Pelo ímpeto de querer dar algo diferente e gostoso para o amigo de quatro patas ou por perceber que ele está com sede e não há mais nada para hidratá-lo naquele momento, muita gente já se perguntou se cachorro pode tomar refrigerante.
Se você também já passou por isso, veio ao lugar certo! A seguir, você descobre quais são os riscos da bebida para o pet e como ela pode influenciar a saúde do cachorro.
A resposta simples e direta para “cachorro pode tomar refrigerante?” é não! A explicação para isso é que, em geral, esse tipo de bebida é formulado com muitas substâncias ruins para a saúde do cachorro, tais como açúcares em excesso e corantes.
Enquanto os primeiros favorecem o ganho de peso, que pode desencadear uma série de outros problemas, como a sobrecarga das articulações, os segundos estão associados a quadros de alergia. Portanto, agora que você sabe a resposta para “cachorro pode beber refrigerante?”, nada de dividir seu refri com seu amigo!
Além do excesso de açúcar e corantes, algumas bebidas saborizadas e gasosas ainda podem conter outras substâncias nocivas para o cachorro. É o caso do guaraná, por exemplo, que contém uma substância chamada teobromina, derivada da cafeína, prejudicial ao cão.
Os refrigerantes à base de cola são ricos em cafeína e jamais devem ser oferecidos ao cachorro, nem mesmo em pequena quantidade.
Para aqueles que se perguntam se cachorro pode tomar refrigerante light, devido à ausência de açúcar, saiba que a resposta também é não! Não pode dar refrigerante para cachorro, nem mesmo o light.
Isso porque, além dos corantes e de outras substâncias que podem fazer mal, alimentos com baixa caloria podem conter adoçantes, como o xilitol, tóxico para os cães.
Por fim, embora não seja nocivo para os cães, outro ponto que faz com que seja contraindicado oferecer refrigerante para cachorro é o próprio gás presente nesse tipo de bebida. Ele favorece a dilatação do estômago, o que pode gerar desconforto momentâneo.
Agora que você sabe a resposta para a pergunta “cachorro pode tomar refrigerante?”, é interessante conhecer sobre outras bebidas que não são indicadas para a espécie, como é o caso das opções alcoólicas.
Quem já passou por uma ressaca sabe que o álcool pode ter efeitos bastante negativos para nós. Já no caso dos cães, ele é realmente tóxico, haja vista que a espécie não consegue metabolizar a substância de maneira efetiva.
Assim, você jamais deve dividir vinho, cerveja, whisky ou qualquer outra bebida alcoólica com o cachorro. Isso pode levar a uma intoxicação grave, cujos sintomas principais são: náusea, convulsão, perda de consciência e, em casos mais graves, até coma.
Agora que você já sabe se cachorro pode tomar refrigerante, segue uma curiosidade: atualmente, já existem vinhos e cervejas desenvolvidos especialmente para cachorros.
As bebidas vendidas no mercado pet, como vinho ou cerveja, nada mais são que misturas de água saborizadas com carne e coloridas com ingredientes frequentemente naturais, como beterraba e cenoura.
No caso da cerveja para cachorro, algumas versões até são formuladas com levedo de cerveja e extrato de malte. Entretanto, por não passarem pelo processo de fermentação, não possuem álcool na composição.
Já os vinhos nem possuem uvas, haja vista tratar-se de uma fruta tóxica para os cães. A coloração é obtida por meio da beterraba. Uma vez que não possui substâncias perigosas para os cães, esse tipo de bebida pode ser usado como petisco.
Nesse sentido, vale lembrar que é preciso oferecê-la sempre com moderação para evitar o ganho de peso, bem como o condicionamento do paladar do pet com subsequente substituição da água ou da comida pelo petisco.
Já que a resposta para “cachorro pode tomar refrigerante” é não, será que suco natural é uma bebida liberada para os peludos? Desde que seja preparado com uma fruta segura para eles, o suco não é tão prejudicial para os cachorros.
O problema é que, dependendo da fruta escolhida e do preparo, ele pode ter açúcar em excesso, fazendo com que o pet ultrapasse a quantidade diária de calorias recomendada para ele.
Para minimizar o risco, uma boa dica é não oferecer sucos concentrados. Em vez disso, prefira bater a fruta com um pouco de água para diluí-la. Feito isso, você também pode colocar a mistura em forminhas de gelo e congelá-la, para servir como picolé nos dias quentes.
Se não quiser bater as frutas no liquidificador, outra opção é colocar alguns pedacinhos de fruta na água do cachorro para saborizá-la e estimular a ingestão hídrica.
Vale lembrar que, ao preparar o suco, é preciso seguir os mesmos cuidados ao oferecer as frutas em pedaços, isto é, lavá-las bem, removendo sementes e cascas muito grossas.
Gostou de saber se cachorro pode tomar refrigerante? Então, não deixe de conferir outras publicações aqui, do blog da Petz. Aprenda cada vez mais sobre a alimentação dos peludos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…