Existem várias maneiras que os cães desenvolvem para nos mostrar problemas ou resolver algo que está incomodando eles. Por exemplo, você já viu um cachorro mordendo a própria pata? Isso pode significar uma série de coisas que, na maioria, não são muito boas.
Por isso, é importante que o tutor saiba observar o pet e identificar quando há um comportamento estranho. Dessa forma, medidas podem ser tomadas para evitar o hábito e as consequências do cachorro mordendo a própria pata. Saiba mais sobre o tema a seguir!
Como falamos ali em cima, um cachorro que morde a própria pata pode sinalizar várias coisas. Por isso, para entender o motivo desse hábito, é fundamental levar o pet ao médico-veterinário para que o profissional possa avaliar a saúde do bichinho.
Portanto, se você perceber esse comportamento contínuo no seu peludo, a melhor opção é levá-lo a um especialista. A seguir, separamos algumas das principais causas para você entender como os pets desenvolvem esse costume.
Um motivo muito comum, mas que causa incômodo e pode ser a razão do cachorro roendo a pata é a condição das unhas do bichinho. Nesse caso, as unhas podem estar muito grandes, machucando o pet no dia a dia, enquanto ele anda ou brinca.
Isso faz com que ele tente “cortar” as próprias unhas por meio das mordidas. Claro, não é um método recomendado e pode criar machucados nas patinhas dos cães. Para evitar que o cachorro fique mordendo a própria pata por esse motivo, é preciso manter as unhas do bichinho sempre aparadas.
Nesse sentido, lembre-se de tomar muito cuidado com as terminações nervosas das unhas e utilizar ferramentas feitas para o uso em pets. Se você não tiver muita experiência ou dificuldade em encontrar a altura ideal para o corte, não arrisque e procure a ajuda de um especialista.
Uma das formas que os cães usam para se coçar é dando pequenas mordidinhas no local de incômodo, principalmente quando as patas deles não alcançam a área. Por isso, ao sentir coceira nas almofadinhas, é comum ver cachorro mordendo pata para aliviar a sensação.
No entanto, se o cachorro mordendo a pata é algo constante, pode ser sinal de que ele está com algum tipo de alergia. Essa questão dermatológica pode aparecer por motivos diversos, seja por uma picada de inseto, algum alimento que causa reação ou produtos e resíduos alergênicos.
Uma das maneiras de parar com as mordidas e as lambidas nas patas é realizar testes para entender o que está causando a alergia. Para isso, você pode contar com a ajuda de um médico-veterinário, que identificará a causa da alergia e algumas formas de tratá-la mais rapidamente.
O fator psicológico também pode influenciar o hábito de um cachorro mordendo a própria pata. Um cão ansioso, estressado ou depressivo pode desenvolver essa mania como forma de aliviar esses sentimentos. Trata-se de um comportamento obsessivo, ligado às questões psicológicas, que precisam de tratamento.
Cães que se exercitam ou brincam pouco e não têm acesso a um ambiente enriquecido também podem sofrer com esse problema. As atividades são parte fundamental do dia a dia de um pet, por isso, fazer passeios constantes e deixar brinquedos à disposição dele é uma das principais responsabilidades do tutor.
No caso de doenças psicológicas, o acompanhamento deve ser feito com um médico-veterinário. O especialista poderá indicar a medicação e as medidas corretas a serem tomadas para que o quadro de saúde do cachorro melhore e, com isso, os hábitos destrutivos desapareçam.
Se você acredita que seu cão não se encaixa em nenhum dos motivos citados acima, existem outras hipóteses a considerar. Observe e procure sinais dos seguintes motivos para entender se o hábito de morder a pata pode estar associado a algum deles:
Cada um desses motivos pode exigir um tratamento diferente. Um especialista poderá examinar e indicar o produto correto para cada pet individual, podendo até mesmo sugerir mudanças de rotina para o peludo.
“Meu cachorro morde a própria pata. Devo me preocupar?” Nem sempre. Isso porque, como explicamos anteriormente, essa pode ser apenas uma forma de aliviar uma coceira momentânea. No entanto, se é um hábito recorrente, em que o cãozinho não para de morder e lamber a pata, aí é um sinal de alerta.
Esse hábito pode causar machucados e feridas nas patas dos cães, o que pode gerar uma série de problemas. Dessa forma, descobrir a causa e agir contra ela o mais rapidamente possível é a melhor maneira de evitar complicações futuras.
Por isso, se você ver um cachorro mordendo a própria pata repetitivamente, procure um médico-veterinário e explique a situação para ele. O profissional fará os exames necessários e indicará o tratamento mais útil para a questão.
Para mais dicas sobre a saúde, o comportamento e o bem-estar dos amigos de quatro patas, não deixe de acompanhar o blog da Petz! Postamos conteúdos regularmente para que os cuidados com o seu pet sejam sempre ideais!
Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…
Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…
Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa,…
Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…