As abelhas produzem diversas substâncias benéficas para os seres humanos. Diversos estudos comprovam que algumas podem auxiliar no combate a alguns tipos de vírus, fungos e bactérias. Porém, será que cachorro pode tomar própolis e aproveitar todos esses benefícios?
Antes de começar a falar sobre esse poderoso componente das colmeias, vale esclarecer o seguinte: esse substantivo, segundo os dicionários da língua portuguesa, pode ser feminino ou masculino. Portanto, pode-se escrever “a” ou “o” própolis. Legal, não é?
O própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas a partir de substratos existentes em algumas partes das plantas. Ele é levado para as colmeias, onde atua como um “veda-frestas”. Assim, protege-as contra o vento e a ação de microrganismos, já que tem ação antimicrobiana, viricida e antifúngica.
Essas propriedades do própolis vêm dos flavonoides e dos ácidos fenólicos da composição. Sintetizados apenas pelos vegetais, esses diversos componentes têm diferentes efeitos biológicos, entre eles: ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e até imunoestimulante.
Enfim, cachorro pode tomar própolis? Antes mesmo de saber quais são os benefícios do própolis, é preciso entender se o composto pode ser benéfico ou tóxico aos pets.
A notícia é boa: não faz mal dar própolis para cachorro! Primeiro, não existem relatos de toxicidade do extrato dessa substância para o pet. Segundo, diversos estudos recentes apontaram, na realidade, benefícios para o amigo de patas!
Então, sim, cachorro pode tomar própolis! Entretanto, para oferecer a substância ao pet, é preciso cautela. Muitos desses estudos ainda são preliminares, e não se tem uma lista exata de enfermidades que ela pode combater nos animais.
Sabendo que cachorro pode tomar própolis, é necessário considerar algumas propriedades da substância. Elas foram verificadas em uma série de estudos para identificar os benefícios para os animais de estimação.
Vale destacar um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicado em 2017. Ele teve o objetivo de analisar o efeito da inclusão do extrato de própolis na dieta canina.
Nesse estudo de 2017, foram incluídos 0,79 mg de extrato de própolis por kg de ração para a dieta de 16 cães da raça Beagle, com média de 11 meses de idade, durante 5 meses.
Após esse período, foi feita uma nova avaliação do Escore de Condição Corporal (ECC) desses animais. Também foram feitas coletas de sangue para a realização de hemograma e perfil lipídico de cada um.
Os resultados do estudo mostraram que, na comparação com o grupo de controle, os cães que ingeriram o extrato de própolis durante 5 meses tiveram uma redução do ECC e da espessura do tecido adiposo subcutâneo.
Também foi observada a redução do colesterol total. Assim, existem indicativos de que a inclusão do extrato de própolis na dieta pode ser benéfica para cães com necessidade de redução de peso e controle dos níveis de colesterol. Portanto, como o estudo mostra, pode dar própolis para cachorro com segurança!
Segundo a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, o própolis ainda é pouco utilizado para reduzir peso e controlar níveis de colesterol na prática clínica. Em parte, isso ocorre devido ao gosto muito forte da substância.
Outros estudos buscam analisar a ação do extrato no tratamento de otites, dermatofitoses, conjuntivite, giardíase, doença periodontal, entre outras doenças. Por enquanto, você já pode dar própolis para cachorro para ajudar a diminuir a pancinha do pet.
Alguns tutores se perguntam se o pet poderia tomar própolis por outro problema de saúde do cachorro, aparentemente singelo: alívio do mau hálito. Ele acomete, principalmente, cães mais velhos que não conseguem tratar o tártaro com a cirurgia, já que a anestesia pode ser perigosa.
O acúmulo de placa bacteriana é o grande responsável pelo mau cheiro da boca do cachorro. Nesse sentido, é preciso ter em mente que, apesar da ação antimicrobiana, o extrato de própolis não consegue remover o tártaro já existente; ele só vai controlar as bactérias bucais, diminuindo o odor forte.
“Existem biscoitos com própolis que podem ser usados para melhorar o cálculo dentário, mas não se tem comprovação da ação da substância sozinha”, diz a Dra. Mariana. Sendo assim, o cachorro pode tomar própolis, mas o composto isolado não vai acabar de vez com o “bafinho”.
Se o seu cachorro está com mau hálito, o ideal é agendar uma consulta para ele no veterinário para avaliar a necessidade de um tratamento periodontal. Nesse procedimento, os cálculos dentários são retirados, e os dentes são polidos. Ele serve para diminuir a adesão de novas bactérias.
Em vez de usar o própolis para reduzir os cálculos dentários já existentes, é possível usá-lo para prevenir. Como já foi dito, a propriedade antimicrobiana ajuda a controlar as bactérias da boca, retardando o surgimento das placas. Como isso ocorre?
Um estudo publicado em 2014 pela Universidade de Oklahoma, EUA, e pela Universidad Nacional Autónoma de México, no México, demonstra que o uso de soluções orais com própolis como antisséptico bucal pode reduzir a adesão das bactérias à superfície dos dentes. Isso potencialmente reduz o tártaro.
No entanto, vale destacar que algumas medidas preventivas, como a escovação dental diária, com produtos próprios para pets, são fundamentais para manter a saúde bucal do cachorro. Inclusive, elas aumentam o intervalo entre um tratamento periodontal e outro.
Sabendo que o cachorro pode tomar própolis com segurança, que tal visitar as lojas da Petz e conhecer outros produtos que auxiliam no controle do peso e na manutenção da saúde bucal do pet? Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…