Ter um filho de quatro patas requer alguns cuidados e mimos. Como a maioria dos animais acaba comendo ração, não é difícil encontrar tutores em busca de algum tipo de alimentação natural para complementar a dieta e alegrar o dia do peludo. Mas quanto aos vegetais, será que cachorro pode comer acelga?
É muito importante que, antes de dar acelga para cachorro (ou qualquer outro alimento), o tutor converse com o médico-veterinário ou busque em fontes confiáveis se a comida em questão faz mal para a saúde do bichano. Por isso, separamos este artigo para você tirar suas dúvidas a respeito dessa verdura.
Embora não seja muito apreciada pelas pessoas, a acelga tem grandes chances de agradar o paladar do peludo. Portanto, ainda bem que cachorro pode comer acelga e usufruir de seus benefícios nutricionais!
A acelga é uma das verduras para cachorro com maior teor nutritivo. Ela é rica em vitaminas A e E, que favorecem a qualidade dos pelos, e vitamina C, que melhora o sistema imunológico. Além disso, possui boas quantidades de vitamina B9, B3, iodo, ferro, magnésio e luteína.
A acelga também é rica em cálcio e vários outros minerais que ajudam no desenvolvimento e na saúde dos ossos, além de ferro, que evita anemia. Outro benefício da acelga é que ela é baixa em calorias, então, não interfere muito no peso do animal.
A acelga tem muita fibra, que causa um efeito laxativo no sistema digestivo, o que é benéfico para animais com fezes ressecadas e problemas para evacuar. Porém, o tutor pode dar acelga para cachorro em excesso, e isso pode levar a diarreia.
O cachorro pode comer acelga, mas há algumas considerações a fazer. A primeira é que é necessário sempre conversar com o médico-veterinário antes de dar acelga para o pet, pois cada indivíduo tem suas particularidades. Talvez, alguma condição de saúde não permita que o pet possa comer esse legume.
Outra consideração é ter em mente que os vegetais de folhas verdes, como acelga, espinafre e alface, contêm ácido oxálico, que em combinação com o cálcio formam o oxalato de cálcio. Este pode se aglomerar e formar pedras nos rins ou na bexiga.
A contraindicação da acelga é para os cães com alergias alimentares, que devem comer somente o que foi indicado pelo médico-veterinário; com problemas renais, já que pode predispor a pedras nos rins, e com alterações digestivas.
Podemos afirmar que não existe uma contraindicação específica, e o cachorro pode comer acelga e se beneficiar tranquilamente de seus nutrientes. Contudo, tenha em mente que é necessário ter controle sobre a quantidade,o modo de preparo e a individualidade de cada animal.
As verduras que o cachorro pode comer devem, primeiro, ser lavadas com bastante água para remover as sujidades. Caso o peludo aceite a acelga pura, ela pode ser oferecida assim. Porém, nessas condições, deve ser dada em pouquíssima quantidade, pois pode causar mais gases.
Outra vantagem de cozinhar a acelga é que, nesse processo, o oxalato é eliminado, e diminuem as chances de o peludo desenvolver cálculos urinários. Após o cozimento, deixe escorrer um pouco e misture na ração ou com outras comidas que cachorro pode comer.
Caso aceite, o cachorro pode comer acelga pura também. Contudo, devido ao sabor, nem todos os pets aceitam. A acelga pode ser oferecida semanalmente. Para cães de pequeno porte, pode ser dada de uma a duas folhas. Para os cães grandes, a quantidade não deve ultrapassar quatro folhas.
É cada vez mais comum optar por uma alimentação mais natural para os pets, seja de forma completa ou complementar. Sendo assim, além da acelga, podem ser oferecidas outras verduras no dia a dia do pet que vão aumentar seu bem-estar, qualidade de vida e saúde. Confira quais verduras cachorro pode comer:
Os legumes também costumam fazer sucesso entre os peludos comilões. Alguns podem ser servidos crus, outros cozidos para eliminar substâncias, por isso, nunca deixe de se informar antes de oferecer ao pet. Algumas opções são:
As frutas são as que mais agradam ao paladar dos cachorros. Como a maioria é doce, os peludos acabam devorando quase todas. Porém, antes de oferecer ao pet, sempre higienize, tire as sementes e a casca, e corte em pequenos pedaços, se necessário. Confira algumas frutas que cachorro pode comer:
Existem muitos vegetais que podem ser dados aos pets de forma segura. Em contrapartida, também existem aqueles que são indigestos, tóxicos ou que prejudicam a saúde dos peludos de alguma maneira. Por isso, é preciso evitar que o cachorro coma:
Oferecer petiscos saudáveis e seguros é um ato de carinho e zelo pela vida do pet, por isso, o cachorro pode comer acelga e outros vegetais. Para conhecer ainda mais alimentos que o melhor amigo pode usufruir, acesse o blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…