Cachorros

Cachorro correndo de um lado pro outro: entenda o comportamento

Um cachorro correndo de um lado pro outro ou andando em círculos demonstra um hábito um tanto quanto incomum em alguns casos. Afinal, por que será que o animal age dessa maneira?

Os motivos são variados: pode ser porque a brincadeira “pegou fogo”, ou mesmo porque realmente há algo de errado com o bichinho. Por isso, é importante entender as causas que deixam o cachorro correndo de um lado pro outro. Continue a leitura!

Brincadeira ou problema?

Ver o cachorro correndo de um lado pro outro de vez em quando é normal — o comportamento é natural na espécie. Quando o cão está com um pico de energia, precisa descarregá-la. Por isso, corre pra lá e pra cá sem motivo aparente.

Porém, também há algumas doenças que podem deixar o cachorro agitado. Nesses casos, ele pode ficar correndo sem parar. Sendo assim, entender o que está acontecendo é o primeiro passo para ajudar o seu pet. Veja um pouco mais sobre as causas do comportamento a seguir.

Excesso de energia

Esse é o caso em que o tutor não precisa ficar preocupado. Quando o cachorro está com excesso de energia, quer brincar mais e passear mais porque só quer saber de correr por aí!

Aliás, não fique impressionado se isso acontecer mesmo logo após o passeio. O cachorro pode voltar para casa ainda meio eufórico. Portanto, se ele quiser queimar o que restou de energia antes de descansar um pouco, continuará correndo pelos cômodos.

Nesses casos, quando o cachorro volta para casa e continua correndo feito um maluquinho, a solução é aumentar um pouco o trajeto do passeio. Além disso, vale reservar um tempo para brincar com o amigão. Isso será bom tanto para você quanto para ele!

Ansiedade

Outra causa do comportamento pode ser a ansiedade. Os sintomas do cachorro ansioso são agitação, destruição de objetos e andanças de um lado para o outro ou em círculos. Há diversos fatores que causam esse quadro nos cães, como:

  • medo de algum barulho, como trovão e fogos de artifício;
  • traumas;
  • solidão;
  • separação (do tutor, de outro cão, da mãe etc.);
  • estereotipia (comportamentos repetitivos sem propósito).

Além de ficar inquieto, correndo de um lado para o outro, o cachorro ansioso costuma não se alimentar direito, lambe as patas com frequência, chora ou fica latindo. Os sinais nem sempre acontecem ao mesmo tempo, mas são fáceis de notar.

Se esse for o caso, investigue o que está causando ansiedade no seu amigão. Muitas vezes, o cão não está conseguindo expressar seus comportamentos naturais. Isso prejudica seu bem-estar. Consequentemente, ele cria comportamentos estereotipados e reprime os instintos naturais a longo prazo.

Quando isso acontece, o hormônio do estresse aumenta no organismo, podendo causar problemas crônicos de saúde após um tempo. Portanto, é importante conversar com um especialista, que indicar a melhor alternativa para ajudar seu pet nesse momento mais estressante.

Outros motivos que merecem a atenção do tutor

Além do excesso de energia e da ansiedade, questões relativamente mais tranquilas de lidar, o cachorro correndo de um lado pro outro, ou andando em círculos, pode estar com outros problemas. Conheça mais sobre eles a seguir.

Síndrome vestibular canina

O nome parece complicado, mas quem já teve um pouco de tontura e foi ao médico, pode saber do que se trata. O sistema vestibular nada mais é que o grande responsável pelo equilíbrio e pela noção de espaço dos animais e dos humanos.

Quando esse sistema está com algum problema, o animal pode ficar desnorteado. Ele perde o equilíbrio e fica caindo frequentemente. Também pode acontecer de ele ficar com a cabeça caída para um dos lados ou começar a andar em círculos.

Isso normalmente é causado por otite, AVC ou alguns problemas neurológicos. No entanto, ainda que menos frequente, também pode ser alguma alteração congênita, traumas, distúrbios hormonais ou meningoencefalite.

Síndrome da disfunção cognitiva (SDC)

A disfunção cognitiva causa alteração no comportamento dos cachorros. É uma doença neurodegenerativa que costuma atingir os cães mais velhos fazendo com que o pet comece a andar de um lado para o outro ou em círculos.

Ele fica desorientado e confuso. Essa disfunção também é conhecida como “demência canina” ou “Alzheimer dos cães”. Ainda há outros sinais que podem ser decorrentes da SDC, tais como: ficar parado olhando para o nada, alteração no sono, apatia, mudança no apetite, latidos excessivos, agitação, entre outros.

Tumor cerebral

Esse diagnóstico causa bastante receio. Portanto, é importante manter o acompanhamento veterinário do amigo de patas em dia para iniciar o tratamento rapidamente. O tumor cerebral pode ser o responsável por comportamentos estranhos do cachorro.

É mais comum que ele apareça nos animais mais velhos. Os sintomas podem ser muito parecidos com os da síndrome vestibular, ocasionando convulsões, dor, confusão mental e incoordenação motora. Muitas vezes, o tumor cerebral deixa o cachorro inquieto e perdido.

Quando procurar ajuda?

Ao notar o cachorro correndo ou com qualquer comportamento recorrente e anormal, leve-o ao veterinário de sua confiança. O profissional vai examinar o animal, solicitar exames se for necessário, e orientar sobre o melhor tratamento para o pet ficar bem.

Estar atento ao seu pet e procurar ajuda quando necessário garante o bem-estar do animal. Agora que você já sabe os motivos do cachorro correndo de um lado pro outro, que tal agendar uma consulta no Centro Veterinário Seres e verificar se está tudo bem com ele? Os veterinários estão prontos para ajudar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

15 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago