O cão é conhecido como o melhor amigo do homem. Só quem tem um sabe como ele é muito companheiro e tem algumas formas especiais e diferentes de demonstrar o amor de cachorro.
Algumas pessoas duvidam da possibilidade de os pets amarem e demonstrarem afeto e alegria quando estão perto de nós. Porém, abaixo, você confere diferentes formas de como o cachorro demonstra carinho.
Os cães foram os primeiros animais a serem domesticados, a partir dos lobos, há cerca de 30 mil anos. Segundo estudos, a domesticação dos lobos pelo ser humano aconteceu devido à facilidade da caça conjunta de presas com o auxílio desses animais.
Com o passar do tempo, os lobos passaram a procriar e, com a mistura de espécies que eram selecionadas pelos homens, foram se tornando mais dóceis, devido à proximidade com os seres humanos. A partir dessa aproximação, surgiu a amizade e o amor do cachorro pelo dono.
Diversas civilizações tiveram cães por perto. Os romanos usavam os cachorros para cuidar de rebanhos e casas, como animais de estimação ou para lutar com elefantes, tigres e gladiadores nas arenas do circo. Diversas ilustrações dos animais foram espalhadas pelo império.
No antigo Egito, historiadores encontraram tumbas de cães pertencentes aos faraós. Os cachorros eram mumificados após a morte e recebiam homenagens póstumas. Além disso, eles eram associados ao deus Anúbis, que tinha a cabeça de chacal.
Acreditava-se que o deus Anúbis havia sido criado por uma família de cães, junto aos filhotes. Portanto, com o passar do tempo e a domesticação, a relação entre o pet e os humanos evoluiu, e agora é cada vez mais possível perceber o amor de cachorro.
Todos nós sabemos que os cães não falam, ou seja, não conseguem dizer “eu te amo”, “obrigado” ou “senti sua falta”. Porém, é possível perceber outros sinais de que seu cachorro te ama. Ele tem outras formas de demonstrar carinho! Confira, a seguir, alguns desses gestos de amor!
Se você percebe o pet olhando fixo nos seus olhos, esse é um sinal do cachorro demonstrando carinho. Ele pode ficar por vários minutos olhando profundamente o tutor, sem se movimentar.
Segundo um estudo realizado em 2015, no Japão, esse gesto dos cães acontece porque durante esse olhar é liberado o hormônio ocitocina no corpo do pet. Ele é conhecido como a substância do amor e do bem-estar, fortalecendo os vínculos afetivos.
Você já notou que o pet ficou mais quietinho e mais por perto quando você estava se sentindo triste? Geralmente, os cães têm facilidade de perceber sentimentos e ficam pertinho quando percebem que o tutor não está bem.
É isso mesmo, alguns estudos revelam que os cães conseguem perceber os sentimentos dos seres humanos. Como se isso não bastasse, eles conseguem sentir e demonstrar empatia por nós, ficando quietos ao nosso lado.
Se o pet pega as suas roupas, deita em cima ou fica se esfregando, esse é um motivo para você se alegrar. Apesar da bagunça e dos pelos nas roupas, essa é outra forma de demonstração de amor de cachorro.
Um estudo de 2015 da Behavioural Processes descobriu que o cheiro dos tutores é associado à sensação de prazer e bem-estar. Foi utilizada ressonância magnética enquanto os cães cheiravam as roupas dos amigos humanos. No exame, a região do cérebro que está relacionada às recompensas se acendia, o que não acontecia quando os animais sentiam outros cheiros.
Se você ainda se pergunta “como saber se meu cachorro me ama”, repare na cauda! A forma mais comum e conhecida de demonstração de contentamento dos cães é o balançar do rabo. Apesar de não ser exclusivo para mostrar alegria, é uma das formas de mostrar afeto e carinho.
Os pets balançam o rabo ao brincarem ou quando os tutores voltam para casa. Então, se o animal está em uma postura tranquila, sem posição de ataque, e balança o rabo para você, essa é uma das formas de demonstrar o amor de cachorro.
Já é comprovado que os cães têm um “humano favorito”: aquele por quem são mais apegados, com quem dormem junto/perto, para quem pedem por comida e podem seguir pela casa. Se o pet segue você por onde for, saiba que essa é uma forma de ele demonstrar amor e mostrar que gosta da sua companhia.
Os cães são seres sociais e, na natureza, vivem em bandos. Por isso, preferem estar na companhia de quem gostam, e não sozinhos. Alguns pesquisadores acreditam que, quando o cachorro segue o tutor pela casa, por exemplo, no banheiro, seja para protegê-lo! Essa é mais uma expressão de amor.
Agora que você se certificou de que os cães são capazes de amar os tutores e demonstrar amor de cachorro de diversas formas, acesse o blog da Petz e veja mais dicas e produtos exclusivos para o seu pet.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…