Aprenda se cachorro pode comer churrasco!

Aquele cheirinho de carne na brasa é inconfundível, não é mesmo? Imagina, então, para o faro superapurado dos cães. É de enlouquecer! É claro que eles vão pedir um pedacinho (ou dois, três!). No entanto, você sabe se cachorro pode comer churrasco ou se faz mal para ele?

Atualmente, os pets fazem realmente parte da família e costumam ter os mesmos hábitos que os tutores. Assim, participar de um churrasco pode ser rotineiro para eles. Mas o que cachorro pode comer nesse evento?

O cachorro ainda é carnívoro?

Sim, mas, apesar disso, ele não necessita mais de uma dieta baseada 100% em proteína. Então, você deve estar se perguntando: pode dar carne assada para cachorro? Ele pode comer churrasco, mas é preciso tomar alguns cuidados. Se a comida não faz parte da dieta comum do peludo, ele pode até passar mal.

E, mesmo que ele esteja acostumado a comer carne, em geral, é a de frango ou a bovina. No churrasco, podemos ter muitos outros tipos: cordeiro, peixe, frutos do mar e porco. Por isso, você precisa se atentar aos perigos de oferecer churrasco ao seu amigo de patas.

Perigos do churrasco

Mesmo a carne in natura recebe algum tipo de tempero para ir para a churrasqueira. Além disso, é costume comprar espetinhos já prontos, linguiça, coração de frango e muitos outros tipos de petiscos condimentados.

Os temperos em excesso podem levar o cachorro a um quadro de diarreia e vômito. Em situações mais graves, seu pet pode até mesmo ter pancreatite, uma inflamação aguda e muito séria do pâncreas.

No caso da coxa e da sobrecoxa de frango, além do tempero, tem um perigo adicional: o osso. Os ossos de aves, quando cozidos ou assados, quebram-se muito facilmente com as mordidas e ficam com pontas afiadas.

Esses pedaços de ossos podem perfurar o estômago, o esôfago ou as alças intestinais do peludo, causando engasgo, asfixia, infecções, peritonite e até mesmo a morte do animal. Melhor repensar se o cachorro pode comer churrasco!

O que acontece se o cachorro comer o carvão da churrasqueira?

Pode parecer estranho, mas o carvão da churrasqueira é altamente atrativo para os cães. Afinal, ele está repleto de “suco” de carne e gordura depois do churrasco. Em um descuido, o peludo pode roubá-lo.

Mas o cachorro pode comer carvão de churrasco? O elemento não provoca intoxicações; aliás, ele é até usado para desintoxicar os animais em alguns casos, mas no estado ativado.

Contudo, isso não quer dizer que o cachorro pode comer o carvão da churrasqueira. Repleto de tudo que caiu das carnes, o carvão pode ocasionar os mesmos sintomas que foram citados acima. Por isso, é melhor que seu pet não ingira.

Perigos adicionais do carvão de churrasqueira

Além disso, se o carvão ainda estiver quente, pode queimar ou perfurar a boca, o esôfago e o estômago do pet, causando muita dor. Inclusive, caso você tenha usado algum tipo de acelerador da combustão nas pedrinhas carbonizadas, o produto pode, sim, ser tóxico e até fatal para o peludo.

Por fim, dependendo da quantidade de carvão ingerida, o cachorro pode ter constipação e precisar de lavagem intestinal. Um sintoma muito comum é a vontade de defecar sem sucesso e vômitos sempre que ele bebe água ou come algum alimento.

Alternativas em dias de churrasco

Como é muito difícil que o cão resista ao cheiro da carne, o tutor pode ficar com dó e querer oferecer um petisco para ele. Então, o que pode ser dado ao peludo nesse momento?

Apesar de tudo que dissemos, pode dar churrasco para cachorro, desde que a carne seja preparada especialmente para ele. O tutor pode preparar um pedaço de um tamanho adequado ao cachorro.

Essa carne deve ser preparada sem tempero algum, nem mesmo sal. O ideal é assar e oferecer pedaços pequenos ao cão, que não o façam engasgar, e dar aos poucos, para que ele não passe mal. Você pode dar carne para cachorro filhote mesmo, se prepará-la dessa forma.

Alimentação natural para cães

Agora que você já sabe se cachorro pode comer churrasco, que tal pensar em outros petiscos para colocar na churrasqueira? É possível oferecer cenoura, abobrinha e batata doce assadas, o peludo vai adorar!

Se o seu peludo seguir uma dieta de alimentação natural, existem muitos legumes que podem ser colocados na churrasqueira e que não farão mal para ele! Essa é uma forma de vocês curtirem o evento juntos.

Cuidado com a obesidade canina

A obesidade pode trazer muitos malefícios para a saúde do cachorro. Quando ele fica acima do peso, é muito trabalhoso (e penoso) colocá-lo em dieta alimentar. O melhor é sempre cuidar para que ele não engorde.

Por isso, cuide da saúde do seu pet com carinho e atenção, principalmente se ele for de alguma raça predisposta à obesidade, como Buldogue, Pug, Teckel, Cocker Spaniel, Beagle, Labrador, Golden Retriever, entre outras.

Enfim, agora você já sabe: seu cachorro pode comer churrasco, mas existem excelentes opções de petiscos para cães que são mais seguras e saborosas. Você encontra nas lojas da Petz, venha nos conhecer e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

22 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago