Pela quantidade de gorduras, o abacate já foi considerado uma fruta prejudicial para a saúde. Entretanto, o cachorro pode tomar vitamina de abacate ou isso faz mal para o organismo dele?
Atualmente, sabe-se que, por conter principalmente gorduras monoinsaturadas, ele pode ser muito benéfico para o nosso organismo, auxiliando no controle do colesterol e até da pressão arterial, além de ser uma fruta rica em nutrientes importantes, como potássio e as vitaminas K e do complexo B.
Diante disso, muitos tutores se perguntam se a saúde do cachorro também pode se beneficiar dessas propriedades ingerindo alimentos preparados com a fruta. Continue a leitura para saber se o cachorro pode tomar vitamina de abacate e se existem benefícios para os peludos.
Um dos problemas de querer oferecer muitos alimentos para cães e gatos é que nem sempre há algo consistente na literatura médica acerca da toxicidade ou dos benefícios deles para as diferentes espécies.
No caso específico do abacate, diversos estudos comprovam que ele é potencialmente tóxico para diversas espécies de mamíferos, como ratos, camundongos, coelhos, cavalos, vacas e cabras, bem como para algumas aves.
Já quando o assunto é a toxicidade do abacate para os cães, um estudo de caso realizado em 1994 na Universidade e Hospital Veterinário de Nairóbi, no Quênia, envolvendo a morte de dois cachorros após a ingestão contínua de abacate, sustenta a recomendação de que o abacate é potencialmente tóxico e não deve ser oferecido aos cães.
Desde então, diversas pesquisas buscaram reavaliar a segurança da fruta para a espécie, considerando as suas diferentes partes, mas ainda há pouco de conclusivo. Por isso, o melhor é não correr riscos e realmente evitar dar abacate ou vitamina para cachorro.
A grande questão acerca da toxicidade do abacate para os animais gira em torno da persina. Com propriedades antifúngicas, a substância fica concentrada principalmente no tronco e nas folhas do abacateiro, bem como na semente e na casca do abacate, embora esteja presente também na polpa em menor proporção.
A persina está associada à necrose do epitélio das glândulas mamárias e do endotélio do miocárdio. Também no caso dos cachorros mortos no Nairóbi após a ingestão de abacate, foram verificados impactos severos no miocárdio, assim como problemas nos fígados e nos rins, além de edema pulmonar e outros sintomas.
Mesmo no caso da ingestão apenas da polpa do abacate, há relatos de que, embora não chegue a provocar intoxicação na maior parte dos cães, ela pode desencadear problemas como pancreatite, vômitos e diarreia em indivíduos mais sensíveis.
Não apenas no caso da vitamina de abacate, mas no de qualquer alimento “extra” oferecido ao cachorro, é preciso que o tutor se questione qual é o seu objetivo com a oferta daquela fruta ou de qualquer outro alimento e consulte um especialista para saber o que o cachorro pode tomar.
Por mais que alguns vegetais sejam ricos em determinados nutrientes, a quantidade de vitaminas e minerais presentes em uma pequena porção não é suficiente para suprir as necessidades caninas. Para tanto, seria preciso consumir uma grande quantidade do alimento, o que não é recomendado.
Além disso, saiba que as rações comerciais de qualidade já são formuladas com todos os nutrientes de que o pet necessita. Salvo em casos específicos, que devem ser avaliados por médicos veterinários, não é preciso nenhum tipo de suplementação.
Lembrando que, para aqueles que pensam em mudar para a alimentação caseira e se perguntam se o cachorro pode tomar vitamina de abacate, é imprescindível que a dieta seja inteiramente prescrita e acompanhada por um especialista.
Alguns vegetais podem, sim, ser usados como petisco com algumas vantagens em relação a produtos industrializados, já que são menos calóricos e contam com um teor menor de gorduras. Como regra, a quantidade de petisco oferecida não deve ultrapassar 10% da quantidade diária de calorias recomendadas para aquele indivíduo.
Evidentemente, antes de oferecer qualquer alimento é fundamental saber o que o cachorro pode beber ou comer. Entre as frutas permitidas para cães estão maçã, pera, melão, melancia, banana, manga e abacaxi. Antes de servi-las, remova casca e sementes.
Além de saber se o cachorro pode tomar vitamina de abacate, diversos outros alimentos comuns em nosso dia a dia são potencialmente tóxicos e perigosos para nossos amigos de quatro patas. A seguir, listamos alguns deles:
Agora que você já sabe se o cachorro pode tomar vitamina de abacate, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais dicas do que o seu animal doméstico pode ou não pode comer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…