Quem gosta de cozinhar sabe a diferença que as ervas frescas fazem no resultado das receitas. Assim, ao preparar algum alimento para o cão, é natural perguntar se cachorro pode comer salsinha e outros temperos.
Mesmo aqueles que não são tão sensíveis aos diferentes sabores costumam gostar do uso desse tipo de vegetal no preparo da comida, nem que seja para dar uma cor a mais no molho de tomate com os diferentes tipos de salsinha!
Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo com as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura para entender se cachorro pode comer salsinha e se o alimento tem benefícios para a saúde do pet.
Conforme explica a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, não há informações na literatura veterinária sobre benefícios ou toxicidade para cães vinculados ao alimento. Portanto, não existe uma resposta exata se pode dar salsinha para cachorro.
Em relação aos benefícios, é verdade que a salsinha para cachorro possui nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas A e do complexo B, assim como os minerais, entre eles, cálcio, potássio, fósforo e magnésio. No entanto, para ela realmente agregar benefícios nutricionais, seria necessário ingerir uma quantidade muito alta do alimento, o que não é viável.
Além disso, as rações para cachorro com selo de qualidade, vendidas em lojas como a Petz, já são formuladas para atender às necessidades nutricionais do pet. Ou seja, não é necessário nenhum tipo de suplementação.
Já no que toca aos malefícios, o fato de que um alimento não é considerado tóxico para cães, como salsa e salsinha, não implica que ele deva fazer parte da dieta. Até porque, tratando da alimentação caseira, é imprescindível que a dieta seja prescrita por um veterinário.
A comida que devemos servir ao pet na alimentação caseira apresenta diversas diferenças em relação à nossa. Em primeiro lugar, se isso é opcional no nosso caso, para eles, é fundamental que a dieta seja montada por um especialista, após uma avaliação do paciente.
Assim, será possível saber se o cachorro pode comer salsinha. Por isso, a alimentação deve ser bem mais regrada no preparo das receitas e na quantidade de cada ingrediente, que devem sempre ser pesados. A falta desses cuidados pode levar a desequilíbrios importantes, como deficiências nutricionais e obesidade.
O preparo de alimentos é outro ponto em que a nossa alimentação difere muito da dieta caseira canina. Ao preparar qualquer receita, é muito comum começar com um refogado de alho e cebola. Porém, esses dois alimentos são tóxicos para cachorros e não devem ser oferecidos em hipótese nenhuma, nem mesmo em pequena quantidade.
Para preparar alimentos em casa para cachorro, como a salsinha desidratada, é recomendado cozinhá-los apenas em água ou vapor. Ingredientes que ajudam a realçar o sabor dos alimentos, como sal e azeite, podem ser usados com moderação, ao fim do preparo.
As ervas frescas, como o orégano, são permitidas para cachorros e podem ser usadas para melhorar a aceitação da comida, em alguns casos. Os cães têm um paladar muito diferente do nosso, além de um faro bastante aguçado. Assim, devido ao odor mais forte dessas ervas, não são todos os cães que as aceitam bem.
Na alimentação caseira prescrita por um médico-veterinário especialista, vegetais, como frutas e verduras, cumprem um papel importante, fornecendo principalmente fibras, vitaminas e minerais. Em uma dieta canina à base de ração, os vegetais também podem ser oferecidos sem problemas.
A vantagem de usar vegetais como petiscos é que, em geral, eles são menos calóricos e gordurosos que as opções industrializadas. É preciso fazer isso com moderação para que a quantidade oferecida não passe de 10% da porção diária de calorias recomendada para cada indivíduo.
Além de entender se o cachorro pode comer salsinha, que tal conhecer opções de vegetais recomendados para os cães? Conheça algumas delas a seguir:
Agora que você já sabe se o cachorro pode comer salsinha, é hora de compor uma dieta canina rica em nutrientes. Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações sobre como cuidar da alimentação e da saúde do seu amigo de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…