Soltar fogos de artifício é uma tradição em épocas como Natal, Ano Novo e finais de campeonato de futebol. O problema é que, se para alguns eles contribuem para aumentar a diversão, para quem tem pets, eles podem ser um verdadeiro pesadelo. Afinal de contas, não é raro encontrar um cachorro com medo de fogos, né?
Aliás, engana-se quem pensa que a questão não deve ser levada a sério. Além do desconforto emocional, o medo dos rojões pode resultar em fugas e outros acidentes com o animal.
Seu amigo de quatro patas também fica apavorado com o barulho alto dos rojões? Preparamos algumas dicas de como acalmar um cachorro com medo de fogos. Confira!
Quando nossos amigos são expostos a ruídos altos pela primeira vez, a experiência pode ser muito traumática. Porém, isso não significa necessariamente que você tem um cachorro medroso ou algo do tipo.
Lembre-se de que, diferentemente de nós, os cachorros não sabem distinguir a origem do estrondo. Portanto, é natural que o associem a algum perigo, fiquem assustados e queiram fugir.
Agora, se você acostumar o pet desde cedo com barulhos altos, associando-os a coisas boas, ele não ficará tão assustado. Isso vale não só como macete de como acalmar o cachorro com medo de fogos de artifício. A técnica serve também para outros ruídos fortes, como os trovões.
Acostumar o cachorro ao barulho dos fogos é um processo gradual. Por isso, o ideal é que comece desde cedo. Afinal, uma vez que o pet adquiriu o trauma, torna-se mais difícil fazer com que ele perca o medo inicial.
Aqui vão algumas sugestões de como ajudar o cachorro com medo de fogos a se acostumar com os ruídos:
Caso o pet já tenha sido exposto de maneira descontrolada ao ruído de fogos, desenvolvendo o trauma, o procedimento para acostumá-lo a barulhos altos é o mesmo que foi descrito acima.
A diferença é que, nesse caso, ele é mais difícil e levará um pouco mais de tempo até que o cachorro se sinta seguro e passe a associar o som às brincadeiras.
Acostumar o cachorro com o barulho dos fogos de maneira controlada é a melhor maneira de evitar o desconforto emocional e acidentes gerados pelos fogos.
E quando não é possível agir de maneira antecipada? Saiba o que fazer com cachorro que tem medo de fogos, quando é necessário amenizar os riscos!
Dependendo da intensidade do trauma e das reações causadas, pode ser indicado o uso de calmante para cachorro com medo de fogos. Entretanto, a administração de produtos do tipo deve ser prescrita pelo veterinário.
Passado o dia da festa, procure um especialista que possa te ajudar na tarefa de superar o trauma com fogos. Vale lembrar que brinquedos recheáveis e interativos, como os que você encontra na Petz, são muito úteis no processo.
Gostou de saber como ajudar um cachorro com medo de fogos? Aqui no blog da Petz é assim, você encontra várias dicas e curiosidades incríveis sobre comportamento canino. Acompanhe as nossas publicações!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…