Você sabia que também existe areia para cachorro? A areia sanitária, para colocar na caixinha, bastante usada pelos gatos, pode ser o local marcado para o cão fazer xixi apenas naquele lugar.
Pode até parecer estranho à primeira vista, mas muitos tutores de cachorro estão adotando essa opção por ser higiênica, conter os odores e até ajudar a marcar melhor o local onde as fezes e a urina são feitas.
Porém, na hora de escolher o melhor produto, é preciso lembrar que o item precisa ser específico para a espécie. Então, nada de usar a mesma areia do gato, ok? Para saber se vale ou não a pena comprar areia para cachorro, conheça mais sobre essa opção higiênica.
Quem quer praticidade pode apostar em uma caixa de areia para cachorro em casa. Assim como os tapetes e os sanitários laváveis, essa é uma ótima opção para evitar que o pet deixe fezes e xixi por toda a casa.
A grande vantagem da areia sanitária é que ela possui alto poder de absorção e componentes que minimizam os odores do xixi de cachorro. Para reter completamente os líquidos, o produto precisa ser sílico.
É uma escolha interessante para quem mora em apartamentos e fica o dia inteiro fora. Além de tudo, é prático. Com o auxílio da pá, as fezes são retiradas diariamente, evitando trocas de tapetes e urina espalhada pela casa.
Quando falamos sobre esse tema, a dúvida mais comum é se a caixa de areia para cachorro funciona. A resposta é sim, desde que o cão seja educado para fazer as necessidades naquele local.
O melhor momento para estimular o uso da areia para cachorro é quando o pet ainda é filhote. Pode demorar algum tempo, necessitar de reforço positivo e certa insistência, mas dá certo.
Para o pet fazer as necessidades na areia sanitária para cachorro, é preciso o mesmo tipo de treinamento usado em outros métodos, como o jornal ou o tapete. Vale a pena até pingar o kit de educação sanitária onde o bichinho deve fazer xixi e borrifar onde ele não pode.
Se você for fazer a transição de um método para outro, pode ser que o pet estranhe. Isso vai acontecer justamente por conta da areia. No início, a tendência é que o animal jogue um pouco do produto para fora da caixa, na tentativa de esconder as fezes, um instinto muito mais forte do que o gato.
Nesse caso, vale a pena instalar o sanitário do cão em um local de menor movimento. Assim, se ficar algum resíduo fora da caixa, não vai sujar toda a sua casa. Varandas e sacadas são os melhores lugares, mas o pet precisa ter acesso ao cômodo livremente para ir sempre que sentir vontade.
Como dissemos no começo, é possível usar areia para cachorro como sanitário. No entanto, o produto dos caninos é diferente daquele usado para os felinos. Apesar de não prejudicar a saúde do cão, o item solta um odor muito desagradável pela casa.
Então, como o faro desse animal é extremamente apurado, o mau cheiro pode incomodar muito o pet e atrapalhar o processo de aprendizagem. Da mesma forma, as opções com cheiros, usadas pelos felinos, também não são bem aceitas pelos cães.
Além de alergias e irritações, esses produtos podem confundir o animal, já que não deixam nenhum odor característico deles — uma necessidade da espécie para reconhecimento e demarcação de território.
Não é uma missão difícil escolher uma caixa para cachorro fazer xixi. É necessário respeitar o tamanho do pet, de modo que a dimensão seja suficiente para ele fazer o ritual comum antes das fezes: rodar até encontrar o lugar perfeito. Por isso, escolha produtos que permitam isso.
Para o local ficar acessível, não escolha caixas altas demais. Isso pode atrapalhar o pet a chegar ao local, especialmente quando ele está com muita vontade de urinar. Por outro lado, as bordas também não podem ser baixas demais, para evitar sujeira ao redor.
Além da areia própria para cães, feita de sílica, é possível investir em produtos de argila ou carvão ativado, com grãos maiores, para uma melhor absorção. Lembre-se de adquirir itens com cheiros neutros sempre!
Agora que você sabe como implementar a areia para cachorro fazer necessidades à rotina, é hora de entender como higienizar o local. Depois que o pet se acostuma, o processo é bem prático e facilita demais o dia a dia, principalmente em relação à limpeza.
Com o auxílio de uma paz, o tutor deve retirar diariamente os resíduos sólidos e deixar a absorção do líquido por conta da própria areia. A troca do material deve ser feita de acordo com a sujeira do local, ou seja, depende da quantidade de fezes. A regra é sempre ter uma camada bem grossa para o líquido ser retido pela areia.
Na hora da troca, é só descartar os resíduos e a areia antiga. Para melhorar o cuidado e evitar maus odores, o ideal é lavar e secar a caixinha antes de colocar areia nova. Porém, adicionar uma colher de bicarbonato no fundo da caixa e abaixo do insumo preserva a ausência de cheiro ruim.
Você imaginava que areia para cachorro existia e poderia ser tão higiênica? Visite o site da Petz e confira todas as opções de tapetes, sanitários e areias para seu pet. Afinal, o seu amigo mais fiel merece o melhor!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…