Cachorro pode comer quiabo cozido? Esse alimento é muito consumido em pratos típicos de algumas regiões brasileiras, como a Bahia e Minas Gerais. Se você gosta desse vegetal e está pensando em oferecê-lo ao pet, está no lugar certo!
Prepare-se para descobrir se pode dar quiabo para cachorro e se esse vegetal bastante fibroso tem benefícios para o pet, seja como um petisco gourmet, seja como um cozido para adicionar à alimentação natural.
Afinal, cachorro pode comer quiabo cozido? A resposta é um sonoro “sim”! O peludo pode consumir esse alimento tranquilamente. Esse alimento é muito nutritivo e traz muitos benefícios. Pode dividir esse vegetal com seu amigo de quatro patas!
O quiabo é um excelente aliado na perda de peso, pois é uma excelente fonte de fibras. Elas ajudam na digestão, evitam a constipação e promovem a saciedade, o que faz com que o peludo coma menos e, assim, perca peso de forma saudável.
Além disso, o quiabo é rico em muitas vitaminas, principalmente A e C, e minerais, como o cálcio e o potássio. Esses nutrientes melhoram a visão e fortalecem músculos e ossos, o que é excelente para aqueles peludos agitados e que “pegam fogo” correndo pela casa!
Em suma, pode dar quiabo para cachorro — ele vai se beneficiar muito disso. No entanto, se seu peludo possui algum tipo de restrição alimentar, procure um veterinário para avaliar se ele pode ou não comer esse vegetal.
Agora que você já sabe que o cachorro pode comer quiabo, venha aprender a escolher e preparar esse vegetal fibroso para que o peludo aproveite todos os benefícios!
Primeiro, escolha quiabos frescos. Evite aqueles com manchas escuras ou murchos. Para testar, pegue um e tente dobrá-lo ao meio: se ele dobrar facilmente, é porque está velho; se ele quebrar, está bom para consumo.
Lave bem os quiabos, retirando toda a sujidade visível. Retire as pontas com uma faca e corte-os em pedaços menores. Em seguida, ferva uma quantidade de água suficiente para cozinhá-los.
Assim que a água ferver, acrescente os quiabos e cozinhe até que consiga espetá-los com garfo com facilidade — só não deixe passar muito a ponto de os pedaços desmancharem. O ideal é que ainda estejam um pouco crocantes para o peludo.
Se você está se perguntando se cachorro pode comer quiabo cru, a resposta é: sim. Também é necessário cortar as pontas e, além disso, você precisa lavá-lo muito bem, pois será ingerido sem qualquer preparo e pode ter mais bactérias. Nesse sentido, o cozimento é mais seguro.
Agora, você também já sabe que o cachorro pode comer quiabo cozido ou cru! Porém, lembre-se: qualquer novo ingrediente deve ser inserido na dieta de forma gradual para que o estômago e os intestinos do peludo se acostumem.
Será que cachorro filhote pode comer quiabo? Qual é a melhor opção para ele? Sim, o filhotinho também se beneficia do quiabo. Pode oferecer o vegetal para ele sem medo, tanto cozido quanto cru!
Além disso, se ele provar o vegetal, enquanto filhote, tem mais chance de gostar! Animais novinhos são mais propensos a aceitar coisas novas — alimentos, rotina de banho ou de manejo — com facilidade. Então, fica a dica: o cachorro pode comer quiabo cozido ou cru em qualquer idade, por isso, pode aproveitar para oferecer para seu filhotinho!
Nas redes sociais, é comum ver pessoas que “curaram” cães que tiveram cinomose dando suco de quiabo para eles. Porém, será mesmo que esse vegetal cura essa doença?
Infelizmente, não existe estudo científico que comprove a eficácia do quiabo no combate à cinomose. Essa é uma das doenças infecciosas mais graves que podem acometer o peludo. Por isso, não confie em milagres!
A única forma verdadeiramente comprovada de evitar a cinomose é vacinando o peludo. Quando filhote, ele deve receber de três a quatro doses da vacina polivalente e, já adulto, precisa ter a aplicação do reforço, anualmente, por toda a vida. Não o deixe desprotegido da doença!
Então, gostou de saber que o cachorro pode comer quiabo cozido? E você sabia que, nas lojas da Petz, também existe atendimento veterinário? Não deixe as vacinas do peludo vencerem, venha vaciná-lo conosco!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…