Com maior ou menor frequência, todo mundo já passou por um episódio de constipação. Ainda que, na maior parte das vezes, trata-se de um quadro de pouca gravidade, todo cuidado é pouco. Pensando nisso, será que existe cachorro com prisão de ventre?
A constipação costuma ser bastante incômoda, desencadeando sintomas desagradáveis, como dor abdominal. Por isso, ao observar que o pet não está defecando como de costume, é bom ficar atento, pois, também há casos de prisão de ventre canina.
Conversamos com a Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia, para entender mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira causas de cachorro com prisão de ventre, diagnóstico, tratamento e prevenção.
De maneira semelhante ao que ocorre no organismo humano, a constipação em cães, termo técnico mais adequado para cachorro com prisão de ventre, é resultado do mau funcionamento do intestino. Isso porque leva ao endurecimento e ao ressecamento das fezes, além de dificuldade para evacuar.
Segundo explica a Dra. Ana Rita, as principais causas de cachorro com constipação intestinal são: dor crônica, geralmente ortopédica, como dor em coluna, quadril ou joelhos, tumores (câncer) em cólon e reto, estenose do canal pélvico, provocada por problemas como fraturas em coxal, desidratação e dieta pobre em fibras.
Em outras palavras, a prisão de ventre em cachorro pode ser tanto resultado de um estilo de vida inadequado quanto um sintoma de um problema mais grave. Portanto, ao observar que seu amigo de quatro patas parece estar com dificuldade para evacuar, não deixe de levá-lo a uma consulta veterinária quanto antes.
De acordo com a gastroenterologista, um dos sintomas de prisão de ventre em cachorro é o pet começar a “pular” dias de defecação. Ou seja, não evacuar todos os dias, como faria normalmente e seria o esperado.
“Outro sinal é quando o cachorro demonstra sentir dor ao defecar, isto é, quando vocaliza (“chora”) no momento da defecação”, diz a especialista. Por isso, é importante ficar atento ao pet.
Conforme os dias vão passando sem que o cão consiga evacuar corretamente, os sinais clínicos tendem a ficar mais sérios, de modo que o cachorro pode ficar desidratado, parar de comer e apresentar dor abdominal.
“Depois de muitos dias, ele pode vomitar, desidratar gravemente e, em quadros gravíssimos, pode até vir a óbito”, alerta. Quanto aos grupos mais propensos a apresentarem o problema, o cachorro com prisão de ventre pode ser de qualquer raça.
“No entanto, raças de grande porte são predispostas a doenças ortopédicas, a primeira causa da constipação em cães”, explica a Dra. Ana Rita. Entre os problemas mais frequentes em cães de grande porte e que podem estar associados à constipação, a especialista ainda cita:
Sempre que o pet der sinais de estar com prisão de ventre, o ideal é procurar um médico-veterinário o mais rápido possível, principalmente porque, a princípio, não se sabe a causa da constipação.
Portanto, “se o tutor der um medicamento laxativo para cães com prisão de ventre, e houver uma obstrução na saída das fezes, o animal pode ter o intestino rompido”, esclarece a médica-veterinária.
Também por esse motivo, nunca dê remédio caseiro para prisão de ventre em cães para auxiliar no alívio do problema. Todo e qualquer medicamento deve ser administrado apenas com orientação veterinária.
O tratamento da constipação vai depender da causa primária. Para isso, o médico-veterinário fará uma avaliação individual do paciente, podendo ser indicada a realização de exames complementares, como raio-x e ultrassom. Além disso, o estado geral do pet também é importante para determinar o tratamento adequado.
“Há graus de constipação em que o paciente precisa ser sedado e anestesiado para uma lavagem intestinal e retirada das fezes ressecadas”, explica a especialista. Em casos mais graves, pode haver indicação para cirurgia.
Já em casos mais leves, decorrentes de problemas no manejo, o veterinário poderá prescrever um laxante e avaliar a resposta do paciente. Porém, o remédio para prisão de ventre em cachorro vai variar de um diagnóstico para outro.
Assim como acontece com os humanos, um estilo de vida sedentário e uma alimentação inadequada são fatores que podem estar por trás da constipação em cães. Por isso, uma boa maneira de ajudar a prevenir cachorro com prisão de ventre é estimulá-lo a fazer atividades físicas.
Passeios, brincadeiras e enriquecimento ambiental são ótimas alternativas, além de uma alimentação balanceada de acordo com as necessidades da espécie, o que pode ser feito com a ajuda de rações de qualidade, do tipo standard ou super premium.
Uma vez que a constipação também pode ser resultado de alterações físicas mais graves, como tumores e problemas ortopédicos, outra maneira de ajudar a preveni-la é levar o pet para um check-up veterinário ao menos uma vez por ano. Isso facilita a identificação de quaisquer alterações logo no início.
“Quanto antes intervirmos, mais fácil e eficaz será o tratamento”, diz a especialista em gastroenterologia. Lembre-se de que, embora possa parecer inofensiva, a constipação pode desencadear problemas graves.
“Se nada for feito, o cólon pode acumular tantas fezes a ponto de romper o intestino”, alerta a Dra. Ana Rita. Além disso, com as fezes paradas, o intestino começa a translocar bactérias, de modo que o paciente pode entrar em um quadro de infecção generalizada”.
Se estiver procurando por alimentos de qualidade para mimar o seu cachorrinho, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira as rações que temos para seu pet.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…