Cachorros

Cachorro com feridas e queda de pelo: como ajudar?

Você já deve ter encontrado um cachorro com feridas e queda de pelo. Por mais que possa incomodar os tutores de vez em quando, a queda de pelos em cachorro é um processo natural. Assim como acontece com os nossos cabelos, os pelos do cachorro também passam por fases de crescimento, estagnação e queda. 

Porém, se você percebeu cachorro com feridas e queda de pelo, é importante agendar uma consulta com o médico-veterinário, pois diversos processos patológicos podem estar por trás do problema. A seguir, falamos mais sobre a queda de pelos e suas possíveis causas.

Queda de pelo em cães: quando se torna preocupante?

Conforme já dissemos, cachorro com queda de pelo é um processo natural. A esse respeito, é importante destacar que alguns fatores podem contribuir para uma queda mais acentuada, como época do ano e gestação. 

Note-se também que, em geral, cães de pelo curto tendem a soltar mais pelos que os de pelo longo, o que pode parecer que o cachorro está com queda de pelo excessiva. No entanto, isso acontece porque esse tipo de pelagem amadurece mais rapidamente.

Já os sintomas abaixo indicam que pode haver algo de errado com seu amigo de quatro patas:

  • prurido (coceira);
  • descamação;
  • rarefação pilosa;
  • áreas alopécicas (queda de pelo localizada);
  • lesões na pele.

Quais são as doenças que causam queda de pelo e feridas?

Quanto ao cachorro com queda de pelo e feridas, elas sempre devem ser investigadas, podendo indicar uma série de problemas. A seguir, listamos alguns dos mais frequentes na rotina veterinária, seguidos de seus sintomas mais característicos:

  • infecção por fungos e leveduras: levam a prurido, regiões com rarefação pilosa ou alopécia circular, hiperpigmentação e mau cheiro;
  • alergias alimentares: estão relacionadas a quadros de prurido, eritema (vermelhidão), lesões com crostas, pus e descamação, sendo que os sinais podem se manifestar de maneira localizada ou generalizada;
  • atopia canina: quando o pet apresenta sensibilidade a alérgenos presentes no meio ambiente. Pode levar a prurido intenso, eritema, lesões com crostas e pus, descamação e mau cheiro;
  • autotrauma por comportamento compulsivo: em casos de estresse ou ansiedade por separação, o pet pode passar a lamber compulsivamente a(s) pata(s) dianteira(s), o que pode levar a um quadro de cachorro com feridas no corpo;
  • presença de ectoparasitas (pulga, carrapatos e ácaros): além de prurido, também podem levar à rarefação pilosa e feridas que podem ser provocadas pela própria coceira. No caso da sarna demodécica, causada por um ácaro, há lesões com ou sem crostas, espessamento e escurecimento da pele.

Saiba o que fazer para ajudar o pet

Em caso de cachorro com feridas e queda de pelo, a melhor maneira de ajudar é levá-lo para uma consulta com um médico-veterinário. Isso porque tanto o alívio da coceira quanto o restabelecimento da pele e da pelagem vão depender do tratamento da causa de base.

Segundo explica a Dra. Mariana Uchôa Lyra, médica-veterinária especialista em dermatologia, o diagnóstico geralmente é feito por meio dos recursos de raspado, citologia, cultura, antibiograma e histopatológico. 

Ainda de acordo com a veterinária, exames complementares podem ser solicitados a fim de verificar a saúde geral do pet, como exames laboratoriais ou de imagem. “Eventualmente, dependendo do histórico, o diagnóstico também pode ser clínico”, completa. 

Tratamento

O tratamento do cachorro com feridas na pele e queda de pelo vai depender da origem do problema. Por exemplo, havendo infestação por pulgas e carrapatos, é necessário o uso de medicamentos contra ectoparasitas. 

Já em se tratando de alergia alimentar, o veterinário poderá recomendar o oferecimento de rações medicamentosas hipoalergênicas. Em todos os casos, o profissional também poderá recomendar o uso de shampoos medicamentosos. Estes devem ser usados apenas sob prescrição veterinária. 

Viu só o que cachorro com feridas e queda de pelo pode significar? Se você quer continuar tendo dicas sobre a saúde do seu amigo de quatro patas, não deixe de acompanhar a Petz aqui, no blog, e nas redes sociais. Sempre prezamos pelo bem dos bichinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

3 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago