Quando pensamos em ter um amigo de quatro patas, imaginamos que ele irá ficar ao nosso lado por muito, muito tempo! Pensando nisso, vamos falar sobre a expectativa de vida do Buldogue. Acompanhe-nos!
Apesar da cara de poucos amigos, o cachorro da raça Bulldog é amoroso, carinhoso, companheiro, fiel, dedicado, energético e adora mostrar aos seus humanos o quanto ele gosta de todos.
Geralmente, falamos Buldogue de forma geral, mas existe o Buldogue inglês e o Francês. Eles possuem características físicas um pouco diferentes, mas ambos são braquicefálicos e bastante robustos e musculosos.
O Buldogue Francês deriva do Inglês, por isso eles são tão parecidos. A carinha cheia de dobras de pele e a pelagem curta são características comuns nas duas raças. Já o tamanho não engana: o Inglês é maior e mais robusto que o Francês.
A raça Buldogue Inglês é mais antiga que a francesa. O primeiro registro do Buldogue Inglês data do século XIII, mas foi somente em 1600 que ele ficou famoso, quando foi usado em touradas, rinhas de cães e rodeios.
Com a proibição desses eventos, o Buldogue Francês quase foi extinto. No século XVIII, a raça já havia mudado bastante de personalidade e começou a ser criada por diversas famílias inglesas.
Nessa época, o Buldogue Inglês foi levado para a França para caçar ratos, por isso, os menores foram escolhidos. Com os cruzamentos entre os pequenos ingleses surgiu o Buldogue Francês como conhecemos hoje. Isso tem relação com a expectativa de vida do Buldogue Francês e Inglês.
O Buldogue Inglês é um cachorro muito apegado à família e, quando filhote, é muito brincalhão e se dá muito bem com crianças quando bem socializado. Ele pode ser um pouco destruidor, devido à grande energia que possui.
Porém, depois que ele cresce, costuma ficar mais calmo e torna-se um grande companheiro de sofá e cama. Devido à sua história com rinhas, ele pode ser territorialista em relação a outros cães, mas, por esse e outros motivos, o buldogue precisa ser adestrado e bem socializado.
O Buldogue Inglês é um pouco preguiçoso, por isso, pode ficar acima do peso ou até mesmo obeso. Sendo assim, é importante que o tutor controle o peso do peludo, pesando-o a cada 15 dias, o que ajuda a aumentar a expectativa de vida do Buldogue.
Já o Buldogue Francês requer mais atenção do tutor, pois não gosta de ficar sozinho. É ideal para quem mora em apartamento, já que não é de latir muito. Por ficar muito grudado no tutor, ele pode ser possessivo, e o adestramento também ajudará nesse caso.
A variação de cores do Buldogue Francês é maior que a de seu antecessor. Ele pode ser tigrado, com ou sem a máscara negra, dourado, creme, ruivo, preto, branco, cinza, marrom, bicolor e tricolor.
Já o Buldogue Inglês possui cor creme, dourada, marrom, branco, bicolor e tricolor. Alguns criadores estão desenvolvendo as tonalidades merle com olhos claros, chocolate e totalmente preto.
A expectativa de vida do Buldogue tem relação íntima com a forma como foi criada e sua genética. Por conta da baixa estatura e grande desenvolvimento dos músculos, os problemas musculares e esqueléticos são muito comuns.
Além disso, também é comum que os peludos Buldogues tenham tendência a desenvolver problemas de pele. Claro, a braquicefalia traz problemas respiratórios e oculares, o que pode diminuir a estimativa de vida do Buldogue Francês e Inglês.
A expectativa de vida do Buldogue Francês é de 10 a 12 anos, mas isso vai depender da forma como foi criado, como dissemos. Como é um cão com muita energia, precisa ter suas necessidades físicas e mentais satisfeitas, caso contrário, pode ficar estressado, e isso o predispõe a doenças.
O tempo de vida do Buldogue Francês é influenciado pela sua genética, por isso, é importante conhecer seus pais e irmãos e acompanhar suas vidas o máximo possível. Além disso, conversar com amigos que possuem cães da mesma raça também ajuda a saber quais problemas de saúde surgiram.
A expectativa desse peludo inglês também é de 10 a 12 anos. No entanto, é possível encontrar alguns cães da raça com 15 anos. O controle do peso, para o Buldogue Inglês, é ponto-chave para sua boa saúde.
Sendo assim, proporcionar uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para que ele mantenha seu peso. Além disso, o controle dos petiscos vai ajudar a mantê-lo no peso.
Falta pouco para você saber tudo sobre Bulldog Francês e Inglês! Agora, vamos falar sobre as doenças mais comuns que afetam esses peludos. São elas: otites, pododermatites (inflamação dos pés), assaduras de dobras da pele e alergia alimentar e/ou atópica.
Pode parecer estranho, mas a maioria das alergias nos cães se manifesta na pele, e não no sistema respiratório, como nos humanos. A luxação de patela também é comum nas raças.
Uma alteração ocular conhecida como Cherry Eye pode acometê-los. A narina estenosada e o palato mole prolongado compõem a Síndrome Braquicefálica e podem ser corrigidos com a cirurgia plástica.
Gostou de saber sobre a expectativa de vida do Buldogue? Sabia que realizar consultas rotineiras com o médico-veterinário pode ajudar a cuidar melhor do peludo? Agende já uma consulta com os veterinários das lojas da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…