Nada mais angustiante do que o desaparecimento de um ente da família! Pensar no que pode acontecer com o cachorro perdido pelas ruas, ou sobre os cuidados de pessoas desconhecidas com ele, gera muita preocupação e aflição.
Nesse tipo de situação, por mais difícil que seja, é preciso manter a calma e agir rapidamente! Tutores que fazem uma boa busca pelo pet fujão logo que notam sua ausência têm mais chances de encontrá-lo. Então, confira essas dicas para achar cachorro perdido.
Assim como ocorre no desaparecimento de pessoas, as primeiras 24 horas são cruciais para o sucesso em encontrar o pet. Então, como procurar um cachorro perdido? Vasculhe todas as áreas da residência e os quarteirões mais próximos, sempre chamando o animal pelo nome.
Pense no trajeto mais óbvio que o pet poderia percorrer. Geralmente, os cachorros seguem a rota do passeio que costumam fazer com os tutores. Ao longo do trajeto, pergunte aos vizinhos e às pessoas que encontrar pelo caminho se viram um cachorro perdido.
Quem nunca correu atrás de um pet fujão e ele correu para mais longe ainda? Para alguns cachorros, isso pode ser, inicialmente, uma grande brincadeira. Quanto mais o tutor chama pelo nome, mais eles se distanciam.
Então, pense em dizer frases que atraiam o pet. Por exemplo, você pode chamar para comer, convidar para brincar, dizer o nome da pessoa ou de outro cachorro a quem seu animal de estimação é mais apegado, e por aí vai.
Outra estratégia para encontrar cães perdidos é levar um brinquedo que faça barulho para atrair o pet, ou mesmo outros objetos com o cheiro dele. Como os cachorros têm o olfato muito apurado, podem se orientar por meio dessas lembranças!
A interação com a maior quantidade de pessoas possível é uma das melhores estratégias para encontrar o cachorro perdido nas primeiras horas. É importante que todos saibam que o pet desapareceu.
Foque em pessoas com quem usualmente você tem contato, por exemplo, porteiros de prédios, comerciantes da redondeza, ou vizinhos que costumam ter visão para a rua. Converse com todos que conhecem o cachorro, mesmo que somente de vista.
Você já viu que umas das estratégias como achar um cachorro perdido é avisar os conhecidos. Além disso, vale levar uma foto do cachorro para mostrar às pessoas nas redondezas. Assim, fica mais fácil de elas identificarem o pet.
Disponibilize um número de telefone para que, caso alguém aviste o cachorro, consiga entrar em contato com você. Esteja sempre atento às chamadas ou às mensagens para aproveitar a oportunidade de ir em busca do pet.
A tarefa de como encontrar cachorro perdido deve ganhar proporções maiores caso ele não apareça em 24 horas. Nesse momento difícil é importante ter apoio, tanto emocional quanto por ajuda para encontrar o peludo amado.
Por isso, envolva mais pessoas na procura, como vizinhos e familiares. Expanda a busca por regiões próximas à sua casa, estabelecimentos e locais que costumam ter muitos cães.
Se você não encontrou o pet nas primeiras horas, é interessante intensificar a divulgação do desaparecimento. Assim, as chances de encontrar o animal desaparecido aumentam.
Espalhe cartazes pelas ruas com uma foto nítida do cachorro. Distribua o máximo de panfletos que puder para muitas pessoas conhecê-lo. Deixe a imagem do pet em lojas, igrejas, supermercados e outros lugares com grande fluxo de pessoas. Lembre-se sempre de colocar seu telefone para contato.
Divulgue em todas as redes sociais uma foto atual do cachorro que fugiu. Essa é uma maneira de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo. Também coloque informações das características físicas do pet e dos apelidos que ele tem.
Entre em grupos de animais desaparecidos para divulgar o cãozinho e procurá-lo. Alguém pode ter encontrado o pet e colocado a imagem dele lá para achar o tutor. Também deixe a publicação em modo público para que outras pessoas possam compartilhar, alcançando ainda mais visualizações.
Algumas pessoas encontram um cachorro perdido pela rua e, por não saberem por onde começar a procurar o tutor, levam o animal a ONGs, pet shops e clínicas veterinárias.
Ligue ou visite esses estabelecimentos em busca de informações sobre o cachorro. Aproveite para mostrar a foto do cãozinho e, se possível, colocar um panfleto para divulgar o desaparecimento nesses locais. Se surgir alguma informação, você pode ser avisado rapidamente.
Atualmente, existem alguns sites e aplicativos desenvolvidos para a busca de cães perdidos. Neles, é possível incluir fotos, características do pet, local do desaparecimento e telefone para contato. Nessa hora, toda ajuda é bem-vinda!
Passar pela situação de ter um cachorro perdido não é fácil, mas, em muitos casos, a história tem um final feliz! Se está passando por um momento desses, siga essas dicas e outras do blog da Petz para encontrar o pet!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…