Via de regra, os cães comem tudo que lhes oferecemos. Claro que existem aqueles que são bastante seletivos, mas o normal é eles serem glutões e pidões. Por isso, é importante o tutor saber: cachorro pode comer bolacha de água e sal?
As bolachas cream cracker, ou simplesmente água e sal, fazem parte da alimentação dos brasileiros. No café da manhã, são acompanhadas de manteiga, geleias, queijos ou requeijão. Mas será que pode dar esse biscoito para cachorro?
Engana-se quem acha que a bolacha água e sal só contém esses dois ingredientes. Ela também possui farinha de trigo, gordura vegetal, açúcar, extrato de malte, bicarbonato de sódio, fosfato monocálcico e metabissulfito de sódio.
Esse petisco não possui proteínas e gorduras de origem animal, sendo, do ponto de vista nutricional, pobre para os cães. Como todo alimento industrializado, ele possui conservantes artificiais, por isso, é muito sensato perguntar se o cachorro pode comer bolacha de água e sal.
Os alimentos industrializados são aqueles que passam por diversas formas de processamento industrial, com adição de ingredientes para realçar o sabor e melhorar a sua aparência, além de conservá-los por mais tempo.
Existem, ainda, aqueles chamados de ultraprocessados, que são formulações criadas pela própria indústria de alimentos, como salgadinhos, bolachas, biscoitos, chocolates, misturas de bolos e outros.
Agora você sabe se o cachorro pode comer bolacha de água e sal. Afinal, ele estará ingerindo um alimento industrializado ultraprocessado. Estudos realizados com seres humanos indicam que esse tipo de dieta está relacionada com hipertensão, diabetes e obesidade.
Para piorar, se acharmos que o cachorro pode comer bolacha de água e sal, como nós, com requeijão ou qualquer outro ingrediente, é importante entender que ela se torna ainda mais calórica e perigosa para ele. Sendo assim, não dê esse tipo de alimento para o peludo!
Infelizmente, não existem alimentos industrializados desenvolvidos para os humanos que possam ser dados ao pet sem causar algum dano a longo prazo. Então, não pode dar bolacha para cachorro.
Todos sabem que é difícil resistir àqueles olhinhos e carinhas de “me dá um pedacinho”, mas é preciso, para o bem dele. Entendeu por que não pode dar bolacha de água e sal para cachorro?
Além disso, por que oferecer algo tão danoso se é possível ter à mão petiscos próprios para os animais? Com ingredientes seguros e valor nutritivo, eles são muito fáceis de encontrar em lojas especializadas em produtos para os cães, como a Petz.
Dessa forma, iremos contribuir para a saúde dos pets e ainda deixá-los felizes por receberem um agrado. Esses petiscos são alimentos que cachorro pode comer seguramente, e alguns são até funcionais.
Os petiscos funcionais são alimentos que, além de nutrir, possuem ingredientes especialmente voltados para alguns problemas de saúde ou para sua manutenção. São vitaminas, minerais, prebióticos, probióticos e suplementos adicionados para cada situação.
Assim, a chave para o bom uso desses petiscos está em estabelecer de qual benefício o peludo precisa mais — se é para sua pelagem, seu intestino sensível ou para suas cartilagens e articulações, por exemplo.
Se o tutor for daqueles que adora colocar a mão na massa e cozinhar para os animais de estimação, existem petiscos caseiros que são muito fáceis de fazer com poucos ingredientes. São comidas que cachorro pode comer sem problemas para sua saúde!
Exemplos desses petiscos são os chips de frutas e legumes. Basta cortar a fruta ou legume preferido do peludo em tiras bem fininhas, colocar em uma forma untada e levar ao forno até dourar. Simples assim!
Se o tutor quiser tornar esse petisco ainda mais saboroso, pode adicionar temperos naturais, como orégano, cúrcuma, manjericão e alecrim. Evite a cebola, pois ela é tóxica para os animais.
Apesar de serem desenvolvidos para que o animal possa comê-lo, por conta de alguma individualidade, ele pode passar mal ao comer algum petisco, mesmo sendo natural. Dessa forma, sempre que for dar algo novo para o cachorro comer, siga as dicas abaixo.
Dê somente um pedaço pequeno e observe ao longo de dois dias se ele vai apresentar vômitos, diarreias, ânsia de vômito ou coceira pelo corpo, que pode se manifestar com lambeduras excessivas, principalmente das patas, axilas e virilhas.
Caso isso aconteça, risque esse petisco da lista de alimentos que o peludo pode consumir. Caso nada aconteça, provavelmente esse produto será seguro para ele por um bom tempo.
Isso porque, em algum momento da vida, o cachorro pode desenvolver intolerâncias a ingredientes alimentares. Então, irá apresentar sintomas como os descritos acima. Por isso, é sempre bom ficar de olho!
Então, o cachorro pode comer bolacha de água e sal? Não mesmo! Para garantir a saúde do peludo e evitar problemas de saúde, procure uma das lojas da Petz e adquira alimentos de qualidade, desenvolvidos especialmente para os animais. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…