Você sabia que, assim como para nós, humanos, existem alimentos com cálcio para cachorro? Esse mineral é fundamental para a saúde deles. Entretanto, uma dúvida muito comum é como introduzi-lo na alimentação de nossos pets.
Além do cálcio, os cães precisam de outros nutrientes, vitaminas e minerais. Neste conteúdo, você vai saber a importância de oferecer alimentos com cálcio e saudáveis para seu peludo. Acompanhe!
Primeiro, sendo a principal alimentação na rotina de seu pet, uma ração de qualidade possui o cálcio na composição. Esse tipo de alimento é preparado com rigor na qualidade e cada vez mais completo para nossos pets.
Por isso, na ração com que você alimenta seu cachorro, entre outros minerais importantes, existe o cálcio. Porém, você sabia que esse mineral é muito importante para a saúde de seu cachorro?
Se você está se perguntando para que serve o cálcio para cachorro, saiba que ele é o principal mineral que atua na formação dos ossos e no fortalecimento dos peludos. Além disso, ele contribui para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular dos pets.
O cálcio para cachorro filhote é transferido por meio da amamentação, entretanto, quando passam dessa fase, cães não ingerem mais leite como nós. Aliás, não é recomendado dar leite de vaca para os pets, pois a maioria pode ter intolerância à lactose.
Vale ressaltar que o fósforo e a vitamina D também são essenciais para o mineral ser absorvido pelo organismo dos cachorros na quantidade ideal. Quando começam a se alimentar com ração, os cães recebem todos os minerais, nutrientes e vitaminas que precisam para continuar com o desenvolvimento saudável.
Somente um médico-veterinário pode indicar a ingestão de cálcio para cachorro (ou outro mineral). Por meio de exames clínicos e laboratoriais, o médico vai analisar a melhor maneira de inserir o mineral na alimentação dos pets.
Além disso, esse cálculo é individual, ou seja, o especialista vai analisar o peso, o tipo de alimentação oferecida e a rotina do pet de modo geral. Entretanto, alguns alimentos naturais possuem cálcio para cães e podem ser oferecidos como petiscos e incentivos.
No entanto, é preciso ter cuidado com isso. O excesso do mineral leva a uma série de problemas ósseos, por isso animais que consomem ração comercial não devem ser suplementados com cálcio.
Caso o veterinário julgue importante que seu pet coma, além da ração seca, outros alimentos com cálcio para cachorro, não se preocupe. A seguir, veja quais são e como oferecê-los ao seu peludo!
Um dos alimentos mais ricos em cálcio que pode ser oferecido ao seu pet com orientação veterinária é o iogurte natural. Além do cálcio, ele é rico em proteínas e fibras, que também colaboram para o funcionamento do intestino.
Esse é um dos alimentos com cálcio para cachorro que eles mais adoram, mas a maior quantidade do mineral está justamente na casca do ovo. Por isso, existe a maneira certa de oferecer esse alimento ao seu peludo.
Uma sugestão é cozinhar um ovo inteiro por cerca de doze minutos. Em seguida, espere esfriar e descasque, mas não jogue as cascas fora. Bata-as em um liquidificador com cerca de duas colheres de água, a clara e a gema. Está pronto! Ofereça ao seu cachorro, ele vai amar a pastinha de ovo!
Você também pode fazer uma pastinha de peixe para oferecer ao seu cachorro. Além de serem ricos em cálcio, os peixes também possuem ômega 3, que previne doenças cardiovasculares.
Para fazer a pastinha, é bem simples. Basta cozinhar peixes como o salmão, a truta ou o atum – todos possuem boas quantidades de cálcio. Em seguida, leve o peixe cozido a um processador com duas colheres de água e bata até virar uma pasta.
Caso queira, você também pode oferecer pedaços de peixe ao seu cachorro, mas deve tirar espirros e ossos. Inclusive, os ossos também são opções ricas em cálcio, mas requerem alguns cuidados.
Quando crus, os ossos até podem ser oferecidos com pedaços de carnes, mas desde que sejam congelados antes. Desse modo, as bactérias possivelmente presentes são mortas. Contudo, oferecidos cozidos e inteiros, eles se tornam perigosos aos cachorros.
Isso porque os ossos podem se quebrar, ficar presos na garganta ou no intestino, ou causar perfurações no estômago do pet. Uma dica sobre como dar cálcio para o cachorro dessa maneira é triturar os ossos e colocá-los com o alimento do pet. Outro cuidado é nunca colocar sal ao cozinhar as comidas.
Além dos alimentos com cálcio para cachorro que mencionamos anteriormente, existem algumas frutas, verduras e legumes liberadas. Conheça-as a seguir:
Viu só? Com a ração e uma alimentação saudável, é possível oferecer muito mais cálcio e saúde ao seu cachorro. Caso o pet receba alimentação natural, é preciso suplementar com cálcio, já que apenas a quantidade vinda do alimento não é suficiente.
Não esqueça que você deve sempre consultar um médico-veterinário e que a ração continua sendo a alimentação mais completa para os pets. Você encontra comidinhas de qualidade e cheias de nutrientes para o seu amigão, aqui na Petz! Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…