Não adianta, quando adotamos um animal de estimação ele se torna parte da família. A partir daí, queremos oferecer o melhor para esse peludo. Afinal, a dieta adequada é fundamental para uma vida saudável, mas será que cachorro pode comer quinoa, por exemplo?
É comum que a família tente oferecer somente a ração, que é a alimentação saudável para cães mais indicada. No entanto, com o passar do tempo, a maioria das pessoas acaba não resistindo àquele olhar pedindo tudo que estão comendo.
Por sorte, a ração, embora deva ser a principal fonte de alimentação dos cães, não é o único alimento saudável que os pets podem comer. O cachorro pode comer quinoa, que tem muitos nutrientes que podem fortalecer a saúde do animal. Continue esta leitura e confira os benefícios.
A quinoa é uma semente rica em proteínas, minerais e fibras, e possui todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo do animal. É um dos alimentos que cachorro pode comer. Inclusive, está presente na formulação de diversas rações e biscoitos para pets.
A quinoa para cães é extremamente benéfica por ser rica em proteínas, fibras e minerais, como dito anteriormente. Devido a essa composição, ela ajuda no funcionamento adequado do organismo, melhora o fluxo sanguíneo e tem poder cicatrizante de lesões.
A quinoa também fortalece os músculos e confere energia ao pet, devido à quantidade de carboidrato nela contida. Além de tudo isso, já foi comprovado em humanos que os antioxidantes da quinoa previnem doenças cardíacas, cânceres, e reduzem o risco de diabetes.
Devido a esse alto valor nutricional, pode dar quinoa para cachorro. O ideal é que seu consumo seja in natura, ou seja, de forma natural, cozida — nunca crua! — e sem tempero.
A quinoa para cachorro deve ser acrescentada à dieta como um complemento, não como fonte principal da alimentação. Esta deve ser a ração ou comida caseira elaborada pelo médico-veterinário nutrólogo.
Apesar dos benefícios, a introdução de alimentos humanos para cachorro deve ser feita de forma gradual, então, inicie com pouca quantidade e aumente se o peludo não apresentar nenhuma reação desconfortável ou ruim, como constipação ou vômito.
Nesse caso, é preciso suspender a oferta de quinoa. Cuidado com excesso de calorias para não deixar o cachorro obeso, o que pode trazer inúmeras consequências pra saúde.
O consumo cru da quinoa pode causar problemas digestivos no peludo, e temperos causam irritações e tiram as propriedades desse alimento. Além disso, o consumo contínuo de alho e cebola pode provocar anemia em cães.
Muitos dos alimentos que o ser humano consome, os peludos também podem comer. Assim, eles usufruem dos mesmos efeitos benéficos ao organismo. Se oferecido em forma de petisco e não comprometer a principal alimentação, a comida natural é muito bem-vinda no dia a dia dos animais e ótima opção para enriquecer a dieta canina.
Listamos alguns alimentos que o cachorro pode comer sem que gere intoxicação ou outros efeitos adversos, mas lembre-se que cada animal pode ter uma reação individual. Caso note alguma alteração, procure um médico-veterinário e nunca exagere na porção. O cachorro pode comer quinoa e os seguintes alimentos:
Os legumes e vegetais são excelentes para os pets, pois são pouco calóricos e não comprometem muito o peso do animal. Podem ser aliados nos casos em que o peludo precisa emagrecer. Além disso, possuem vitaminas, sais minerais, e são ricos em água, auxiliando na hidratação. Alguns exemplos são:
As frutas também são excelentes para complementar a dieta do animal, mas nem todas são permitidas. Uva, cereja e abacate, por exemplo, podem causar quadros de intoxicação e alteração nos rins. Selecionamos algumas opções seguras para o peludo:
Se tem um alimento que dá água na boca de todos os cães é a carne. Fonte de proteínas, vitaminas, minerais e gordura, ela também pode ser oferecida com moderação aos peludos.
Tanto a carne bovina quanto a de frango, pato, peru, porco e peixe devem ser devidamente cozidas, portanto, nunca serão servidas cruas. Mais uma vez, nada de tempero! A carne crua pode transmitir verminoses e outras doenças, portanto, fique atento. Confira algumas opções:
De maneira geral, todos os cães podem comer os alimentos aqui mencionados, mas se o pet tem alguma condição de saúde ou sobrepeso, é importante que o médico-veterinário seja consultado para evitar qualquer alteração.
Quando o assunto é alimentação, a atenção deve ser redobrada. O cachorro pode comer quinoa e tantos outros alimentos naturais que fazem bem à saúde dos pets se ofertados em quantidade e forma segura. Visite o site da Petz e confira outras dicas de alimentação saudável para os animais!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…