Quem é tutor de um cãozinho cria um laço extremamente forte com ele, por isso muitos afirmam que já presenciaram o cachorro emocionado. Porém, será que a ciência pode confirmar isso? Hoje, vamos falar mais sobre as percepções que os tutores têm e o que pode ser cientificamente comprovado. Veja a seguir!
Existe cachorro emocionado? De acordo com a World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), a senciência inclui a capacidade de um animal experienciar estados afetivos positivos e negativos. Isso inclui emoções e outros sentimentos, como a fome e a sede, incluindo dor.
Com isso, os animais buscam experiências positivas e evitam as negativas. Nota-se que, independentemente do nível de inteligência do animal, o sofrimento e o prazer são propriamente a capacidade para sentir, não para pensar.
O reconhecimento que cachorro tem sentimentos na legislação pode ultrapassar a simples proteção à dor ou ao sofrimento. Uma vez que a definição de senciência inclui estados positivos e negativos, promove um bem-estar positivo, não apenas a proteção contra um nível baixo de bem-estar.
Diversos relatos de tutores de cães destacam que eles têm sentimentos. Algumas atitudes são vistas como provas dos sentimentos dos cachorros, como saber o horário que o tutor chega, diferenciar o barulho do carro ou esperar na porta.
Além disso, os tutores sabem identificar quando o pet está insatisfeito com algo, como quando não gostou de uma visita inesperada, pela simples mudança no comportamento do peludo.
Outra questão é que alguns cães demonstram ciúmes do tutor, e muitos ficam emburrados quando são contrariados. A ciência vê essas ações como instinto de proteção de recursos, mas os tutores veem como emoções e sentimentos do cachorro. Aliás, será que a felicidade é um sentimento ligado à emoção?
Você já deve ter ficado tão feliz com algo que sentiu uma emoção imensa, não é mesmo? Quer maior felicidade que chegar em casa no final do dia e ser recebido com alegria pelo seu cachorro emocionado?
Ele pula, lambe, puxa sua roupa e quer atenção de todo modo. Após receber o devido carinho, acalma-se e segue você pela casa o tempo todo.
O assunto “emoções” é sempre bem complexo, já que as definições precisam de grandes discussões. No entanto, é consenso da ciência que emoções estão diretamente ligadas a como um indivíduo percebe o mundo a sua volta e como reage a diversos estímulos.
Dessa forma, é possível dizer que emoções consistem em meios de avaliar a experiência. O que se sabe hoje é que os cães conseguem identificar as expressões humanas: a forma com que os tutores falam e se movimentam, planejando os próprios comportamentos no futuro.
Quem nunca disse “meu cão sabe que fez coisa errada. Olha a cara dele!”? Às vezes, ele está apenas expressando um sentimento ruim diante de alguma atitude humana. Esse sistema de comunicação emocional do cachorro é fruto da evolução.
Para saber se o seu cachorro está feliz e bem, basta observar as atitudes dele. Como os tutores criam um laço enorme com os pets, dá para saber exatamente quando algo está errado. Veja essas dicas:
Agora que você já sabe tudo sobre um cachorro emocionado, que tal deixar seu amigão ainda mais feliz com as dicas do blog da Petz? Navegue e descubra diversas informações sobre o mundo dos peludos!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…