inda que os cães sejam uma espécie de hábito onívoro, é mais comum associar sua alimentação a um pedaço de carne do que a algum tipo de vegetal. No entanto, quem tem cachorrinhos sabe como eles adoram petiscar alguns alimentos inusitados. A pergunta que fica é, será que cachorro pode comer alface?
Caso você pretenda dar uma saladinha para seu amigo de quatro patas, tenha atenção no que ele pode e não pode comer. Se quiser saber se cachorro pode comer alface e quais são os cuidados que um tutor deve ter ao servir este e outros alimentos, continue a leitura!
Cachorros podem comer alface de todos os tipos. Nenhum é tóxico para os bichinhos! Ricos em fibras e em diversas vitaminas e minerais, eles podem ser incorporados em dietas caseiras prescritas por um veterinário ou oferecidos como petisco durante o treinamento, por exemplo.
Cachorro pode comer alface, porém, é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, dê preferência às hortaliças orgânicas, que possuem menos agrotóxicos. Em segundo lugar, lave bem as folhas para evitar contaminações. Dê a alface puro — nossa salada, por exemplo, pode conter alimentos que não fazem bem para os bichinhos.
Os alimentos que cachorro pode comer devem ser servidos frescos e sem molhos ou temperos. Caso não sejam consumidos num curto período de tempo, devem ser descartados. Por fim, ofereça o alimento com moderação. Apesar de saudável, a alface é rica em fibras e água, o que pode causar crises de diarreia.
Sempre que falamos em benefícios de determinado alimento para os cães, é importante frisar que as rações comerciais, assim como as dietas caseiras prescritas por um especialista, já contam com todos os nutrientes que os cães precisam para se manter saudáveis.
Ou seja, pode dar alface para cachorro como petisco, mas sempre com moderação. Assim como a deficiência, o excesso de algumas vitaminas e minerais também pode ser nocivo.
Alguns dos nutrientes presentes nos diferentes tipos de alface e que são benéficos aos cães são:
Tais nutrientes já estão presentes em quantidades adequadas nas rações, de acordo com as necessidades de cães de diferentes raças, porte e idade. Cachorro pode comer alface, mas se o seu amigo não se interessar por ele como petisco, não insista. Escolha outro alimento que o pet prefira para usar no adestramento positivo.
Antes de dar alface para cachorro ou qualquer outro novo alimento, converse com um veterinário. Isso porque, por mais saudáveis que possam parecer, alguns alimentos podem acabar sendo prejudiciais ao seu amigo, dependendo do estado de saúde dele.
Alimentos como beterraba e espinafre são ricos em oxalato de cálcio, que contribui para a formação de cálculos renais, especialmente em se tratando de cães idosos ou de raças com predisposição ao problema, como Shih-tzu, Lhasa apso, Yorkshire Terrier e Pug. O melhor é evitar esses alimentos na dieta.
Para saber mais sobre a dieta ideal para seu cachorrinho, continue navegando pelo blog da Petz e aproveite nossos conteúdos! Aqui, contamos várias dicas e recomendações sobre como manter seu melhor amigo de quatro patas sempre feliz e bem nutrido.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…