A tâmara é uma das frutas mais doces da natureza. O alimento é um excelente adoçante natural, possui uma variedade de vitaminas e é uma ótima fonte de energia, sem contar que oferece diversos benefícios para a saúde. Mas será que faz bem também para os pets? Afinal, cachorro pode comer tâmara?
As frutas podem fazer parte da alimentação dos cães. Inclusive, na natureza, eles as consomem quando estão disponíveis — como as amoras que encontram em arbustos. No entanto, não são todas as frutas que eles podem comer. Vamos descobrir se cachorro pode comer tâmara e outras frutas?
Sim, cachorro pode comer tâmara. No entanto, ela contém grande quantidade de frutose, o açúcar das frutas. Por isso, deve ser dada apenas como um mimo de vez em quando.
A tâmara é mais fácil de ser encontrada em sua versão desidratada do que em sua versão seca. Quando desidratada, ela fica menor e pode dar a impressão de que o tutor está fornecendo uma quantidade menor de açúcar, mas isso não é verdade. A desidratação só retira a água da fruta, não a frutose.
Já que tâmara para cachorro é uma boa ideia, como oferecê-la ao peludo? Antes de tudo, ela deve ser servida sem caroço. Além disso, verifique no rótulo a composição do alimento, que não deve conter açúcar adicionado nem conservantes.
Lembre-se de que a alta concentração de açúcar e o alto teor calórico da fruta podem dificultar a digestão do pet. Também podem contribuir para problemas a longo prazo, como aumento de peso e desenvolvimento ou piora da diabetes. Por isso, cuidado na oferta!
Já que o cachorro pode comer tâmara, vamos aos seus benefícios. A tâmara possui vitaminas e minerais, além de antioxidantes, como betacaroteno e luteína. Ela possui propriedades antimicrobianas e antitumorais.
A tâmara também é uma excelente fonte de fibra. Para se ter uma ideia, 100 g da fruta têm 8 g de fibra, o que corresponde a 35% das necessidades diárias de um ser humano. Essas mesmas 100 g possuem 282 calorias.
A tâmara é uma excelente fonte de minerais, como potássio e magnésio, que auxiliam no desenvolvimento da musculatura. Ela também é um antioxidante natural, pois contém zinco e vitaminas do complexo B. Agora, pensando em outras frutas, o que cachorro pode comer?
As frutas para cachorro que podem ser oferecidas são maçã, pera, mamão, melão, melancia, pêssego, amora, banana, morango, ameixa, mirtilo, goiaba, damasco, pitaya, entre outras. Lembre-se de tirar as sementes da maçã e da pera, além de seus caroços.
O cachorro pode comer frutas, mas não todas. Uva, cereja, abacate, carambola, abacaxi, açaí e as nozes, como castanha de caju, macadâmia, nozes e castanhas, são proibidas.
O suco de frutas não deve ser oferecido para os cães. As frutas devem ser consumidas com sua porção fibrosa (como um todo), pois isso diminui a liberação muito rápida da frutose no sangue.
Os cães e gatos que tomam suco de frutas, mesmo que seja suco da fruta fresca, feito em casa e sem adição de açúcar, possuem maior chance de desenvolver diabetes e/ou acúmulo de gordura no sangue (esteatose hepática).
As frutas são ingredientes que agregam fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes à alimentação do peludo. No entanto, como já dissemos, possuem muito açúcar. Por isso, existe uma quantidade certa para ofertar.
Como cálculo básico, a quantidade diária de petiscos que o cachorro pode comer é por volta de 20% das calorias totais de suas refeições. O ideal é que as frutas não sejam mais que 5% de “extras” ou petiscos dos 20% que ele pode comer.
A dieta do seu amigão de quatro patas pode ser composta por frutas, como a tâmara e outros alimentos naturais. A única recomendação é que é importante não transformar esses alimentos em sua refeição principal.
Um dos alimentos para cachorro que é completo e balanceado é a ração. Ela é pensada e elaborada por especialistas, e segue sendo a opção mais certeira para a dieta do seu cachorro. O alimento possui todas as vitaminas e nutrientes que seu amigão precisa no dia a dia.
Definir quanto o peludo pode comer por dia não é nada difícil. As embalagens das rações possuem essa informação na parte de trás, em uma tabela que indica a quantidade diária recomendada.
Essa tabela leva em consideração o peso do cachorro. Em uma das colunas, o tutor encontra uma faixa de peso. Na outra, ele vê a quantidade de ração que cada faixa precisa. Cada ração possui uma quantidade ideal, então, toda vez que trocar de alimento, é preciso olhar a quantia nessa tabela.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a fruta e sabe que cachorro pode comer tâmara como um agrado, que tal dar uma passada nas lojas da Petz para conferir outras opções de petiscos saudáveis para o seu cachorro? Venha nos visitar!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…