimentos. 

Afinal, uma vez que você começa a dar esse tipo de comida para o cachorro, ele logo percebe o que deve fazer para “amolecer seu coração”, tornando-se mais insistente.

“Assim como na alimentação humana, o equilíbrio e o bom-senso tanto na escolha dos alimentos quanto na quantidade de cada um deles é o que vai determinar um estilo de vida mais saudável ou não”, diz a especialista. 

Na dúvida, prefira petiscos desenvolvidos para cães, como bifinhos e biscoitinhos. Estes agrados devem ser oferecidos preferencialmente durante sessões de adestramento, como recompensa, ou entre as refeições, para não atrapalhar a alimentação do pet. 

Gostou de saber se cachorro pode comer molho de tomate? Para mais dicas sobre a nutrição dos nossos amigos de quatro patas, continue acompanhando os conteúdos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

7 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago