Cachorros

Cachorro pode comer açafrão?

No Brasil, utiliza-se o termo “açafrão” para se referir tanto à cúrcuma quanto ao açafrão propriamente dito. Especiarias derivadas de plantas distintas, as duas costumam ser alardeadas como ingredientes benéficos aos seres humanos, com propriedades que ajudam em quadros de difícil tratamento, como depressão e reumatismos.

Diante de tantos benefícios para o organismo de seres humanos, muitos tutores preocupados também com a saúde do cãozinho se perguntam: cachorro pode comer açafrão? Confira a resposta para a pergunta!

Açafrão-da-terra (cúrcuma) e açafrão

Antes de responder se faz mal dar açafrão para cachorro, é preciso diferenciar os dois alimentos, que são conhecidos por trazerem benefícios semelhantes. Mais comum na mesa dos brasileiros, o açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é um rizoma (caule subterrâneo) da família do gengibre.

Com sua coloração forte característica, a cúrcuma costuma ser vendida em pó e é muito usada para dar mais sabor e principalmente cor a alguns pratos. É o caso do famoso curry! Típico da culinária indiana, ele é composto por uma mistura de ervas secas moídas.

Já o açafrão tem outra origem: ele é um fiozinho extraído do pistilo da flor de Crocus sativus, planta perene encontrada nas regiões de clima Mediterrâneo. Uma iguaria, o açafrão “verdadeiro” é muito apreciado em algumas culinárias, como a marroquina. Aqui no Brasil, seu uso mais famoso é na paella espanhola.

Pode dar cúrcuma para o cachorro?

Começando pela cúrcuma, ela vem ganhando fama como um potente anti-inflamatório. Nesse sentido, diversos estudos apontam para os benefícios da planta, auxiliando no tratamento de reumatismos, como artrites e artroses.

Além disso, há evidências de que ela também tenha funções antioxidante, antibacteriana, neuroprotetora, entre outras. Lembrando que qualquer problema de saúde deve ser acompanhado por um médico. Quanto aos cachorros, não existem ainda estudos robustos atribuindo os mesmos benefícios da cúrcuma para eles.

O que se sabe é que, em quantidade moderada, a cúrcuma não é tóxica para cachorro. Tanto é que ela é frequentemente utilizada como um corante natural para dar mais cor e sabor a alimentos como rações comerciais e biscoitinhos.

Em casa, evite dar açafrão para cães ou qualquer outro alimento sem antes conversar com um veterinário. Em caso de problemas de saúde, ele poderá recomendar medidas comprovadamente mais eficazes a fim de aumentar o bem-estar do seu amigão.

Pode dar açafrão para cachorro?

Não se sabe ao certo a toxicidade do açafrão obtido a partir do Crocus sativus para os pets. Da mesma maneira, benefícios para a saúde, como ação antioxidante e função neuroprotetora, também não foram comprovadas para os cães.

Em outras palavras, não faz sentido acrescentar açafrão na dieta do seu amigo. Até porque se trata de um alimento muito caro que, por isso mesmo, é frequentemente alvo de falsificações. Para se ter uma ideia, de acordo com matéria publicada pela BBC, até crina de cavalo já foi tingida e vendida como açafrão!

Além de não trazer benefícios, um açafrão de origem suspeita, feito com corantes sintéticos, ainda pode colocar em risco a saúde do peludo. Portanto, é indicado consultar um médico-veterinário para saber quais outros alimentos que o cachorro pode comer.

Outras maneiras de aliviar a inflamação

Para aqueles que chegaram aqui em busca de ajuda para tratar problemas crônicos do cachorro através da alimentação, como dores articulares, infelizmente não existe solução mágica. A melhor maneira de melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida do seu amigo é consultar um veterinário.

Além de remédios que auxiliam no alívio de dores reumáticas, já existem atualmente diversos tratamentos complementares com eficácia comprovada, como a fisioterapia e a acupuntura.

Seja como for, somente um veterinário poderá identificar as necessidades de cada caso e recomendar um tratamento. Além disso, o especialista poderá indicar opções de alimentos especiais que o cachorro pode comer para auxiliar no tratamento.

Agora que você já sabe se cachorro pode comer açafrão, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog da Petz para saber mais sobre a alimentação do peludo. Aproveite sua visita no site e fique por dentro dos cuidados e curiosidades de diferentes espécies de bichinhos de estimação!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago