Quando acordamos com os olhos cheios de remela, é uma sensação bem desagradável. Com os nossos pets não é diferente, afinal, um cachorro com muita remela pode se sentir incomodado.
A remela em cachorro pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano. Porém, quando ela está aparecendo em excesso, é um sinal de que alguma coisa pode estar acontecendo com o bichinho. Separamos algumas das possíveis causas e o que fazer nessa situação!
A secreção que se acumula nos olhos enquanto dormimos é chamada popularmente de remela. Todo mundo já levantou de manhã e, quando se olhou no espelho, viu a sujeirinha ali presente. É totalmente normal!
É como se fossem pequenas lágrimas que produzimos durante o sono e vão ficando ali até formar casquinha de manhã. Isso também acontece com os peludos, sendo um pouco mais grossa e com um tom mais amarelado do que a do ser humano.
Para saber se o cachorro está com muita remela nos olhos, é preciso observar quantas vezes você precisa limpá-los. Calma, mais adiante falaremos como deve ser feita a limpeza das casquinhas com cuidado.
Voltando, se você precisa retirar a sujeira dos olhos do pet mais de uma vez por dia, significa que o cachorro está com muita remela. Observe também a cor da secreção, ela deve estar sempre em tons amarelados.
Se o cachorro está com remela verde nos olhos é um sinal de alerta para o tutor. Pode ser, por exemplo, que o cãozinho esteja com alguma infecção bacteriana no local. Acompanhe algumas possíveis causas para a remela em excesso nos cães.
Uma doença que atinge os humanos e também os animais é a conjuntivite. Ela pode ser um tipo de infecção bacteriana que está deixando o cachorro com muita remela, principalmente esverdeada. Normalmente, a conjuntivite nos cães é secundaria a alguma alteração, como por exemplo a falta de lágrima ( popularmente chamada de olho seco).
Além desse sintoma, o cão pode ficar com o olho vermelho, irritado e inchado. Será fácil notar qualquer alteração causada pela conjuntivite, pois ela faz questão de se apresentar. Ela pode ser viral, bacteriana ou por substâncias tóxicas.
Vira e mexe, seu peludo pode sofrer com alergias. Ela se apresenta de diversas formas, como dar um espirro quando entra em contato com a poeira, quando o ar está seco ou quando come algo que não lhe cai bem.
Uma das apresentações alérgicas é nos olhos, irritando a região do seu amigão e deixando o cachorro com remela amarela nos olhos. É importante identificar a causa da alergia para afastar o cão do que ele não pode chegar perto.
Também conhecida como ceratoconjuntivite seca a síndrome do olho seco causa muita remela e faz o pet piscar com mais frequência. É como se o cão não estivesse produzindo lágrimas suficientes para manter os olhinhos úmidos na medida certa.
Então, ele vai procurar maneiras de refrescar os olhos, como piscar mais vezes, produzindo remela em excesso. Outro sintoma é o pet não conseguir abrir os olhos, de tão irritados que estão.
O glaucoma é uma doença que se apresenta de forma aguda. O peludo pode ficar com os olhos vermelhos, aumentar a quantidade de secreção (remela), sentir dor e, até mesmo, a perda de visão.
Se junto ao excesso de remela nos olhos o cão também estiver com aspecto esbranquiçado no globo ocular, é preciso buscar ajuda imediatamente. Assim, a doença não evolui!
Em caso de qualquer sinal ou sintoma ou se achar estranho o cachorro com muita remela, procure um especialista. Todas as doenças citadas podem ser tratadas, e o tratamento precoce é sempre a melhor alternativa!
Para evitar a remela no olho do cachorro, você pode:
Agora que você entendeu porque o cachorro tem remela nos olhos e quando é hora de buscar ajuda, vamos indicar a maneira correta de limpá-la. Claro que essas dicas servem somente quando a secreção é em quantidade e cores normais.
A melhor forma de limpar os olhos do pet é sempre com um algodão molhado em água limpa ou soro fisiológico. Isso será indicado por um profissional de saúde, de acordo com o seu peludo. Sempre faça movimentos leves e limpe a parte externa somente. Não deixe o algodão entrar em contato com a área interna dos olhos.
Lembre-se de nunca medicar seu bichinho de estimação sem a orientação de um profissional especialista. Seguindo as orientações do veterinário, seu pet estará com muito bem-estar.
O cachorro com muita remela pode ser um sinal de alerta. Agora que você já sabe o que fazer e quando é hora de procurar um especialista, ficou mais fácil ajudar seu peludo. Aqui, no blog da Petz, trazemos conteúdos informativos para ajudar no dia a dia do seu amigão de quatro patas!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…