Soltar fogos de artifício é uma tradição em épocas como Natal, Ano Novo e finais de campeonato de futebol. O problema é que, se para alguns eles contribuem para aumentar a diversão, para quem tem pets, eles podem ser um verdadeiro pesadelo. Afinal de contas, não é raro encontrar um cachorro com medo de fogos, né?
Aliás, engana-se quem pensa que a questão não deve ser levada a sério. Além do desconforto emocional, o medo dos rojões pode resultar em fugas e outros acidentes com o animal.
Seu amigo de quatro patas também fica apavorado com o barulho alto dos rojões? Preparamos algumas dicas de como acalmar um cachorro com medo de fogos. Confira!
Quando nossos amigos são expostos a ruídos altos pela primeira vez, a experiência pode ser muito traumática. Porém, isso não significa necessariamente que você tem um cachorro medroso ou algo do tipo.
Lembre-se de que, diferentemente de nós, os cachorros não sabem distinguir a origem do estrondo. Portanto, é natural que o associem a algum perigo, fiquem assustados e queiram fugir.
Agora, se você acostumar o pet desde cedo com barulhos altos, associando-os a coisas boas, ele não ficará tão assustado. Isso vale não só como macete de como acalmar o cachorro com medo de fogos de artifício. A técnica serve também para outros ruídos fortes, como os trovões.
Acostumar o cachorro ao barulho dos fogos é um processo gradual. Por isso, o ideal é que comece desde cedo. Afinal, uma vez que o pet adquiriu o trauma, torna-se mais difícil fazer com que ele perca o medo inicial.
Aqui vão algumas sugestões de como ajudar o cachorro com medo de fogos a se acostumar com os ruídos:
Caso o pet já tenha sido exposto de maneira descontrolada ao ruído de fogos, desenvolvendo o trauma, o procedimento para acostumá-lo a barulhos altos é o mesmo que foi descrito acima.
A diferença é que, nesse caso, ele é mais difícil e levará um pouco mais de tempo até que o cachorro se sinta seguro e passe a associar o som às brincadeiras.
Acostumar o cachorro com o barulho dos fogos de maneira controlada é a melhor maneira de evitar o desconforto emocional e acidentes gerados pelos fogos.
E quando não é possível agir de maneira antecipada? Saiba o que fazer com cachorro que tem medo de fogos, quando é necessário amenizar os riscos!
Dependendo da intensidade do trauma e das reações causadas, pode ser indicado o uso de calmante para cachorro com medo de fogos. Entretanto, a administração de produtos do tipo deve ser prescrita pelo veterinário.
Passado o dia da festa, procure um especialista que possa te ajudar na tarefa de superar o trauma com fogos. Vale lembrar que brinquedos recheáveis e interativos, como os que você encontra na Petz, são muito úteis no processo.
Gostou de saber como ajudar um cachorro com medo de fogos? Aqui no blog da Petz é assim, você encontra várias dicas e curiosidades incríveis sobre comportamento canino. Acompanhe as nossas publicações!
Seu cão tem costume de andar de um lado para o outro, sem rumo? Ou,…
Macaco, mariposa, morcego... Afinal, quais são os animais com letra M? Seja para um jogo…
A guarda compartilhada de animais é um tema que vem ganhando relevância no Brasil. De…
Já viu o seu pet lambendo a pata ou algum membro sem parar? O que…
A doença de carrapato em cachorros é algo que preocupa muitos tutores. Além do medo…
Quem tem jardim ou um espaço com grama em casa está sujeito a enfrentar pragas…