Border Collie: como saber se é puro ou misturado?
Publicado em 11 de fevereiro de 2024Tempo de leitura: 5min
A raça canina mais inteligente de todas é também uma das mais bonitas. Com o olhar penetrante, esse peludo conquistou o coração dos brasileiros. Mas como saber se o Border Collie é puro ou misturado?
Cheio de energia e muito brincalhão, o Border Collie possui características físicas e psicológicas muito marcantes, que fazem dele um pet muito desejado. Para os tutores, muitas dúvidas podem surgir sobre sua saúde, pelagem e cuidados. Continue nos acompanhando para saber de tudo isso!
Características do Border Collie
Conhecer as características do Border Collie ajuda o tutor como saber se o Border Collie é puro. O porte físico, as cores, o formato das orelhas e do focinho, bem como sua personalidade e comportamento, os diferenciam dos outros cães.
No entanto, a depender do tipo de cruzamento realizado, novas características podem surgir e confundir a pessoa que está querendo ter um peludo inteligente. Nesse caso, a dica é olhar o pedigree do Border Collie e dos seus pais para verificar sua veracidade na sociedade que emitiu o certificado.
Peso, altura e cor dos olhos
O Border Collie puro não é um cachorro muito grande, sendo considerado de porte médio. Os machos são, no geral, maiores do que as fêmeas. Quando adultos, eles costumam ter entre 53 e 55 centímetros de altura, e elas, entre 48 e 50 centímetros.
O peso pode variar conforme a altura, mas fica entre 18 e 25 kg. O tronco do Border Collie é mais comprido do que largo, o que lhe dá uma aparência muito elegante e atlética. Seus olhos são arredondados e podem ser castanhos, pretos ou azuis, sendo estes só admitidos nos cães de coloração merle.
Pelagem do Border Collie
O Border Collie possui dois tipos de pelagem: a curta e a levemente longa. Os cães de pelo curto possuem uma pelagem não tão curta quanto a de um labrador, por exemplo, mas um pouco mais comprida e bem assentada, mas que não forma juba ou franjas.
A pelagem comprida do Border Collie é composta por pelo e subpelo, sendo bastante abundante e formadora da juba e das franjas características da raça. A densidade da pelagem, bem como seu brilho e aspecto, podem variar conforme os cuidados que o cachorro recebe.
Cores da pelagem do Border Collie
As cores da pelagem são uma das características que confundem o tutor como saber se o Border Collie é puro, dada à grande variação de tons aceitos pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI). A única cor que não é aceita na raça é o branco puro.
A coloração é uma das características de Border Collie puro. Existem oito genes envolvidos nessa característica física da raça. Conforme um gene apresenta-se dominante ao outro, uma cor predomina sobre a outra. Além disso, sempre haverá uma mancha branca na face.
Basicamente, esses genes atuam na pigmentação do animal, determinando se a feomelanina, responsável pelos pigmentos que variam do amarelo ao vermelho, ou a eumelanina, responsável pelos pigmentos que variam do marrom ao preto, irão “colorir” o peludo. As cores possíveis são:
- preto e branco: essa é a cor mais comumente observada no Brasil;
- preto e branco tricolor: além do preto e do branco, o pet possui mais uma cor, que geralmente são manchas marrons;
- blue merle: o merle é um cinza diluído no fundo branco. O blue possui mechas pretas e cinzas de diferentes tons sobre esse fundo;
- blue merle tricolor: nesse caso, o blue merle possui uma terceira cor, que geralmente é ruiva ou dourada;
- chocolate: nesse caso, o Border Collie é branco com manchas de cor fígado ou marrom;
- chocolate tricolor: nessa cor, o marrom-claro também aparece;
- red merle: a coloração red merle possui o merle mais mechas, pontos e manchas em diversos tons de marrom;
- red merle tricolor: o red merle tricolor possui a coloração merle, red e tons de preto e marrom espalhados pelo corpo;
- seal: aqui o cachorro tem a coloração preta e branca, no entanto o preto é acastanhado;
- seal merle: nesse caso a diluição do merle ocorre sobre o preto acastanhado, dando uma coloração conhecida como areia;
- sabre: este pet possui a cor branca e acobreada, cujas raízes são mais claras, escurecendo conforme vai indo para as pontas;
- sabre merle: essa cor deixa o pet com a cor sabre diluída;
- lilac: aqui há uma leve diluição que ocorre em cima do marrom, deixando-o desbotado;
- lilac merle: esse merle é mais claro que os outros, já que advêm do marrom desbotado;
- slate ou ardósia: esse cão é preto e branco, mas o preto é acinzentado;
- slate ou ardósia merle: essa coloração deixa o Border Collie cinza-claro com pontos e manchas preto acinzentado;
- vermelho australiano: essa coloração tem como forma mais comum o fundo branco com manchas loiras.
O Border Collie é puro ou não?
Tem como saber se o Border Collie é puro ou misturado? A forma mais garantida de saber a procedência do cachorro é conhecer seus pais e pedir seu pedigree. Se ainda restarem dúvidas, é possível realizar um teste de paternidade para garantir quem são seus pais.
Mas lembre-se: sendo o filhote de Border Collie puro ou não só faz diferença para saber as possíveis doenças que o pet pode herdar dos pais. Para cuidar bem, dar carinho e amar o animal, não importa sua origem.
Entendeu como saber se o Border Collie é puro? Vira-lata ou de raça, todo animal merece o melhor cuidado que o tutor pode dar. Por isso, venha até uma das lojas da Petz. Aqui, você encontra produtos de qualidade para o peludo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário