Pensando no bem-estar dos cães, nenhum meio de transporte substitui o bom e velho passeio na guia. Essencial para que o pet tenha quase todos os seus sentidos estimulados. Em algumas circunstâncias, porém, pode ser necessário recorrer a algum veículo motorizado. Mas será que cachorro pode andar de moto?
No Código de Trânsito Brasileiro não existe um tópico específico para especificar se cachorro pode andar de moto ou não. No entanto, de acordo com o artigo 235 do CTB, é proibida a condução de pessoas, cargas e animais na parte externa de veículos (salvo em casos devidamente autorizados).
Já o artigo 252 do mesmo código estabelece ser proibido transportar pessoas, animais ou qualquer volume entre os braços e pernas.
A partir dos dois artigos e conforme as interpretações mais recorrentes, portanto, cachorro não pode andar de moto, sob o risco de incorrer em infração de nível médio a grave. Embora não seja uma regra, é melhor evitar a prática para não ser penalizado.
Também de acordo com os veterinários, o cachorro não pode andar de moto. Segundo a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária que atende na Petz Continente, a prática pode trazer graves consequências para os cães.
“Além do risco maior de quedas e traumas (em comparação ao transporte por carro), o cachorro fica exposto ao vento forte nos olhos, chuva, barulho alto do motor, de buzinas e outros. Tudo isso pode deixá-lo atordoado”, explica. Então, mesmo com capacete de moto para cachorro, a prática deve ser evitada.
Ou seja, mesmo em locais onde é menor o risco de multas por infrações no trânsito, não se pode andar de moto com o cachorro. Como veremos a seguir, existem outros veículos mais seguros para seu amigo.
Especialmente entre motociclistas apaixonados, há quem queira dar uma volta com o pet por lazer. Nesse caso, saiba que os cães não aproveitam o passeio da mesma forma que você.
Muito pelo contrário: para eles é muito mais interessante dar uma volta pelo quarteirão a pé. Assim, aproveitam o momento para socializar com outros cães, sentir diferentes odores e texturas, entre outros estímulos essenciais no dia a dia.
Para muita gente, porém, na falta de um carro, a moto é uma alternativa para transportar o pet em situações específicas. Um exemplo é levá-lo ao veterinário para uma consulta ou quando ele precisa de atendimento emergencial. A seguir, confira algumas alternativas:
Antes de sair de casa com seu amigo, verifique as regras de cada localidade. Em São Paulo, por exemplo, só é permitido o transporte de animais de até 10kg (em caixa de transporte adequada), apenas nos horários de menor fluxo: antes das 6h, entre 10h e 16h, e depois das 19h.
Para isso, a empresa recomenda entrar em contato com o motorista antes de ele chegar ao local e informá-lo sobre o passageiro inusitado. Dessa forma, ele pode dizer se topa o trajeto e sob quais condições.
No fim desta matéria, listamos alguns cuidados que você deve ter em diferentes meios de transporte e como usar cinto de segurança para cachorro.
Nesse sentido, aposte no uso da cestinha, capacete para cachorro, se puder, e um peitoral confortável e resistente no pet, para que ele fique bem preso. “Caso ele fique inseguro na cestinha, é recomendado utilizar uma caixa de transporte resistente, acoplada à bicicleta”, diz a especialista.
O transporte de animais em diferentes veículos é algo que exige equipamentos apropriados, como capacete para cachorro andar de moto. Além de uma adaptação prévia do pet, claro. A seguir, confira algumas dicas da Dra. Luiza.
Gostou de saber mais sobre o transporte de cães? Agora que já sabe se o cachorro pode andar de moto, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz. Aqui temos mais dicas de como aumentar a segurança do seu amigo!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…