Cachorro pode comer milho? Confira a resposta aqui
Publicado em 02 de novembro de 2020Tempo de leitura: 4min
Você já se perguntou se cachorro pode comer milho? Servido cozido na própria espiga, com sal e manteiga, na salada ou numa das deliciosas receitas juninas, o milho é um alimento muito querido pelos brasileiros. Bastante nutritivo, ele é rico em carboidratos e em diversas vitaminas e minerais.
Longe de ser consumido apenas por seres humanos, ele também é um ingrediente muito comum nas rações comerciais para cães. No entanto, é importante ficar atento à maneira como o alimento deve ser oferecido.
Cachorros podem comer milho?
Sim! Cachorro pode comer milho-verde, ainda que em raros casos possa estar associado a alergias. Em geral, é alimento seguro para oferecer aos cachorros. Isso, claro, desde que sejam tomados alguns cuidados em relação ao preparo e finalização do alimento.
Além disso, também é preciso ser moderado na quantidade, uma vez que além de relativamente calórico, o alimento também é muito rico em fibras, o que pode alterar o funcionamento do intestino quando o cachorro come milho.
Para os tutores que alimentam o cão com ração comercial, saiba que esses alimentos já possuem todos os nutrientes necessários ao organismo do cachorro. Nesses casos, o milho deve servir apenas como um petisco, devendo ser oferecido esporadicamente e em pequena quantidade.
Já para os tutores cuja intenção é alterar a dieta para a alimentação caseira, antes de fazer a mudança, converse com um veterinário especialista em nutrição canina. Após uma avaliação do estado de saúde do seu amigo, ele poderá elaborar uma dieta balanceada.
Benefícios do milho para o cachorro
Como já dissemos por aqui, o milho é um ingrediente muito comum nas rações comerciais para cachorros. E mais: ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de um filler — termo inglês para ingredientes de pouco valor nutricional, mas que ajudam a agregar calorias vazias e a dar consistência à ração. O milho, de fato, é muito rico não apenas em macro, mas também em micronutrientes. A seguir, listamos as principais vitaminas e minerais associados ao grão:
- Vitaminas do complexo B: têm função antioxidante, auxiliam no funcionamento do sistema nervoso, da pele, na metabolização da glicose, e são auxiliares da replicação celular;
- Vitamina E: tem forte função antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres associados ao envelhecimento precoce,
- Potássio: muito importante para o equilíbrio ácido-básico do organismo dos cachorros, também auxilia na condução do impulso nervoso.
Quanto aos macronutrientes, cada 100 gramas de milho contêm cerca de 70 gramas de carboidratos, 10 gramas de proteína, 5 gramas de gordura e 3 gramas de fibras. Por isso mesmo, o milho deve ser ingerido com moderação. O excesso pode levar ao aumento do peso corporal, ao acúmulo de gordura e a alterações intestinais.
Como dar milho para cachorro?
Tão importante quanto a quantidade é a maneira como o milho é oferecido ao bichinho. Por isso, cachorro pode comer milho cozido, porém sempre separado da espiga.
Embora para alguns essa possa parecer uma estrutura boa de roer, a espiga de milho para cachorro pode levar a quadros graves de obstrução intestinal, inclusive com a necessidade de intervenção cirúrgica. Portanto, nunca a deixe à disposição do seu amigo!
Depois de cozido em água, procure servir o milho cozido para cachorro puro. Enquanto a manteiga é gordurosa e, como um derivado do leite, pode provocar alergias alimentares, outros temperos, como a cebola, são tóxicos para os cães.
Lembrando que cachorro não pode comer pamonha e pratos doces, como bolos, cural, entre outros. Gostou de saber mais sobre a possibilidade de dar milho ao cachorro? Confira aqui, no blog, mais informações sobre os alimentos permitidos e proibidos para cães.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário