Cachorros

Descubra se cachorro pode comer berinjela

Tornar-se tutor de pet pela primeira vez é uma experiência repleta de surpresas. Por exemplo, não é todo mundo que sabe, mas os cães não gostam somente de carne. Muitos deles também não resistem a algumas frutas e legumes saborosos. Sendo assim, será que cachorro pode comer berinjela

Nem todas guloseimas saudáveis para nós podem ser oferecidas sem riscos aos nossos companheiros de quatro patas. Certos petiscos, como cebola, alho, abacate, uva e carambola, estão entre os alimentos que cachorro não pode comer, podendo, inclusive, levá-los a óbito. 

Portanto, antes de oferecer qualquer tipo de comida diferente para o pet, é fundamental buscar informações aprofundadas para a segurança do animalzinho. Pensando nisso,  elaboramos este texto para que você aprenda se cachorro pode comer berinjela ou não.

Faz mal dar berinjela para cachorro?

Para a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz, a berinjela não só é permitida, como é uma boa opção de petisco. “A berinjela é muito legal, pois possui pouca caloria e ajuda no caso de animais com alterações da metabolização de gordura”, diz a especialista. 

Tendo em vista essa propriedade, a veterinária diz que pode ser interessante dar berinjela para cachorros que apresentam níveis lipêmicos elevados. Vale dizer, porém, que ainda não há evidências científicas em relação a esse benefício. 

Portanto, cachorro pode comer berinjela. Atente-se, porém, para a porção oferecida ao pet. Lembre-se que, apesar dos benefícios, o alimento não deve ser usado como medicamento  de maneira indiscriminada. 

Em caso de enfermidades, um médico-veterinário deverá ser consultado com urgência. Além disso, saiba que o excesso de berinjela pode ser prejudicial ao organismo do cão. Por mais que esteja entre as comidas que cachorro pode comer, a quantidade deve ser sempre controlada. 

Como incorporar a berinjela na dieta do cachorro

A não ser no caso de tutores que fornecem uma alimentação natural — situação em que a dieta deve ser integralmente planejada por um médico-veterinário especialista após uma avaliação do paciente — a recomendação é utilizar a berinjela apenas como um petisco. 

Como tal, o alimento deve ser oferecido apenas se o seu amigo se interessar pelo legume. Do contrário, não adianta insistir. Afinal, não é porque o cachorro pode comer berinjela que o seu peludo irá ser um grande fã do petisco. Se for o caso, é interessante achar uma alternativa que se adeque melhor ao paladar do bichinho.

Segundo a Dra. Mariana, a vantagem de usar legumes como petiscos é que eles apresentam pouco incremento calórico. Sendo assim, eles são boas opções para ajudar a saciar cães que têm muito apetite. 

Mas além da berinjela, o que cachorro pode comer? “Chuchu, abobrinha italiana e couve-flor são ótimas opções”, enumera a Dra. Mariana. Isso porque, além de nutritivos, esses vegetais ainda são ricos em água, ajudando na ingestão hídrica dos pets. 

Apesar desses pontos positivos, a especialista recomenda maneirar na quantidade. Como regra, o oferecimento desse tipo de alimento não deve ultrapassar 10% da quantidade diária recomendada de calorias. A proporção pode variar de acordo com porte, idade, ração e petiscos fornecidos ao cão ao longo do dia. 

“Como com qualquer alimento que cachorro pode comer, existe o incremento calórico que pode fazer com que os cães ganhem peso”, diz a especialista sobre a berinjela. Sem contar que substâncias benéficas, quando ingeridas em quantidade moderada, podem se tornar prejudiciais se consumidas em excesso. 

Ração de qualidade: o alimento mais completo para o pet

Por mais que verduras, frutas e legumes sejam alimentos ricos em vitaminas e minerais, eles são dispensáveis na alimentação de cães. Afinal, a base da dieta dos peludos deve sempre ser uma ração canina de qualidade, pois esses alimentos suprem todas as necessidades nutricionais dos pets. 

Em caso de suspeita de deficiências, obesidade ou quaisquer problemas de saúde vinculados à alimentação, não tente resolvê-los por conta própria. Em vez disso, agende uma consulta no veterinário para seu amigo. Lembrando que mudanças na dieta devem ser feitas de maneira gradual, observando possíveis reações. 

Pronto, agora você já sabe que seu cachorro pode comer berinjela, desde que o petisco seja oferecido com moderação. Para saber mais sobre seu amigo de quatro patas, continue explorando o blog da Petz. Temos certeza que você encontrará muitas curiosidades bacanas por aqui! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

22 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

1 dia ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago