A raça canina mais inteligente de todas é também uma das mais bonitas. Com o olhar penetrante, esse peludo conquistou o coração dos brasileiros. Mas como saber se o Border Collie é puro ou misturado?
Cheio de energia e muito brincalhão, o Border Collie possui características físicas e psicológicas muito marcantes, que fazem dele um pet muito desejado. Para os tutores, muitas dúvidas podem surgir sobre sua saúde, pelagem e cuidados. Continue nos acompanhando para saber de tudo isso!
Conhecer as características do Border Collie ajuda o tutor como saber se o Border Collie é puro. O porte físico, as cores, o formato das orelhas e do focinho, bem como sua personalidade e comportamento, os diferenciam dos outros cães.
No entanto, a depender do tipo de cruzamento realizado, novas características podem surgir e confundir a pessoa que está querendo ter um peludo inteligente. Nesse caso, a dica é olhar o pedigree do Border Collie e dos seus pais para verificar sua veracidade na sociedade que emitiu o certificado.
O Border Collie puro não é um cachorro muito grande, sendo considerado de porte médio. Os machos são, no geral, maiores do que as fêmeas. Quando adultos, eles costumam ter entre 53 e 55 centímetros de altura, e elas, entre 48 e 50 centímetros.
O peso pode variar conforme a altura, mas fica entre 18 e 25 kg. O tronco do Border Collie é mais comprido do que largo, o que lhe dá uma aparência muito elegante e atlética. Seus olhos são arredondados e podem ser castanhos, pretos ou azuis, sendo estes só admitidos nos cães de coloração merle.
O Border Collie possui dois tipos de pelagem: a curta e a levemente longa. Os cães de pelo curto possuem uma pelagem não tão curta quanto a de um labrador, por exemplo, mas um pouco mais comprida e bem assentada, mas que não forma juba ou franjas.
A pelagem comprida do Border Collie é composta por pelo e subpelo, sendo bastante abundante e formadora da juba e das franjas características da raça. A densidade da pelagem, bem como seu brilho e aspecto, podem variar conforme os cuidados que o cachorro recebe.
As cores da pelagem são uma das características que confundem o tutor como saber se o Border Collie é puro, dada à grande variação de tons aceitos pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI). A única cor que não é aceita na raça é o branco puro.
A coloração é uma das características de Border Collie puro. Existem oito genes envolvidos nessa característica física da raça. Conforme um gene apresenta-se dominante ao outro, uma cor predomina sobre a outra. Além disso, sempre haverá uma mancha branca na face.
Basicamente, esses genes atuam na pigmentação do animal, determinando se a feomelanina, responsável pelos pigmentos que variam do amarelo ao vermelho, ou a eumelanina, responsável pelos pigmentos que variam do marrom ao preto, irão “colorir” o peludo. As cores possíveis são:
Tem como saber se o Border Collie é puro ou misturado? A forma mais garantida de saber a procedência do cachorro é conhecer seus pais e pedir seu pedigree. Se ainda restarem dúvidas, é possível realizar um teste de paternidade para garantir quem são seus pais.
Mas lembre-se: sendo o filhote de Border Collie puro ou não só faz diferença para saber as possíveis doenças que o pet pode herdar dos pais. Para cuidar bem, dar carinho e amar o animal, não importa sua origem.
Entendeu como saber se o Border Collie é puro? Vira-lata ou de raça, todo animal merece o melhor cuidado que o tutor pode dar. Por isso, venha até uma das lojas da Petz. Aqui, você encontra produtos de qualidade para o peludo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…