Para seres humanos, o chá de hortelã é muito conhecido e usado com fins medicinais, como uma alternativa natural a medicamentos como analgésicos e antigripais. No entanto, será que cachorro pode tomar chá de hortelã?
Esse ingrediente é usado para aliviar sintomas da gripe e de problemas digestivos, como azia e refluxo. Por ter ação vasodilatadora, ele ajuda a atenuar dores de cabeça e contribui para o relaxamento dos músculos. Agora, confira se o seu pet também pode contar com esses benefícios!
De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, não há histórico de intoxicação de cães após a ingestão do chá de hortelã.
Desse modo, se o seu amigo acabar ingerindo uma pequena quantidade da bebida feita com a planta, não é preciso se desesperar. O mais provável é que ele não apresente nenhuma reação grave, o que não quer dizer que o cachorro pode tomar chá de hortelã com regularidade.
Falar que o chá de hortelã não é tóxico nem prejudicial aos cães não significa em absoluto que ele seja benéfico para a saúde do cachorro. Na verdade, conforme explica a especialista, embora existam de fato uma série de propriedades interessantes, como alívio da ansiedade e problemas digestivos, a quantidade de chá que teria de ser oferecida para que o pet pudesse beneficiar-se delas seria muito grande.
Isso, por sua vez, seria inviável não somente porque o cachorro não aguentaria tomar tanto chá, mas também porque o excesso poderia fazer mal. Em outras palavras, se o seu amigo de quatro patas está ansioso, com sintomas de gripe ou de incômodos no trato intestinal, não adianta dar chá de hortelã para ele. Em vez disso, procure atendimento veterinário o quanto antes a fim de entender melhor o que está acontecendo.
Embora não existam relatos de intoxicação ou de benefícios do chá de hortelã para cachorros, há uma situação em que ele pode ser bastante nocivo. É exatamente quando o tutor decide usá-lo por conta própria para tratar algum problema de saúde, seja ele de ordem física ou emocional.
Lembrando que isso vale não apenas para o chá para cachorro, mas para todos os tratamentos, naturais ou não, feitos sem acompanhamento veterinário.
Um dos maiores problemas de tentar lidar com um desconforto do pet sem orientação é que, com isso, demoramos mais para levá-lo para uma avaliação com um profissional, o que atrasa o diagnóstico e pode dificultar o tratamento. Além disso, prolongamos o desconforto do cachorro sem a ajuda apropriada.
Apesar de menos frequente, outra consequência grave de recorrer a tratamentos encontrados na internet sem acompanhamento de um especialista é que, a depender da causa do problema — desconhecida pelo tutor —, essas receitas podem acabar agravando ainda mais o quadro.
Para ilustrar, separamos dois exemplos relativamente comuns. Primeiro: imagine um cãozinho que esteja sem conseguir evacuar há alguns dias. Ao fazer uma busca na internet, é possível encontrar diversas receitas caseiras com o objetivo de soltar o intestino canino.
Entretanto, se a causa do problema for uma obstrução intestinal, o uso de uma medicação ou de substâncias laxativas pode acabar rompendo o intestino do cachorro.
Segundo: digamos que um pet esteja apresentando sinais do que parece ser uma intoxicação. Com base em algumas pesquisas, o tutor pode se sentir tentado a induzir o vômito no cachorro.
Porém, a depender da substância ingerida — por exemplo, se ela for muito ácida e corrosiva —, o processo pode acabar piorando ainda mais o quadro, dada a passagem dupla da substância por órgãos como esôfago e faringe e pela boca.
Diante do que foi apresentado, a moral da história é: se você suspeita que o seu amigo esteja com algum desconforto, não tente resolver o problema por conta própria. Procure imediatamente atendimento veterinário para ele.
Cachorro pode beber chá de hortelã, por não ser tóxico, mas o uso proposital pode atrasar o diagnóstico de alguma alteração grave, piorando o prognóstico.
Neste conteúdo, usamos exemplos extremos de como isso pode acontecer. Mas, mesmo em casos de problemas emocionais, como estresse e ansiedade, é importante buscar a ajuda de um consultor comportamentalista o quanto antes.
“Os chás muitas vezes não são capazes de melhorar o quadro, e um animal com ansiedade pode se mutilar, morder a cauda ou até morder o tutor”, alerta a Dra. Mariana.
Cachorro pode tomar os demais chás? Vale lembrar que as ressalvas em relação ao chá de hortelã são válidas também para outros chás e para qualquer tratamento caseiro feito sem o acompanhamento de um veterinário.
Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode tomar chá de hortelã? Então, confira outros conteúdos sobre a alimentação dos peludinhos e as nossas dicas incríveis aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…