Cachorros

Será que cachorro pode comer espiga de milho?

É muito comum querer incluir alguns itens, como frutas e vegetais, na dieta canina, com o intuito de complementar a alimentação. No entanto, nem todas as comidinhas são indicadas para consumo dos pets. Você sabe se o cachorro pode comer espiga de milho, por exemplo?

O milho é um alimento muito conhecido pelos brasileiros, principalmente pelo destaque em celebrações, como festas juninas. Nesse momento, o tutor pode se perguntar se deve oferecer a espiga para o cachorro roer ou se isso faz mal para o peludo. Vamos descobrir juntos?

Pode dar espiga de milho para o cachorro?

Afinal, o cachorro pode comer espiga de milho? A espiga de milho possui características que, em teoria, seriam boas para o cachorro roer: duro, mas não muito a ponto de machucar a gengiva ou fraturar um dente.

No entanto, a espiga não traz benefício nutricional algum para a saúde dos pets. Além disso, pode fazer com que eles se engasguem com pedaços grandes ou até mesmo causar obstrução intestinal, levando o peludo a passar por uma cirurgia de emergência para a retirada desse corpo estranho.

Os principais sintomas causados pela ingestão da espiga são náusea, desidratação, redução na mobilidade, diarreia e perda de apetite. Ainda acha que pode dar espiga de milho para cachorro?

Por que a espiga faz mal?

Diante disso, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer espiga de milho?” é: não mesmo! Ela é indigesta e ainda coloca a vida do pet em perigo. Ao jogá-la fora, tome cuidado para que o peludo não a roube do lixo, pois seu cheiro é bastante atrativo para ele.

E o cachorro pode comer espiga de milho cozido? Também não. Mesmo cozida, a espiga pode ser quebrada em pedaços grandes que irão engasgar ou obstruir o intestino do cachorro, continuando indigesta. A espiga não pode ser dada nem cozida, nem assada e nem crua.

Pode oferecer milho aos cães?

Agora que já respondemos se cachorro pode comer espiga de milho, você deve ter se perguntado: “Posso dar milho para meu cachorro?”. Sim! Mas isso, claro, desde que ele seja preparado de maneira adequada e considerando os cuidados necessários.

O cachorro pode comer milho, mas sempre respeitando as quantidades. Por se tratar de um alimento consideravelmente calórico, não é bom oferecê-lo em excesso, para que o pet não ganhe uns quilinhos a mais.

Mesmo sendo um dos alimentos que cachorro pode comer, não quer dizer que é o ingrediente mais saudável e que não pode faltar na dieta dele. O milho deve ser somente um petisco ocasional.

Alimentos humanos feitos à base de milho

O milho é muito utilizado na culinária brasileira para fazer doces, principalmente. No entanto, ele possui uma grande quantidade de amido, por isso, possui um alto índice glicêmico, não sendo indicada sua ingestão em excesso.

Assim, os alimentos que possuem o milho como ingrediente principal, como bolos, pamonha, cural e outros, não podem ser oferecidos ao animal. Isso pode elevar muito sua taxa de açúcar no sangue, predispondo a diabetes e obesidade.

Além disso, a maioria desses doces recebe a adição de leite de vaca, que é sabidamente um ingrediente que não deve fazer parte da alimentação dos cães, pois pode causar alergia e distúrbios intestinais na espécie. O cachorro pode comer milho cozido, mas sem sal e manteiga!

Outra dúvida comum entre tutores é se o cachorro pode comer pipoca. Não é recomendado oferecê-la ao cachorro, principalmente porque na maioria das vezes é feita com diversos ingredientes gordurosos, como óleo.

Outros alimentos que o cachorro pode comer

Agora que você já sabe que o cachorro não pode comer espiga de milho, separamos algumas informações sobre outros pratos que são permitidos para a dieta dos cães. Portanto, continue a leitura para saber como complementar a alimentação do seu pet.

O recomendado é oferecer legumes e verduras, não ultrapassando 10% da quantidade diária de calorias necessárias para o animal. Assim, você evita o sobrepeso do peludo. A vantagem de oferecê-los é que são alimentos que possuem menos gorduras quando comparados a produtos industrializados.

Se você deseja complementar a alimentação do seu pet com frutas, saiba que existem algumas proibidas para a espécie. Por isso, a melhor maneira de incluir alimentos naturais na dieta é consultar um especialista em nutrição.

O milho já faz parte da alimentação do peludo

Sim, é isso mesmo. As rações secas são, em sua maioria, produzidas com diversos ingredientes, e o milho é um deles. Os benefícios são a adição de vitamina A, B6, magnésio e fósforo à sua dieta.

Além disso, o milho contém uma boa quantidade de fibras, que auxiliam na manutenção do bom funcionamento intestinal, prevenindo a constipação pela melhor formação do bolo fecal.

Tem mais: esse é considerado um ingrediente com menor propensão de causar alergia quando comparado com o sorgo, a soja e o trigo, sendo uma excelente opção para cães com hipersensibilidade alimentar.

Agora que você já sabe se o cachorro pode comer espiga de milho, aproveite para acompanhar o blog da Petz e conferir outros conteúdos sobre a alimentação canina. Dessa forma, você contribui para o bem-estar do seu amiguinho e tem as melhores dicas para cuidar dele da melhor maneira possível.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago