Graças ao alto valor nutritivo, a granola está bastante presente nas mesas brasileiras! Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como acompanhamento de frutas, este cereal é sempre muito apreciado pelos humanos, mas será que cachorro pode comer granola?
Apesar desse alimento ser saudável, devemos lembrar que o organismo dos peludos é muito diferente do nosso. Se quiser saber se cachorro pode comer granola, continue lendo. Conversamos com uma veterinária, que tirou todas as dúvidas sobre o assunto!
A granola é um alimento encontrado em muitas variedades e formatos. Por isso, a resposta para a pergunta “granola faz mal para cachorro?” pode variar muito, dependendo principalmente dos ingredientes envolvidos. Na maioria das vezes, o principal elemento desse cereal é a aveia.
Conforme explica a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, esse grão não é um alimento proibido. Na verdade, muitas rações utilizam aveia na composição, graças ao alto valor nutritivo. Porém, a granola é composta por um mix de cereais, frutas e sementes, então, em alguns casos, pode conter elementos tóxicos para cães.
Como, quando o assunto é saúde, o melhor é não arriscar, a resposta ideal é “não posso dar granola para meu cachorro”. Abaixo, explicamos com mais detalhes quais são os ingredientes problemáticos.
A granola não é um alimento para cachorros tão perigoso. Porém, devemos ficar atentos aos complementos, já que muitas opções contêm ingredientes tóxicos para os peludos. Confira os quatro mais perigosos abaixo.
Algumas versões de granola são adoçadas e, para isso, os fabricantes podem utilizar diferentes ingredientes. De qualquer maneira, os sabores doces são sempre perigosos quando falamos sobre alimentação de pets. Tanto o açúcar quanto os adoçantes representam perigos para os peludos.
As frutas secas também são ingredientes comuns nas granolas, sendo a uva-passa uma das mais populares. O problema é que a uva é altamente tóxica para os cães. Até a ingestão de uma única uva-passa pode deixar o peludo com sintomas graves, em alguns casos, levando até à morte.
Cientistas ainda não descobriram qual substância da uva é tão tóxica para os cachorros, mas uma coisa é certa: se a granola tiver uva-passa na composição, guarde-a bem longe do seu pet!
Chegamos a um ingrediente que é um velho inimigo dos cachorros: o chocolate. Mesmo a granola sendo um alimento saudável, muitos produtores adicionam outros elementos em uma tentativa de tornar o cereal mais atrativo a diferentes públicos.
Nesse sentido, é comum encontrarmos granola com chocolate ou cacau. Nesses casos, a granola passa a ser um grande perigo para os cães! Como muitos sabem, o chocolate é um alimento altamente tóxico para os peludos. Dessa maneira, não pode dar cereal para cachorro.
Por fim, vamos falar das castanhas, um dos ingredientes mais utilizados na fabricação de granolas. De uma maneira geral, elas são ricas em gorduras boas, por isso, são consideradas uma boa adição à nossa alimentação.
Contudo, para os pets, a recomendação é diferente. As gorduras presentes nas castanhas podem desregular o funcionamento do corpo do peludo, por isso, elas não são indicadas como petisco. Portanto, agora, você já sabe a resposta quando perguntam se cachorro pode comer granola ou castanhas.
Com tantos riscos, fica claro porque dar granola para cachorro não é uma boa ideia, não é mesmo? Por sorte, há vários petiscos seguros e alimentos saudáveis para cachorro que você pode oferecer a seu amigo sem medo!
Basta procurar a Petz mais próxima! Em nossas lojas, você encontra diversas opções de produtos desenvolvidos por especialistas, que irão tornar o cardápio do seu peludo mais saudável e saboroso. Agora que você já sabe se cachorro pode comer granola, continuei lendo outros conteúdos como este no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…