O gergelim é uma das sementes mais comuns em nossa dieta. Seja no pão, na barra de cereal ou mesmo como complemento da salada, frequentemente nos deparamos com essa sementinha. Mas será que ela é indicada para pets? Cachorro pode comer gergelim?
Devemos ter cuidado ao oferecer alimentos para nossos amigos. Afinal, até mesmo uma semente pode ser tóxica, não é mesmo? Quer saber se cachorro pode comer gergelim? Continue lendo! Aprenda aqui a melhor maneira de alimentar seu peludo.
O gergelim, também chamado de sésamo, é uma semente natural da Ásia, que conquistou o mundo com seu sabor marcante. É muito utilizado na confeitaria ou mesmo como tempero, e geralmente é tido como um alimento saudável. Mas será que cachorro pode comer gergelim?
Se você está pensando em oferecer essa sementinha para seu peludo, é bom mudar de ideia. Apesar de não ser considerado um alimento tóxico para cães, o gergelim não é recomendado como petisco.
Seu valor nutricional não é significativo e, como é relativamente calórico, pode prejudicar a saúde do peludo. E com tantas opções de alimentos que cachorro pode comer que são seguros e saudáveis, para que arriscar, não é mesmo?
Quem olha uma semente como o gergelim não imagina que ele pode ser um dos alimentos que fazem mal para cachorro, não é mesmo? Mas as sementes e castanhas são contraindicadas para os cães. Quem explica esse assunto é a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz.
A especialista afirma que produtos muito calóricos contribuem para o aumento de peso. “A obesidade é considerada uma doença e pode causar sérios prejuízos ao animal”, comenta. Uma colher de sopa de gergelim possui aproximadamente 52 calorias e, por outro lado, conta com poucos nutrientes que podem ser aproveitados pelo organismo do cachorro.
Em compensação, há diversas opções de petiscos que são seguros, saudáveis e saborosos. Por isso, agora que você já sabe que o cachorro não pode comer gergelim e outras sementes, fique de olho nas dicas abaixo!
Muitas vezes, surgem dúvidas quando o assunto é alimentação dos pets. Por um lado, devemos lembrar que nossos amigos possuem um organismo muito diferente do nosso, com necessidades nutricionais específicas.
Por outro, o ambiente doméstico também traz mudanças para o comportamento dos cães, e isso deve ser levado em consideração. Por isso, os veterinários reforçam que a ração é o alimento mais indicado.
Elaborada por especialistas, ela é um alimento equilibrado, que contém todos os nutrientes que os peludos precisam na medida certa! Por isso, escolha uma boa marca, de preferência dos tipos premium ou superpremium, e mantenha o estoque de ração sempre em dia! O organismo do seu filho de quatro patas irá agradecer.
A ração, como vimos, deve ser a base da alimentação dos peludos. Porém, variar no cardápio pode, sim, ser uma boa ideia! Os petiscos são ótimos para estreitar os laços com seu peludo, além de serem excelentes ferramentas no reforço positivo.
Para agradar seu amigo com segurança, é fundamental conhecer os alimentos permitidos! A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, lembra que os cachorros são onívoros. Isso significa que os peludos precisam de nutrientes de fonte animal e vegetal.
Por isso, algumas frutas e legumes são recomendadas como petisco! Além de nutritivo, o alimento natural para cachorro possui fibras, elemento fundamental para o bom funcionamento do intestino. As mais indicadas são:
Lembrando que a comida natural para cachorro acima deve ser servida em pequenas porções e apenas uma vez por semana, para não desregular a alimentação do seu peludo! Agora, se você está buscando um petisco 100% seguro e saudável, basta procurar a Petz mais próxima!
Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de produtos elaborados especialmente para seu filho de quatro patas! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer gergelim? Então veja outros conteúdos como este no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…