Cachorro desmaia quando fica feliz? Saiba o que fazer nesses casos
Publicado em 18 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5min
Você já deve ter ouvido falar que cachorro desmaia quando fica feliz, contudo, isso não é verdade. Caso isso aconteça, existe algum tipo de doença de base que precisa ser esclarecido pelo veterinário. O cachorro pode desmaiar por outros motivos, e é sempre bom entender para saber o que fazer em situações assim.
Quando o cachorro desmaia ocorre a perda temporária dos sentidos. As características de um desmaio que podem ser observados pelo tutor são perda dos sentidos e relaxamento dos músculos. Essa situação onde o cachorro desmaia quando fica feliz é chamada de síncope. Em seguida, vamos falar mais sobre esse assunto para que os tutores entendam e possam agir com rapidez em caso de desmaios em cachorros.
O cachorro pode desmaiar de felicidade?
Quem é tutor de cachorro sabe que pode sair dez vezes de casa no mesmo dia e será recebido com muita alegria pelos cachorros nas dez vezes. Entretanto, é exatamente nesse momento do cachorro feliz com a chegada do dono que o coração dele dispara devido à agitação.
Além disso, se por algum motivo foi cortado o oxigênio de seu cérebro, o cachorro pode desmaiar. Porém, caso você perceba que ele desmaiou de emoção, um veterinário deve ser consultado.
Isso porque o desmaio pode ser devido a algumas doenças, e alguns exames são necessários para diagnosticar o problema. Quer saber por que o cachorro desmaia quando fica feliz? Em seguida, veja algumas das causas mais comuns que podem ocasionar o desmaio em cachorros.
Quais causas podem levar os cachorros desmaiarem?
Agora que você já sabe que desmaio de cachorro feliz tem relação com alguma doença, veja, em seguida, as causas que podem levar à síncope nos cães, ou seja, ao desmaio:
- algumas doenças neurológicas podem levar o cachorro ao desmaio;
- alterações no sangue, como, por exemplo, a hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue, é outro fato que pode causar desmaio nos cachorros;
- a diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, ou seja, a anemia, pode deixar o pet abatido e causar a perda de consciência;
- uma dor intensa também pode levar o pet ao desmaio, principalmente em casos de trauma;
- a respiração muito ofegante ou a dificuldade em respirar também podem fazer com que falte oxigênio no cérebro, ocasionando o desmaio.
Esses são alguns problemas que podem estar ligados ao desmaio em cachorros, contudo, todos eles precisam de um diagnóstico veterinário. Além disso, em nenhum desses casos o tutor pode simplesmente medicar seu pet.
Somente um especialista poderá fazer o diagnóstico correto em relação ao desmaio de um cachorro. Contudo, o tutor pode ajudá-lo com os primeiros socorros. Confira!
O que fazer se meu cachorro desmaiar?
Os primeiros-socorros são fundamentais para a recuperação do seu cachorro, assim como a observação constante de sua saúde. Desse modo, se o seu cachorro desmaiar, leve-o imediatamente ao veterinário.
Mas o que fazer se o cachorro desmaia quando fica feliz? O desmaio em cachorros não é algo comum e corriqueiro, por isso, requer cuidados. Veja como proceder caso seu cão sofra um desmaio:
- facilite sua respiração, mantendo-o de lado e com o pescoço esticado;
- fique atento à respiração do pet e observe se ela está tranquila ou ofegante;
- converse com ele, chame-o com calma para que ele recobrar a consciência;
- cheque se ele tem batimentos cardíacos;
- observe quanto tempo ele ficou desmaiado para informar ao veterinário;
- leve-o à emergência veterinária no colo, com cuidado e gentileza caso ele não recobre os sentidos.
O que você não deve fazer em caso de desmaio em cachorros?
Em uma situação de desmaio do seu cachorro, jamais jogue água no focinho dele, pois isso vai assustá-lo e pode agravar seu quadro de saúde. Observe que essas são situações emergenciais de primeiros-socorros, e o mais importante é levar seu cachorro imediatamente à emergência veterinária.
Saiba quais são as raças de cachorros mais propensas a desmaiar
Essa é uma das curiosidades de cachorro mais comuns, principalmente se você desejar adotar um cachorro que é mais propenso a desmaiar. Sabendo o que fazer, ele vai ter uma vida muito mais tranquila e feliz. Veja, em seguida, as raças que podem desmaiar com mais facilidade:
- Boston Terrier;
- Boxer;
- Buldogue francês;
- Buldogue inglês;
- Cavalier King Charles Spaniel;
- Dogue de Bordeaux;
- Lhasa Apso;
- Maltês;
- Pequinês;
- Pug;
- Shih-tzu.
Note que essas são raças braquicefálicas, ou seja, cachorros que possuem o focinho curto. Continue a leitura e entenda por que elas são mais propensas a desmaiar.
Por que os cachorros com focinho curto são mais propensos a desmaiar?
Os cachorros com focinho curto, ou seja, os cachorros braquicefálicos, derivam de cruzas de cães com focinho cada vez mais curtos. O objetivo é de terem o maxilar proporcional ao corpo.
Entretanto, tais mudanças impactaram negativamente a saúde dessas raças, já que passaram a ter problemas respiratórios. Essas raças precisam de mais atenção de seus tutores, principalmente em relação ao que aconteceu com a respiração deles.
A dificuldade em respirar pode fazer com que sofram desmaios, pois não conseguem resfriar o corpo de forma adequada e podem ter hipertermia. Portanto, o cuidado do tutor é essencial quando o cachorro braquicefálico está muito agitado.
Hoje você entendeu que não é verdade que cachorro desmaia quando fica feliz. Além disso, esse fato pode vir de alguns problemas com o pet, portanto, ficar atento e realizar consultas com o veterinário periodicamente é sempre a melhor pedida. Quer aprender mais? Acompanhe o blog da Petz e confira outros conteúdos como esse.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário