É muito comum que os tutores recebam olhares pidões dos pets enquanto comem ou bebem alguma coisa. Mas, como sabemos, há muitos alimentos e bebidas que não podem ser oferecidos a eles, por serem tóxicos e terem o potencial de causar problemas graves nos peludos. Uma dúvida curiosa entre os tutores é se cachorro pode tomar cerveja.
Essa dúvida ganhou ainda mais força no Brasil quando, em outubro de 2020, um casal de Curitiba publicou um vídeo nas redes sociais oferecendo uma latinha de cerveja para um filhote de cachorro.
Após denúncias feitas à Polícia Civil, eles foram indiciados por maus-tratos aos animais, e o pet foi levado para os cuidados de uma ONG de resgate aos animais. Afinal, é realmente tão grave e perigoso dar cerveja para cachorro? O cachorro pode beber outras bebidas alcoólicas?
Como todo mundo que já passou por uma ressaca sabe bem, o álcool pode ser muito prejudicial para o organismo de seres humanos. Quando consumido em excesso e por tempo prolongado, pode provocar lesões no fígado que, ao cicatrizarem, alteram o tecido do órgão, caracterizando o quadro conhecido como cirrose.
Além disso, estudos recentes revelam que mesmo em quantidades moderadas o álcool pode fazer mal, aumentando o risco de câncer. Conforme explica a Dra. Mariana Porsani, médica veterinária especialista em nutrologia animal, no caso dos cachorros o álcool é perigoso à medida que pode causar uma intoxicação severa.
Isso ocorre pois, segundo a veterinária, a metabolização do álcool pelo organismo dos cachorros não é efetiva. Assim, ao ser ingerido pelo pet, o álcool leva a uma série de sinais clínicos ligados ao mau funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Portanto, se alguém perguntar se cachorro pode tomar cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica, a resposta é não!
Uma vez que o cachorro tenha bebido alguma coisa com álcool, a substância é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal. Haja vista que não é corretamente metabolizada pelo fígado, ela cai na corrente sanguínea, de onde afeta o sistema nervoso central. Entre os sinais clínicos da intoxicação por álcool em cachorro estão:
A intoxicação por álcool também pode levar à falência respiratória, bradicardia (arritmia com desaceleração dos batimentos cardíacos), ao coma e até mesmo à morte. Por isso, ao suspeitar que o seu amigo tenha ingerido álcool, procure imediatamente atendimento veterinário.
Sabendo a resposta de “cachorro pode tomar cerveja?”, é preciso ficar de olho no peludo em confraternizações, por exemplo. Isso, porque ele pode ingerir a bebida acidentalmente e, nesse caso, é preciso agir rápido para que a saúde do cachorro não seja prejudicada.
Se você acha que o pet pode ter ingerido uma quantidade de álcool por acidente, a recomendação é levá-lo para uma clínica de pronto-atendimento veterinário imediatamente. Caso ela fique distante da sua casa, a Dra. Mariana Porsani orienta tentar induzir o pet ao vômito.
Para isso, utilize uma mistura de 10 ml de água oxigenada com 10 ml de água, a qual deve ser introduzida na boca do cachorro com a ajuda de uma seringa. Lembrando que não é recomendado induzir o vômito caso o cachorro já esteja vomitando ou apresentando outros sintomas, como letargia, problemas respiratórios ou convulsões.
De acordo com a especialista, para além da indução ao vômito, buscando retirar a substância tóxica do estômago a fim de reduzir a sua absorção, na clínica de pronto-atendimento será feito um tratamento de suporte para estômago e controle de náusea.
Ele pode incluir fluidoterapia, controle da temperatura e análise sanguínea para verificação de acidose metabólica. Em casos mais graves, o animal pode precisar ser intubado.
Quando falamos de produtos voltados para o universo dos pets, podemos afirmar que cachorro pode tomar cerveja! Se você gosta de acompanhar as novidades do mercado animal, já deve ter visto que em lojas como a Petz é possível encontrar algumas marcas de cerveja para cachorro.
Pois saiba que elas são, sim, seguras para a espécie, haja vista que, embora em alguns casos contenham levedo de cerveja e extrato de malte, elas não passam pelo processo de fermentação.
Portanto, pode dar cerveja para cachorro com tranquilidade e segurança, uma vez que esses produtos voltados para os pets não possuem álcool nem são carbonatados, o que poderia causar desconfortos gastrointestinais.
Assim, elas podem ser oferecidas sem problemas. Entretanto, é preciso moderação para não exagerar na quantidade. Como ocorre com qualquer petisco, é importante que a quantidade não ultrapasse 10% do total diário de calorias recomendadas para o pet a fim de evitar o ganho de peso.
Além disso, o excesso de petiscos pode acabar tirando o apetite do cachorro para a ração e condicionando o paladar dele, fazendo com que ele deixe de comer ração na esperança de ganhar algo mais apetitoso.
Gostou de saber se cachorro pode tomar cerveja? Então, continue acompanhando o blog da Petz para saber mais informações como essa e manter a saúde e o bem-estar do seu bichinho em dia!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…