Para responder se cachorro pode comer canjica, é preciso saber exatamente do que se trata esse alimento. Afinal, ele se refere tanto à sobremesa popular em festas juninas quanto ao grão utilizado com frequência em seu preparo.
Feita com ingredientes açucarados e/ou derivados do leite, como leite de coco e leite condensado, além de temperada com especiarias, como cravo e canela, a canjica de festa junina não deve ser oferecida aos cães.
Isso porque ela contribui para desencadear ou piorar quadros de obesidade, diabetes, entre outros. Além disso, o grão cozido pode ser usado como petisco de vez em quando, desde que com moderação. Continue a leitura e saiba mais!
Por razões comerciais, muitas marcas já vendem o grão utilizado no clássico junino como canjica, o que pode gerar dúvidas quanto à sua origem. Apesar de sua aparência e textura curiosas, a canjica nada mais é que um tipo de milho, também chamado de milho-branco.
Cultivada principalmente no sul e no sudeste do Brasil, a variedade é mais conhecida por seu uso em sobremesas. No entanto, ela também pode ser transformada em farinha, indicada para o preparo de pães, ou mesmo virar pipoca, como nas famosas pipocas macias vendidas em saquinhos cor-de-rosa ou vermelho.
Para quem ficou animado com a possibilidade de fazer pipoca de canjica em casa, saiba que, infelizmente, essa não é uma tarefa fácil. Isso porque, por ser mais macio, o grão de milho-branco exige uma temperatura muito mais elevada para estourar, sendo muito difícil conseguir um bom resultado em cozinhas convencionais.
De qualquer maneira, ela também não é indicada para os pets, por isso, o tutor não pode dar canjica para cachorro, mesmo se ele estiver com um olhar fofo.
Um dos benefícios mais famosos atribuídos à ingestão de canjica não passa de um mito: não é verdade que a sobremesa ajude a aumentar a produção de leite durante o período de amamentação. No entanto, embora a canjica não deva ser oferecida ao cachorro, o grão em si tem algumas vantagens e é um dos alimentos que cachorro pode comer.
Entre os nutrientes presentes na canjica com benefícios para os cães estão:
Em relação a esses nutrientes, é importante destacar que eles também podem fazer mal quando consumidos em excesso. Portanto, nunca tente fazer uma suplementação de vitaminas e minerais por conta própria, mesmo se for de comida natural para cachorro.
Agora você já sabe a resposta quando perguntam se cachorro pode comer canjica. Lembre-se: antes de qualquer mudança na alimentação do seu amigo de quatro patas, consulte um médico-veterinário.
Se você está se perguntando se cachorro pode comer canjica doce na forma de pipoca doce ou de sobremesa junina, saiba que o alimento não deve ser oferecido ao pet nem mesmo como petisco. Nesse sentido, lembre-se de que quanto mais oferecemos nossos alimentos para o cachorro, mais insistente ele se torna ao pedir comida.
“Assim como na alimentação humana, o equilíbrio e o bom senso na escolha dos alimentos e da quantidade de cada um deles é o que vai determinar um estilo de vida mais saudável ou não”, diz a Dra. Ana Paula Barcelos, médica-veterinária da Petz.
Porém, se você está se perguntando se cachorro pode comer canjica cozida, no caso do grão cozido, ele pode ser oferecido como petisco em pequenas porções de vez em quando, como durante as sessões de adestramento.
Gostou de saber se cachorro pode comer canjica? Então, confira no blog e redes sociais da Petz mais informações sobre alimentos que o cachorro pode comer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…