Vez ou outra acontece de o tutor flagrar o pet dando rodopios de alegria, como se estivesse correndo atrás da própria cauda. Porém, se o hábito já se tornou algo comum ou em caso de cachorro mordendo o rabo, é fundamental levar o pet ao veterinário.
Além de indicar problemas com o bem-estar físico e psicológico do cão, o comportamento ainda pode levar ao surgimento de feridas e infecções. Por isso, é preciso investigar por que o cachorro morde o rabo.
Um cachorro que morde o rabo com frequência pode estar sinalizando algum incômodo na região. Alguns exemplos são: infestação por pulgas ou carrapatos, dermatite, obstrução das glândulas anais, feridas na pele decorrentes de brigas ou acidentes, problemas na coluna vertebral, entre outras causas.
“Esses fatores podem gerar incômodo e prurido na cauda”, explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres. Como o cachorro não consegue coçar a região de outra maneira, ele acaba mordendo o rabo para aliviar o desconforto.
Portanto, ao observar que o cachorro está mordendo o rabo com frequência, fique atento a outros possíveis sinais de problemas. A presença de parasitas, crostas e lesões na região da cauda podem ser a causa. Nesses casos, um médico-veterinário deverá ser consultado o quanto antes.
O hábito do cachorro mordendo o próprio rabo nem sempre está associado a problemas de saúde física. Ele também pode ser resultado de algum desequilíbrio psicológico, como a ansiedade por separação, condição na qual o pet adquire uma dependência emocional exacerbada das pessoas.
Nesses casos, o cão sofre muito com a ausência do tutor, podendo apresentar mudanças no comportamento, entre as quais a automutilação.
Para reverter o quadro, é fundamental trabalhar a independência do cachorro, se necessário com a ajuda de um adestrador e/ou comportamentalista. Algumas atitudes podem ajudar a minimizar comportamentos indesejados, como morder o rabo ou destruir objetos da casa.
Pode ser uma mudança no manejo ambiental, com a introdução de atividades e de acessórios que deem ao pet oportunidade de escolha para exercer seus comportamentos naturais.
A primeira coisa a fazer ao observar que o cachorro está mordendo o rabo com frequência é verificar se ele apresenta outros sintomas. Leve-o ao veterinário para um check-up, a fim de identificar a origem do problema.
Lembre-se de que, além do incômodo causado pela coceira, causas aparentemente inofensivas, como picadas de pulga, podem evoluir para algo mais grave (ademais, ectoparasitas são transmissores de doenças).
“Ao mordê-la, o pet pode causar lesões na cauda, podendo gerar inflamação ou infecções importantes”, alerta a Dra. Júlia Bezerra. “Por se tratar de uma continuação da coluna, a cauda, quando infeccionada, poderá necessitar de intervenção médica e até cirúrgica”, diz.
O tratamento vai depender da origem do problema. Em alguns casos, a Dra. Júlia explica que o uso do colar protetor (elisabetano) é útil para evitar que o pet alcance a região com o focinho.
Por fim, levar o cachorro para um check-up no veterinário ao menos uma vez por ano e manter os antiparasitários profiláticos em dia são medidas importantes. Elas ajudam na manutenção da saúde física do seu amigo, evitando problemas e explicando porque o cachorro morde o rabo.
Criar uma rotina adequada, com horários para acordar, comer, dormir, brincar e passear, além de manejo ambiental que leve em conta as necessidades da espécie. Tudo é fundamental para aumentar o bem-estar e qualidade de vida do amigo de quatro patas.
Se você tem um cachorro mordendo o rabo, procure ajuda de um especialista para entender as causas. As unidades da Petz estão prontas para recebê-los. Aproveite e continue acompanhando todos os conteúdos do blog!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…