Cachorros

Cachorro pode comer carne de porco? Descubra se o alimento está permitido!

Basta dar uma olhada rápida nas embalagens de petisco nas prateleiras de pet-shops para constatar que o bacon é um dos sabores mais populares. Capaz de fazer muita gente salivar, o famoso corte defumado do porco é atraente também para o superolfato canino. Mas será que cachorro pode comer carne de porco? Quais são os cuidados? 

Contraindicado aos nossos amigos de quatro patas, o bacon presente nos petiscos é apenas um aroma artificial. Mas a verdade é que a carne suína em si não só pode, como geralmente está presente na alimentação canina, já que muitas rações têm esse ingrediente como proteína principal de sua formulação. 

Mas o que dizer das dietas caseiras? Com tantas opções de proteína animal disponíveis, pode surgir a dúvida de qual a melhor opção para oferecer ao nosso pet. Continue a leitura e veja um pouco mais sobre se cachorro pode comer carne de porco.

Quando a carne de porco é a melhor opção?

Cachorro pode comer carne de porco cozida? A carne suína na dieta caseira, desde que devidamente cozida e na quantidade recomendada pelo profissional que acompanha o pet, pode ser oferecida sem problemas. 

Graças às suas propriedades nutricionais de ótimo perfil, o tutor pode dar carne de porco para cachorro que possuem alergia alimentar. Quando o peludo apresenta algum quadro nesse sentido, é feita uma triagem alérgica. Nessa triagem é indicado fornecer uma proteína inédita, sendo que a mais recomendada costuma ser justamente a carne suína. 

Em tempo, em caso de alergia alimentar, se o pet já fizer uso dessa proteína, pode ser mais difícil encontrar uma alternativa. Essa é a razão pela qual a nutróloga Dra. Mariana Porsani em geral recomenda reservar a carne de porco para cachorro na dieta para os casos de alergia. 

Meu cachorro pode comer carne de porco crua?

No caso da carne de porco ser a melhor indicação para o seu cachorro, é preciso lembrar que é sempre preferível oferecer alimentos de origem animal cozidos, assados ou grelhados. Isso porque a carne é mais propensa à contaminação por microrganismos que só são eliminados com o devido cozimento do alimento.

A carne suína contaminada consumida crua pode levar a manifestações clínicas nos cachorros, principalmente naqueles com o sistema imunológico suprimido por doença preexistente, por idade ou, ainda, em se tratando de uma cadela gestante. 

Lembre-se de que, em caso de contaminação, os pets podem transmitir a infecção aos seres humanos, o que representa um perigo real para a saúde de toda a família. Agora você já sabe que quando crua a carne de porco faz mal para cachorro.

Qual doença pode ser transmitida pela carne suína crua?

A principal infecção causada pela ingestão da carne suína crua ou mal cozida contaminada é pela bactéria Yersinia enterocolitica. Esta causa principalmente infecções intestinais com sintomas e consequências sérias para a saúde

Entre seus sintomas mais frequentes estão fortes dores abdominais, diarreia e febre. Em grande parte dos casos, ela também se manifesta na forma de inflamação nas articulações ou artrite.

Para quem ainda não sabe se cachorro pode comer carne de porco e outros alimentos de origem animal, a boa notícia é que as rações de qualidade já são formuladas com todos os nutrientes de que os cães necessitam para o bom funcionamento de seu organismo, não havendo necessidade de suplementação (salvo quando expressamente recomendada por um médico-veterinário, após avaliação do indivíduo).

Já se a ideia é oferecer um alimento diferente como petisco, algumas frutas e legumes são opções menos trabalhosas e menos calóricas que os diferentes tipos de carne. Elas também são altamente palatáveis para os cães. Ricos em água, alguns vegetais, como melão, melancia, chuchu e abobrinha italiana, ainda ajudam na ingestão hídrica. 

Só fique atento para não exagerar na quantidade: a porção oferecida de petisco nunca deve ultrapassar 10% da quantidade recomendada de calorias diárias. Sendo assim, você já está ciente sobre o que cachorro pode comer ou não. 

Por fim, evite oferecer sua própria comida para o cachorro. Além de ser frequentemente preparada de maneira inadequada e com ingredientes prejudiciais aos cães, como alho e cebola, o hábito contribui para estimular o cão a ficar em volta da mesa na hora das refeições, o que pode se tornar incômodo a longo prazo. 

Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer carne de porco? Então, confira outros conteúdos incríveis como esse no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago