Os insetos produtores de mel são comuns no dia a dia. Assim, muitos cães adoram persegui-los, chegando até mesmo a engoli-los, gerando a dúvida: o que fazer se meu cachorro comeu abelha?
As picadas de abelha não são tão dolorosas quanto as de marimbondos. Tampouco costumam ser tão perigosas quanto as de outros animais peçonhentos, como escorpiões e algumas espécies de aranha. Continue a leitura e saiba o que fazer se seu cachorro comeu abelha.
Ser picado por qualquer inseto nunca é uma experiência agradável. Além de dolorosas, as picadas ainda podem causar inchaço e outras reações, como a alergia.
Porém, no caso da picada de abelha em cachorro, o mais comum é que os sintomas desapareçam por conta própria após algumas horas. Mas nem sempre isso acontece, alguns fatores podem influenciar no quadro.
Conforme explica a Dra. Larissa Seibt, médica-veterinária da Petz, por se tratar de algo doloroso, cachorro com picada de abelha apresenta desconforto. “Ainda, a substância liberada pelos insetos provoca uma reação local que, em alguns animais, torna-se mais exacerbada devido à sensibilidade do indivíduo, que poderá desenvolver reação de choque anafilático”, alerta.
A especialista diz ser possível discriminar dois tipos de acidentes. “O primeiro com animais que recebem uma ou poucas picadas e geralmente apresentam reação local, e o outro em animais que são mais sensíveis às toxinas liberadas pelo ferrão”.
Por fim, há um terceiro tipo de acidente bastante grave que ocorre quando o pet sofre com múltiplas picadas de abelha. Nesses casos, o cachorro pode apresentar convulsão, coma e evoluir para morte por conta da cardiotoxicidade do veneno.
Como tratar picada de abelha em cachorro? Seja como for, ao observar qualquer sintoma, tais como inchaço, vermelhidão, apatia, salivação e alterações na frequência respiratória, procure um veterinário com urgência.
Além dos casos mencionados no tópico acima, existe uma outra situação, que é quando o cachorro come a abelha, depois de perseguir o animal. Esse tipo de ocorrência inusitada oferece algum risco para a saúde do cãozinho?
Conforme explica a Dra. Juliene Moura de Oliveira Silva, médica-veterinária da rede Seres, a resposta é sim. “Quando o cão come uma abelha, ele geralmente tenta mastigá-la, podendo sofrer picadas internas, como, por exemplo, na língua e na gengiva”, diz.
Segundo a especialista, assim como nos outros casos, o cachorro que comeu abelha pode ter reação de hipersensibilidade devido à picada. Dependendo do órgão atingido, o edema gerado pode levar a consequências mais graves, como dificuldade para respirar.
Quanto aos primeiros socorros, antes de mais nada, observe atentamente as reações do cão após a ingestão da abelha. Se o peludo der sinais de dor ou começar a apresentar inchaço em qualquer região da boca, procure imediatamente atendimento veterinário para ele.
Gostou de saber um pouco mais sobre o que fazer se seu cachorro meu abelha e quais sintomas o peludo apresenta? Então confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…