Cachorros

O cachorro Fila é bravo mesmo? Saiba mais sobre a raça

Algumas raças caninas recebem fama por serem destemidas e agressivas. Existe até um ranking que indica quais são as consideradas violentas. Descubra se o cachorro Fila é bravo de verdade ou isso não passa de um mito.

O motivo de criação e uso do cachorro Fila determina certos comportamentos. No entanto, é preciso tomar cuidado para não confundir pré-disposição com determinação, já que diversos outros pontos podem influenciar o comportamento do animal.

Um pouco sobre a origem do Fila Brasileiro

Alguns dizem que a raça seria o resultado da mistura de Mastins, Dogues e São Humbertos (Bloodhounds). Já outros acreditam que ela surgiu da mistura do Fila Terceirense, raça portuguesa já extinta, com o Mastim Inglês.

Há outra hipótese em que o Fila teria surgido a partir da mistura de diversos cães não necessariamente de raça definida, entre eles, alguns cães indígenas e selvagens. 

Seja como for, documentos antigos mostram que a raça está presente no Brasil desde os tempos da colonização, utilizada, inicialmente, pelos bandeirantes, tanto na caça quanto na proteção das bandeiras. Logo, era esperado que fosse um cão valente, forte, determinado e atento à presença de estranhos. 

Por conta disso, as pessoas podem acreditar que o cachorro Fila é bravo. Porém, tanto o Fila Brasileiro quanto as demais raças tem o temperamento relacionado ao ambiente em que vive.

Características gerais do Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é uma das raças de cão brasileiro que dá muito orgulho, pois foi a primeira a ser reconhecida internacionalmente. A seleção genética feita ao longo dos anos formou um animal valente e equilibrado emocionalmente.

Como todo bom cão de guarda, o Fila Brasileiro é um excelente guardião e defende a família de forma muito corajosa, com a qual se dá muito bem e é um fiel companheiro.

Ele não confia em estranhos, por isso, caso veja um grandalhão desses, não chegue perto com muita intimidade. Ele pode não ser muito amigável e causar um acidente grave.

Características físicas

O Fila é um cão molossoide, por isso, é grande, robusto e muito forte. O focinho e os olhos são pretos. As orelhas são caídas e médias. O rabo é fino e longo. As patas são grandes e possantes.

As bochechas são longas e dão uma cara de quem está sempre alerta. Os machos podem chegar a 75 cm de altura (do chão à cernelha) e as fêmeas, até 70 cm.

Personalidade

Conforme a descrição do padrão oficial, feita pela Fédération Cynologique Internationale, o cachorro da raça Fila é dotado de coragem, determinação e valentia notáveis, caracterizando-se pela aversão a estranhos.

Por outro lado, “para com os de sua casa, é dócil, obediente e extremamente tolerante com crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos”, acrescenta a ficha.

Socialização

A socialização é um processo pelo qual o cão passa e determina como ele se comporta com as pessoas, estranhos, outros animais, barulhos, cheiros, ambientes e objetos.

Para o Fila Brasileiro, a socialização é muito importante. Logo que o filhote chega em casa, já é possível colocá-lo em contato com os mais diversos objetos, pessoas e tudo mais que o fará ser saudável do ponto de vista social.

Afinal, o Fila é bravo?

O cachorro Fila é bravo? A resposta é que depende. Tomando como exemplo o Pitbull, possivelmente, ele foi selecionado para servir de cão de briga, mas você já deve ter se deparado em algum com temperamento dócil e brincalhão.

Menos rara do que muitos imaginam, esse tipo de ocorrência mostra que outros fatores podem estar por trás do comportamento do cachorro, como é o caso das experiências vividas pelo pet.

Em geral, cães que não foram habituados ou tiveram experiências negativas com crianças e ruídos, em algum momento da vida, tendem a ser mais reativos ou agressivos nessas situações. 

Já quando o cachorro é socializado de maneira adequada — habituado a diferentes pessoas e situações — a tendência é que ele se torne um adulto bastante apto ao convívio em sociedade.

O que fazer para ter um pet tranquilo e sociável

O cachorro Fila é bravo se não for bem socializado, como qualquer outro. O importante é habituar qualquer raça, mas especialmente no caso aquelas com maior tendência à agressividade, às pessoas e às situações diversas ainda nos primeiros meses de vida. 

O ideal é sempre proceder de maneira controlada para evitar experiências negativas, que possam impactar negativamente. Com os cachorros de porte grande, todo o cuidado deve ser tomado para evitar acidentes.

Agora que você sabe se cachorro Fila é bravo ou não, que tal conferir outras publicações do blog Petz? Aqui, você encontra uma série de conteúdos com informações que o ajudam a ser um tutor ainda melhor!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago