É difícil resistir ao olhar pidão de um cachorro. E não é para menos. Estudos sugerem que a expressão dos cães na hora de nos pedir alguma coisa foi incorporada ao longo do tempo, com o objetivo de nos amolecer. O problema é que, muitas vezes, o tutor não sabe quais são os alimentos liberados para cães. Por exemplo, cachorro pode comer melancia?
Cachorro pode comer melancia, pois se trata de uma fruta muito saudável para esses pets, rica em água e nutrientes. Não à toa, é comum encontrar quem recomende oferecer melancia para cachorro no verão, o que ajuda a refrescar o cão.
Composta por 92% de água, a melancia também é uma ótima opção para manter o pet hidratado. O aumento do consumo do líquido, por sua vez, contribui para diminuir os riscos de problemas urinários, promovendo o bom funcionamento dos rins e do organismo.
De quebra, apesar de sua doçura, a fruta ainda é um alimento pouco calórico, podendo ser oferecida como petisco inclusive para cães obesos. Por este e outros motivos, cães podem comer melancia. Ademais, se for o caso, converse com um médico-veterinário para orientações de como ajudar seu pet a perder peso do jeito certo.
A alegria dos pets ao comer um alimento tão saboroso e saudável como melancia já é um baita benefício. Não bastasse isso, a fruta ainda é rica em uma série de nutrientes que fazem muito bem para a saúde do pet. Dentre eles, podemos destacar:
É importante destacar que, imprescindíveis para o organismo canino, esses nutrientes já estão presentes nas rações de qualidade. Logo, se você proporciona ao pet uma alimentação balanceada, não é necessário fazer a suplementação dessas vitaminas. Nesse caso, a melancia faz mal para cachorro quando oferecida em excesso.
Já no caso da água, presente em abundância na melancia, ela pode ser muito útil para promover a hidratação nos dias mais quentes, ou para cães que não têm o costume de ingerir o líquido com tanta frequência. Assim, pode dar melancia para cachorro, pois ajuda a evitar problemas renais.
De maneira geral, a melancia é uma fruta muito saudável para os cães. No entanto, assim como ocorre com outros alimentos, ela também pode se tornar prejudicial. Assim, tudo depende da maneira como é administrada. A seguir, separamos algumas dicas de como dar melancia para cachorro:
Perfeita para os dias quentes, cachorro pode comer melancia, inclusive, como picolé. Este é um jeito diferente de oferecer alimentos para o pet. Muitos se divertem com as lambidas e as mordidas dadas no alimento geladinho. Preparar esse alimento é muito fácil. Você vai precisar de:
Comece batendo a melancia no liquidificador. Acrescente a quantidade desejada de água até obter uma consistência homogênea pastosa. Além de saudável e ótima para repor nutrientes em casos de desidratação, a água de coco ainda adiciona um sabor especial à receita. Considere-a.
Despeje o conteúdo do liquidificador em forminhas pequenas para picolé. Caso não tenha essa opção em casa, use forminhas de gelo. Depois, é só levar ao freezer e esperar o picolé congelar.
Agora que sabe se cachorro pode comer melancia, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…