Será que cachorro pode comer folha de boldo? Essa planta é muito utilizada para indigestão e problemas no fígado. Normalmente, as pessoas fazem o chá para resolver essas questões de saúde.
Apesar do gosto amargo, essa planta tem propriedades medicinais importantes. Por isso, muitos tutores também se perguntam se cachorro pode comer folha de boldo. Então, tire essa dúvida no texto abaixo!
Sim, cachorro pode comer folha de boldo! Suas propriedades também contribuem para o bom funcionamento do organismo canino. Portanto, a planta pode ser uma forte aliada para melhorar a saúde do pet se oferecida com cautela e responsabilidade.
Entretanto, vale reforçar: em geral, cachorro pode comer folha de boldo ou mesmo tomar um pouco de chá, mas é muito importante consultar o médico-veterinário antes de oferecer qualquer alimento ao pet. Como cada organismo é único, alguns bichinhos podem ter restrições.
Antes de oferecer folha de boldo para cachorro, é importante saber que existem pelo menos cinco tipos usados no Brasil: boldo-brasileiro, boldo-de-moita, boldo-chinês (também conhecido como boldinho), boldo-do-chile e boldo-da-terra (ou falso-boldo). Esses dois últimos são os mais conhecidos.
Seja qual for o tipo, folha de boldo é bom para cachorro. Com efeitos medicinais parecidos, elas têm substâncias como a boldina, o ácido rosmarínico e a forscolina que têm efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos. A planta é indicada para:
Mesmo sabendo que o boldo é bom para cachorro, é preciso ter cautela. É muito comum os tutores oferecerem a folha ao pet com diarreia ou com alguma intoxicação, por exemplo.
Vale lembrar que o boldo é um auxiliar no tratamento, e não um medicamento capaz de curar o problema. Além disso, sempre que o pet apresentar qualquer sintoma, é preciso consultar o médico-veterinário para fazer o diagnóstico correto. É esse profissional que define a melhor abordagem.
Além disso, tenha muito cuidado com a frequência e a quantidade. O consumo diário pode fazer mal. Embora a planta seja benéfica, o excesso pode ser tóxico tanto para os humanos quanto para os animais.
Altas doses de boldo para cachorro podem ter um efeito contrário ao esperado, provocando problemas hepáticos, distúrbios diuréticos e irritação gástrica. Os sintomas mais comuns são enjoo, diarreia e vômito.
Embora o boldo seja amargo, o cachorro pode gostar do sabor e comer espontaneamente quando encontra no quintal, por exemplo. Oferecer a folha seca é outra alternativa, mas nem sempre ela agrada ao paladar dos animais.
Você também pode dar boldo para cachorro em forma de chá, seja por infusão das plantas in natura, seja em sachês vendidos em lojas de produtos naturais. Ofereça a bebida em temperatura morna ou fria, nunca quente!
Uma maneira pouco conhecida de utilizar as folhas de boldo é colocá-las diretamente em um local do corpo que esteja dolorido ou inflamado. As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias podem acelerar a recuperação da área atingida.
Antes de preparar o chá de boldo para cachorro, consulte um veterinário para saber a quantidade específica de planta para fazer a bebida. O especialista indica isso com base no peso do animal.
Se o pet não tomar todo o chá de boldo, não tem problema! Cada animal é de um jeito. O mais importante é não ultrapassar a quantidade indicada pelo veterinário para não causar intoxicação.
Devido ao sabor, é bem provável que o pet não aceite tomar chá de boldo ou comer as folhas. Para tentar disfarçar o amargor, é possível misturar com a planta com pequenos pedaços de fruta ou outras ervas mais cheirosas, como a lavanda, a camomila e o capim-limão. Evite colocar açúcar, pois ele não faz bem à saúde do pet.
Caso nenhuma dessas estratégias funcione, não insista. Como dito, o boldo não é um remédio, e sim uma alternativa para complementar o tratamento. Se o cachorro não consumir, isso não vai dificultar sua recuperação.
O cachorro pode comer folha de boldo porque ela tem muitas propriedades benéficas! Lembre-se de que a planta serve somente como auxílio no tratamento de alguns distúrbios. Para mais informações sobre a saúde do seu pet favorito, confira outros artigos do blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…