Hidratação canina: cachorro pode tomar água de coco?
Publicado em 01 de outubro de 2024Tempo de leitura: 4min
Essa bebida é muito apreciada! Ela é uma delícia, especialmente geladinha, além de ser muito saudável para os humanos. Porém, será que os pets também podem apreciá-la? Afinal, cachorro pode tomar água de coco?
A fim de responder a essa e a outras perguntas a respeito dessa bebida natural, o blog da Petz preparou um conteúdo completo. Portanto, continue lendo e descubra se cachorro pode tomar água de coco!
Cachorro pode tomar água de coco?
Pode dar água de coco para cachorro? Sim, mas só de vez em quando. Ela faz bem ao pet, mas deve ser servida apenas de maneira esporádica. Além disso, ela não substitui a água pura para a hidratação do animal.
Não é legal oferecer água de coco ao cachorro frequentemente porque, ao contrário da água pura, ela contém calorias. Isso pode contribuir para o aumento de peso do amigão.
Em alguns casos, como no dos cães que têm problemas nos rins ou no coração, a bebida pode ser até contraindicada. Sabe por quê? Por causa do excesso de potássio. Esse componente altera a função desses órgãos, prejudicando ainda mais a saúde do pet. Então, cachorro pode tomar água de coco, mas com moderação.
Cuidados ao oferecer água de coco
Enfim, pode dar água de coco para cachorro. Porém, evite oferecer a bebida ou qualquer outro alimento sem a autorização do médico-veterinário. Caso não consiga resistir aos olhinhos pidões do seu amigo, pode oferecer um pouco para ele se deliciar. Ela precisa estar fresca e ser servida em um recipiente limpo, ok?
Como essa é uma bebida muito perecível, se não for ingerida imediatamente, deverá ser descartada. Se a sua dúvida é se cachorro pode tomar água de coco de caixinha, a resposta é: não. Ela tem muitos conservantes e aditivos que fazem mal ao pet!.
Picolé de frutas com água de coco
Outra maneira possível e muito diferente de oferecer água de coco aos cachorros é em picolés de fruta caseiros. Nesse caso, o cachorro vai lambendo enquanto tudo derrete. Isso é ótimo para os dias quentes ou após atividades físicas intensas.
Para preparar, bata, no liquidificador, uma fruta permitida para cães, como a melancia, com uma pequena quantidade de água de coco. Em seguida, coloque a mistura em forminhas de picolé (não precisa do palito) e leve ao congelador por cerca de 2 horas.
Quando a mistura estiver congelada, já pode ser servida ao pet. O ideal é dar uma pequena quantidade para ver se o amigo de patinhas não vai ter nenhum desarranjo intestinal. Em caso negativo, pode liberar a guloseima!
Água de coco faz bem para cachorro com diarreia?
Pode dar água de coco para cachorro com diarreia? Não ofereça nenhum alimento para o tratamento de problemas de saúde sem a devida prescrição de um veterinário. O profissional faz recomendações somente após a avaliação do quadro específico do pet.
A diarreia é um sintoma comum a uma série de doenças, que vão desde uma leve indigestão até problemas graves, como a cinomose canina. Se o quadro for persistente, leve o pet para uma consulta a fim de identificar a causa do problema. Isso é fundamental para buscar um tratamento adequado quanto antes.
Outro motivo para não oferecer água de coco ao cachorro como tratamento da diarreia é que o potássio presente na bebida pode justamente desencadear gastroenterite em alguns pets, piorando o problema no intestino.
Portanto, em vez de hidratar o cãozinho, a água de coco pode acelerar a desidratação. Na dúvida, consulte sempre um veterinário para garantir o melhor atendimento ao pet!
Pode dar a fruta in natura para os cães?
Será que cachorro pode comer coco verde? Primeiro, é preciso entender como você deseja dar a fruta para o cão. Se pensou oferecer com casca e tudo, isso não é uma boa ideia.
A casca do coco os seus fiapos são muito duros, podendo causar a perfuração do esôfago, do estômago ou dos intestinos. Além disso, um pedaço pode entrar na gengiva, no céu da boca ou na bochecha e machucar o cachorro.
O ideal mesmo é oferecer somente o coco presente no interior da fruta, sem a casca. Essa guloseima está liberada e faz bem para o animal, assim como para os humanos (além de ser uma delícia!).
Porém, como sempre, há ressalvas: como todos sabem, o coco tem uma grande quantidade de gordura — usada para produzir o óleo de coco. Por isso, dê pouca quantidade da parte interior da fruta ao amigo de patinhas para evitar que ele ganhe peso!
Depois de conferir se cachorro pode tomar água de coco, que tal visitar as lojas da Petz? Além de ser um passeio incrível e divertido para o pet, você encontra tudo de que precisa para mimar, alimentar, divertir, entreter e passear com seu amigo de patinhas. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário