Cachorros

Cachorro marcando território: aprenda a resolver o problema em 5 passos

Se você tem um cachorro marcando território em casa, provavelmente, está buscando soluções para o problema. Afinal, além dessa situação não ser nada agradável, talvez, há algo de errado causando este comportamento no peludo! 

Por mais que nossos filhos de quatro patas sejam fofos e divertidos, às vezes, o comportamento dele pode incomodar. Pensando nisso, elaboramos um guia com cinco passos para ajudar um cachorro marcando território! Continue lendo para aprender. 

Por que os cães marcam território?

Provavelmente, você já viu um cachorro marcando território. Este comportamento dos peludos é muito comum e, muitas vezes, representado até em desenhos animados! Mas por que o cachorro marca território

A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, explica que este comportamento está relacionado à ancestralidade dos pets. Quando se sentem ameaçados, os cachorros têm a necessidade de se impor como um membro daquele espaço. Assim, marcar território significa proteção. 

Como ajudar o seu peludo a parar de marcar território?

Como podemos perceber, na maioria das vezes, a marcação de território está relacionada com fatores externos, que podem estar incomodando o peludo. Então, o que fazer para o cachorro parar de marcar território? Abaixo, iremos ensinar a identificar o problema e sugerir soluções para resolvê-lo. Confira

1. Identifique o tipo de urina

O primeiro passo é saber se você tem um cachorro marcando território ou simplesmente um pet que não sabe onde fazer xixi. Conforme explica a Dra. Louise, nos dois casos, a urina  é diferente e não é difícil diferenciá-la.

Urina comum

Vem em grande quantidade e com odor mais fraco. Nesses casos, talvez, seja necessário reforçar o aprendizado sanitário. A veterinária lembra que, em alguns casos, a urina fora do lugar pode ser sintoma de problema de saúde. 

Urina de marcação de território

Quando o cachorro está marcando território, ele faz xixi em pequenas quantidades e com um odor muito forte. A Dra. Louise explica que, em alguns casos, a urina sai em forma de jato, podendo atingir móveis ou até paredes. 

2. Encontre a origem do problema

Agora que você já sabe que seu cachorro está marcando território, o segundo passo é encontrar a origem do problema. Conforme explica a Dra. Ana Paula, os cães adotam esse comportamento quando se sentem ameaçados. Isso pode ocorrer por diferentes motivos:

  • introdução de novo pet;
  • mudanças de casa;
  • chegada de um novo membro à família;
  • cachorras no cio nas proximidades;
  • estresse.

Verifique se houve mudanças bruscas em sua família recentemente, se outros pets têm visitado sua casa ou se as cachorrinhas da região estão com comportamento diferente. 

3. Tente deixar o pet mais confortável

A melhor forma de evitar o problema é mostrando para seu peludo que ele está seguro e não há nada a temer! Algumas recomendações podem ajudar neste sentido. 

Faça todas as introduções necessárias

Quando chega um novo pet, é normal que o antigo morador se sinta ameaçado. Porém, com um pouco de estímulo, os dois irão perceber que podem ser grandes amigos! 

Introduza um pet a outro e realize brincadeiras que envolvam toda a família. Esta é uma maneira de mostrar para seu filho de quatro patas que novos amigos são sempre bem-vindos. 

Bloqueie a visão da rua

Quando o pet tem contato com o exterior o tempo todo, ele está constantemente observando outros cães, indivíduos, carros e elementos que podem parecer ameaçadores. Tente deixar seu peludo em um espaço mais reservado. 

Evite barulhos e movimentações intensas

Situações como obras, mudanças e outros cenários muito movimentados podem estressar os pets. Se você estiver passando por um momento assim, coloque seu peludo em outro cômodo, onde ele poderá ficar mais confortável. 

As recomendações acima costumam ajudar um cachorro marcando território, mas, em alguns casos, outras medidas são necessárias.

4. Considere a castração

Será que cachorro castrado marca território? Na verdade, a castração é a forma mais eficiente de evitar esse comportamento no peludo. Conforme explica a Dra. Ana Paula, dificilmente, os pets operados desenvolvem este tipo de comportamento. 

Essa é uma cirurgia simples, segura e muito recomendada por especialistas! Além de deixar o pet mais tranquilo e menos agitado, a castração evita graves problemas de saúde, como os temidos tumores. 

Castrar cachorro diminui “marcar território”, sendo um ato de tutoria responsável. Mas, se mesmo após operado, o pet ainda apresentar esse comportamento, é necessário pedir ajuda. O cachorro castrado marca território apenas em situações muito atípicas e específicas. 

5. Consulte um profissional

“Recomendamos procurar um profissional especialista em comportamento, principalmente nos casos em que o pet já tornou aquilo um hábito”, comenta a Dra. Ana Paula. 

Nas clínicas da Petz, há profissionais em diversas áreas de atuação, inclusive especialistas em problemas comportamentais, que poderão ajudar você e seu filho de quatro patas de forma segura e eficaz. 

Seguindo estes cinco passos para ajudar um cachorro marcando território, você poderá deixar seu peludo mais tranquilo e, consequentemente, se livrar dos temidos xixis fora do lugar! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

23 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago